SóProvas


ID
1073263
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o termo grifado pode ser classificado como aposto ou vocativo, dependendo da leitura.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C 


     Em C, temos duas possibilidades de leitura: 


    1- Marta é a pessoa com a qual eu falo, sendo, portanto, vocativo. Nesse caso, pode-se, inclusive, mudar a localização do termo dentro da frase: “Minha melhor amiga é benquista por todos, Marta” ou “Marta, minha melhor amiga é benquista por todos” (com apenas uma vírgula separando o vocativo do restante da frase).


    2- Marta é a pessoa de quem eu falo, sendo, portanto, nessa situação, aposto explicativo: eu falo de minha melhor amiga e explico quem é ela. 


    Na situação 1, o sujeito é “Minha melhor amiga”; na situação 2, o sujeito é “Minha melhor amiga, Marta”, já que o aposto pertence, sintaticamente, ao termo a que se liga. E, em ambos os casos, temos o predicado verbal “é benquista por todos”. 


    Em A, o termo Vida só pode ser classificado como vocativo, pois não está explicando nenhuma palavra da frase e é o ser com quem se fala. 


    Em B e D, os termos explicam, respectivamente, Holanda e dinossauros, sendo, portanto, apostos explicativos. Não há possibilidade de leitura que classifique tais termos como vocativo. 



    Explicação retirada da própria prova da EEAR.

  • Note que na alternativa C parece que estou falando DE Marta ou COM Marta. Enquanto nas outras alternativas essa isso não é possível . Gabarito letra : C
  • APOSTO = Minha melhor amiga, Marta, é benquista por todos. (falando dela)

    VOCATIVO =  Marta, minha melhor amiga é benquista por todos. (falando com ela)

  • GABARITO - C

    Aposto Aposto é o termo que retoma o termo anterior da frase, explicando-o, desenvolvendo-o ou resumindo-o ou especificando-o.

    Vocativo → é um chamado!

    Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação.

    ex: Maria, venha cá!