-
Gabarito: letra E
I- O direito à saúde pode ser exercido por qualquer cidadão, em hospitais públicos, sem necessidade de contribuição específica. [ok]
II- Eventual direito atinente à Previdência Social pública urbana somente poderá ocorrer quando existir vinculo legal, o que é o caso de Tício. [ok]
III- Ambos os direitos à saúde e à prestação previdenciária pública dependem de contribuição específica do trabalhador. [FALSO: somente a previdência é contributiva, a saúde é direito de todos independentemente de contribuição prévia]
IV- Tido somente seria atendido em hospital público em caso de emergência. [FALSO: não existe essa restrição]
V- O direito do trabalhador urbano às prestações previdenciárias públicas independem de contribuição. [FALSO: dependem sim, já que a previdência social tem caráter contributivo]
-
"...procura atendimento em hospital público, e é prontamente atendido."
Só em questão de concurso mesmo! KKKKKKKKK
-
questão relativamente fácil....porém mto mal formulada
-
O nosso país no papel é lindo: prontamente atendido..... Sonha inocente. kkk
-
ALTERNATIVA E.
A SAUDE E ASSISTENCIA INDEPENDEM DE CONTRIBUIÇÃO.
-
questão muito mal formulada...
"Eventual direito atinente à Previdência Social pública urbana"
Eu pergunto se a Previdencial Social pública é divida em urbana e rural...
ai vai um conselho... assinale a menos errada...
-
Tício, Tfcio ou Tido terá direito à saúde independente de seus nomes, apelidos ou condição financeira! Já a previdência - Urbana e rural diga-se de passagem - é contributiva.
-
Na verdade essa questão me deixou um tanto quanto confuso com a última assertiva tida como falsa, pois, apesar de a Previdencia ter caráter contributivo, o trabalhador, no caso Tício, teria direito ao recebimento das prestações previdenciárias mesmo que não existissem as respectivas contribuições pois elas são presumidas, no caso aqui exposto, não é de sua responsabilidade recolhe-las ficando a cargo do empregador.
-
I - CORRETA - SAÚDE, DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO
II - CORRETA - A VINCULAÇÃO É QUANTO À PREVIDÊNCIA E NÃO VINCULO DE EMPREGO... LOGO É NECESSÁRIO O VÍNCULO COMO SEGURADO OU COMO DEPENDENTE PARA FAZER JUS ÀS PRESTAÇÕES DA PREVIDÊNCIA.
III - ERRADA - SAÚDE INDEPENDE DE CONTRIBUIÇÃO.
IV - ERRADA - A PREVIDÊNCIA POSSUÍ CARÁTER CONTRIBUTIVO.
GABARITO ''E''
-
A questão deveria ser cancelada. A única opção correta é a II. Na opção I ele diz,"qualquer cidadão" e a saúde não é direito somente do cidadão e sim de qualquer pessoa.
-
Acho que a menos errada realmente é a "E"...
A II, está errada, pois a pessoa pode ser contribuinte facultativo, não tendo vinculo legal...
-
Talves por ser iniciante, mas a questão deu um nó na minha cabeça, acertei por sorte em criterio de eliminação.
-
Realmente, como disseram os colegas temos que assinalar a menos errada nas provas de concursos públicos.
Mas a má redação é gritante. O item I não deveria falar em "cidadão", porque cidadão é só aquele que possui direitos políticos, ou seja, nem todo brasileiro é cidadão. E a saúde é irrestrita, não só a qualquer cidadão, mas a qualquer brasileiro.
-
Mesmo a questão, falando cidadão no lugar de brasileiro, não deixa de estar correta, pois qualquer cidadão tem direito à saúde.
-
Saúde direito de TODOS (Independe de contribuições) e é dever do estado (prestação positiva).
-
questão mal formulada, II - Eventual direito atinente à Previdência Social pública ''urbana'' somente poderá ocorrer quando existir vínculo legal. e rural não?
-
QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
A (II) é incorreta porque não se fala em direito atinente à Previdência Social pública "urbana" uma vez que não há distinção de benefícios e serviços entre populações urbanas e rurais.
Outro fator que afirma que a (II) está incorreta é o comando da questão. Veja bem, se o comando diz "Analise, abaixo, as afirmativas sobre direito à SAÚDE. A única correta que fala sobre saúde é a alternativa ( I ) porque a ( II ) esta falando de previdência e o restante das alternativas estão incorretas.
Espero ter ajudado!
-
Eu entendi que quando a questão fala em "Previdência Social pública urbana", quis se referir a quem vive/trabalha na área urbana. Por isso mesmo que se exige o vínculo, pois se falasse apenas em previdência social, englobaria o rural que não necessita de vínculo (rural em economia familiar por exemplo).
-
Questão bem fácil!!!!
GABARITO ''E''
BONS ESTUDOS!!!!
-
Como diria Luiz Inácio Lula da Silva:o SUS beira a perfeição.kkkkkkkkkkkk
-
Tem que cer cidadão pra ter atendimento de saúde?
rsrrs
-
Tenho o mesmo entendimento do Tiago Ferraz.
-
horrivellllllllll, banquinha horrorosaaa.
-
A melhor foi... "Só receberá atendimento em caso emergencial?" Eu: Pensa na teoria, na teoria... Ehehehe
-
Eu discordo do gabarito, apesar de ter acertado...correta mesmo só o item I
O item II está errado: Eventual direito atinente à Previdência Social pública urbana somente poderá ocorrer quando existir vínculo legal, o que é o caso de Tício
Há benefícios que independem ter vínculo com a Previdência social. Exemplo, uma mulher que trabalhou como empregada por 15 anos de 1990 a 2005 e não mais exerceu atividade. Em 2018, ela completa 60 anos de idade. Agora em 2018 ela poderá pleitear sua aposentadoria por idade mesmo sem vínculo com a previdência, porque o tempo de contribuição dela não caduca.
-
Na verdade somente a I está correta
II - Eventual direito atinente à Previdência Social pública urbana somente poderá ocorrer quando existir vínculo legal, o que é o caso de Tício.
Não, o segurado que adquiriu o direito a aposentadoria, ainda que tenha perdido a qualidade de segurado (não tendo assim mais vínculo legal) terá direito ao benefício, sem contar os dependentes né....
-
Item III: o direito à saúde não depende de contribuição específica do trabalhador.
Item IV: Tício seria atendido em hospital público em qualquer caso.
Item V: O direito do trabalhador urbano às prestações previdenciárias públicas depende de contribuição.
-
Questão rápida... Só precisava saber que a III estava errada... Mas... Não tem mas... Parte para outra
-
Questão confusa, mas fé em Deus que a gente chega lá!