SóProvas


ID
1068778
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O círculo da qualidade é um grupo de voluntários que se reúnem regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência de produtos. Para MAXIMIANO (2004), o funcionamento baseia-se na metodologia criada pelo Dr. Kaoru Ishikawa, sendo apoiada pelo princípio de Pareto e pela espinha de peixe (ou diagrama de Ishikawa). Para o autor, a metodologia consiste em:

I. Identificar os problemas na qualidade que causam prejuízos.
II. Identificar os problemas prioritários.
III. Propor soluções e formas de implementá-las.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E)

    13.4. Diagrama de Causa e Efeito ou de Ishikawa
    O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
    No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
    Vamos imaginar um caso concreto? Caiu um avião em um aeroporto e você foi escolhido para investigar o acidente. Com o diagrama de Ishikawa, como vemos a seguir, teríamos de definir qual foi o efeito. O efeito nesse caso foi: o avião teve um acidente.
    Após definirmos o que estudaremos (o efeito e suas potenciais causas), temos de “mapear” os principais fatores que podem ter levado a essa situação. No caso, escolhi os fatores: a infraestrutura, os equipamentos, o pessoal e o controle de voo.
    Cada fator pode conter diversos aspectos diferentes, que serão anexados abaixo dos fatores principais (ex.: Pista defeituosa está “inserida” dentro do fator infraestrutura). Dessa forma, cada fator principal pode ter diversos fatores “secundários”.
    No caso que descrevi, dentro de um fator (o pessoal, por exemplo) podem existir diversas deficiências. No caso do fator pessoal poderiam ser: a falta de motivação, o treinamento inadequado, um perfil inadequado das pessoas, a falta de pessoal, o cansaço etc.

  • e)I, II e III.