SóProvas


ID
1072783
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que as ideias estão expressas de modo claro e em conformidade com a norma-padrão escrita é:

Alternativas
Comentários
  • a) Consideradas pela oposição contagens fraudulentas, elas foram logo anuladas, e nova apuração foi marcada para o dia imediatamente posterior às denúncias. (correta)


    b) Resolveu dedicar-se ao magistério porque concebia que já a atividade docente por si só exerce uma função de liderança nata.(errada)


    Para mim, essa frase está meio estranha. Acho que ficaria melhor assim: "Resolveu dedicar-se ao magistério porque concebia que a atividade docente por si só já exercia uma função de liderança nata." (alguém concorda ou discorda?)


    c) Afirmou, diante as câmeras de várias televisões do país, que as ações do governo mais condenam a marginalização do que acolhem os jovens carentes. (errada)


    Penso que o correto seria assim: "Afirmou, diante das câmeras de várias televisões do país, que as ações do governo mais condenam a marginalização do que acolhem os jovens carentes."


    d) Não só a valorização mas igualmente o respeito a seu trabalho lhe moviam na luta por melhores condições, motivo que justificou o prêmio tão cobiçado e ganho com orgulho. (errada)


    "Não só a valorização mas igualmente o respeito a seu trabalho moviam-no na luta por melhores condições, motivo que justificou o prêmio tão cobiçado e ganho com orgulho." (moviam quem? VTD / O = OD - verbos terminados em M (assim como terminados em ÃO e ÕE) + pronome oblíquo O = NO).


    e) A fim de que toda uma geração de jovens não veem a desistir de sonhar mundos melhores, é necessário aos mais velhos abdicar os excessos e rejeitar o consumismo. (errada)


    "A fim de que toda uma geração de jovens não venha a desistir de sonhar mundos melhores, é necessário aos mais velhos abdicar os excessos e rejeitar o consumismo." (veem = verbo ver - de enxergar; vem/vêm = verbo vir) 

  • Achei muito estranha a A. :/

  • Além do excelente comentário da Larissa, o vídeo do professor também está legal. Deem uma olhada.

  • Gabarito: LETRA A

    Acredito que a "b" poderia estar correta caso fosse escrita da seguinte forma: 

    Resolveu dedicar-se ao magistério porque concebia que a atividade docente, por si só (locução adverbial = adj. adv. antecipado, devendo estar entre vírgulas), já exerce (ou seja, no ponto de vista do sujeito oculto, a atividade docente exerce/representa uma função... = tempo presente) uma função de liderança nata. (FORMA CORRETA, a meu ver).

    Resolveu dedicar-se ao magistério porque concebia que a atividade docente por si só exerce uma função de liderança nata. (FORMA ERRADA)

  • Cara, essas questões são muito subjetivas. Essa letra A ser o gabarito? Houve contagens fraudulentas em quê? 

  • George Martins, concordo com você. Estou resolvendo essa prova e diferente de outras provas dessa Banca, errei quase todas as questões. Prova com enunciados muito confusos e bastante subjetiva. 

    Tá tenso viu....

  • Consideradas concorda com contagens fraudulentas, elas por sua vez retoma a ideia de contagens fraudulentas concordando assim com ANULADAS, ficando assim; elas forma logo anuladas.

  • Consideradas concorda com contagens fraudulentas, elas por sua vez retoma a ideia de contagens fraudulentas concordando assim com ANULADAS, ficando assim; elas forma logo anuladas.

  • Na minha humilde opinião a letra A também está mal redigida, mesmo estando em conformidade com a norma padrão, pois não há clareza no início da oração. Nem sempre economia de palavras gera clareza no texto. No caso cabe mais de uma interpretação em "Consideradas pela oposição contagens fraudulentas...". Só dá para acertar a questão por eliminação.

  • Bruno nem por eliminação acertei, desconsiderei a A, achei totalmente confusa.


  • Larissa, adorei o comentário...

    Bons estudos!!!

  • Não achei a letra A confusa não. Pensei em contagens fraudulentas na política. kkkk  


  • Acho que na letra A deveria ser assim: "Consideradas pelo oposição como contagens fraudulentas".

  • Fora as correções da Larissa, considero, ainda:

     c) Afirmou, diante (d)as câmeras de várias televisões do país, que as ações do governo mais condenam (à) marginalização do que acolhem os jovens carentes. - Condenar: verbo transitivo indireto regido pela preposição "a" + artigo "a" definidor de "marginalização";

    d) Não só a valorização mas(,) igualmente(,) o respeito a seu trabalho moviam(-no) na luta por melhores condições, motivo que justificou o prêmio tão cobiçado e ganho com orgulho. - Advérbio "igualmente" deslocado.


  • Eu, também, errei a questão! Na leitura, senti falta do artigo antes do sujeito. Quando perguntamos ao verbo o que foram consideradas fraudulentas? a resposta é as contagens!, e não (?)contagens, apenas. Reordenando a frase: "Consideradas fraudulentas as contagens, pela oposição, elas foram logo anuladas(as contagens!); e nova apuração foi marcada para o dia imediatamente posterior às denúncias." 

  • A) Consideradas pela oposição contagens fraudulentas (...). 

    Errei a questão, mas, analisando novamente, basta passar para a ordem direta e a questão deixa de "parecer confusa". Vejamos: Consideradas contagens fraudulentas pela oposição. 

  • Refazendo a questão hoje continuo achando a alternativa "A" sem sentido....

  • Não entendi por que esta certa a alternativa A.Não deveria ter essa virgula entre FRAUDULENTAS e ELAS.

  • A crase da A está correta?

  • quem está posterior, está posterior A alguma coisa, posterior A alguém

  • Achei a letra A muito louca...
    Mas fui lendo as outras alternativas e estavam mais loucas ainda que a A.

  • a) 

    b) sem sentido

    c) diante DAS câmeras

    d) Não só a valorização mas igualmente o respeito a seu trabalho MOVIAM-NO

    e) A fim de que toda uma geração de jovens VENHA a desistir

  • Na B acho que faltou vírgula no ''por si só''

  • a) O valor probatório das informações e provas colhidas durante o IP, por não se submeterem ao contraditório e a ampla defesa, é nulo.

    ERRADA: Os elementos colhidos durante o IP possuem valor probatório, embora pequeno, podendo o Juiz, inclusive, se valer deles para formar sua convicção, não podendo, entretanto, fundamentar-se somente nestes elementos, salvo se se tratar de provas colhidas em razão de possibilidade de perecimento da prova (corpo de delito, etc.);