SóProvas


ID
1065850
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não tenho dúvida ...... os ambientalistas estejam ...... procura de soluções sustentáveis ...... agricultura e ...... pecuária, mas é preciso reconhecer ...... não é fácil encontrá-las. Parece que não há muito a fazer, as armas ...... os ambientalistas combatem os desmandos não têm surtido os efeitos desejados.

As lacunas são preenchidas respectiva e corretamente por:

Alternativas
Comentários
  • Não tenho dúvida de que os ambientalistas estejam à procura de soluções sustentáveis para a agricultura e a pecuária, mas é preciso reconhecer que não é fácil encontrá-las. Parece que não há muito a fazer, as armas com que os ambientalistas combatem os desmandos não têm surtido os efeitos desejados.



    No caso da questão acima o questionamento correto seria "Dúvida DE QUÊ?". Portanto, a resposta é "Não tenho dúvida de que..." mas outros tipos de preposições também podem ser utilizadas quando se usa a palavra dúvida: SOBRE, ACERCA DE, DE ou EM. No entanto, as únicas possibilidades colocadas na questão são DE ou EM e a segunda hipótese não é cabível.


    "À PROCURA DE": haverá crase por ser uma locução prepositiva, assim como em: à espera de, à esquerda de, à moda de...


    O verbo reconhecer (reconhece o quê?) não pede preposição, por isso será usado somente QUE.


    O verbo combater pede preposição (os ambientalistas combatem com o quê?) portanto, será usado COM QUE. 

  • Não tenho dúvida de que os ambientalistas estejam à procura de soluções sustentáveis para a agricultura e [ao Meio Ambiente] a pecuária, mas é preciso reconhecer que não é fácil encontrá-las. Parece que não há muito a fazer, as armas com que os ambientalistas combatem os desmandos não têm surtido os efeitos desejados.

    Regra prática para o emprego da crase – Emprega-se a crase sempre que, substituindo-se o vocábulo feminino por um masculino, aparece a combinação "ao" antes do masculino. Ex. "Eu vou a cidade". Uma vez que se diz: "Eu vou ao teatro" – na oração "Eu vou a cidade" deve ser craseado o a.

    Sustentáveis ao agricultor, sustentáveis ao meio ambiente.

    Pela razão exposta, discordo da alternativa A, onde o "a" que antecede "pecuária" deveria ser craseado.


  • Spartacus ST, no caso do trecho "A PECUÁRIA" não há crase porque não ocorre a necessidade de artigo+preposição nesse espaço. Observe que na questão já existe a colocação de uma preposição: PARA A AGRICULTURA. Portanto, em seguida, exige-se apenas a colocação do artigo A. É como se estivesse escrito: PARA A AGRICULTURA E PARA A PECUÁRIA (aqui, a preposição está sendo útil para os dois substantivos).


    Para que ocorresse crase nessa situação o trecho deveria estar escrito assim: À AGRICULTURA e À PECUÁRIA. Pois, nesse contexto, sem uma preposição já apresentada anteriormente, a substituição do substantivo feminino pelo masculino (como você bem apresentou), denunciaria a necessidade de crase. 

  • Achei bastante pertinente o seu questionamento, Spartacus ST, haja vista que também raciocinei da mesma forma. Entretanto, a Larissa esclareceu, com propriedade, o ponto em questão. De fato, a preposição "para" serve aos dois substantivos, de modo que não há o porquê de colocar-se o "a" com acento grave antes de pecuária. 

  • Sem dúvida que o trecho "para a agricultura e a pecuária" não está adequado! Há evidente erro de paralelismo sintático!

  • Errei a questão pelo mesmo motivo exposto por Bruno Dourado. Achei que faltou o paralelismo na ausência da preposição para. Mas, ainda assim a "a" é a que apresenta o erro menos crasso da questão.

  • Lembra-se do filme: À procura da felicidade ?



  • Gabarito - a) de que - à - para a - a - que - com que

  • Pessoal, questões desse tipo a regência do nome e do verbo são a peça chave na resolução.