-
A vírgula entra sempre que há alguma interrupção do discurso com alguma explicação ou informação complementar. Ou mesmo, separando outra oração e elementos deslocados da ordem direta.
"Voltaire aborda a questão da natureza mesma do sentimento da justiça num de seus textos ao qual deu o título de "do justo e do injusto". "Segundo Voltaire o sentimento da justiça nos foi concedido por Deus". "Deus nos deu um cérebro para contrabalançar os impulsos do coração"
Ao transformar isso num único período, sem separar sujeito de predicado e mantendo uma concordância lógica temos o que se escreve na alternativa A.
-
Dica: reescrever a frase sem num papel e pontuar sem olhar as alternativas. Consegui acertar assim.
-
Questão para os atentos. Eu estava desatenta, rs...
O erro da letra E, para mim, a mais próxima da certa depois da letra A, (rs) está na vírgula q separa o verbo (abordar) de seu complemento verbal (objeto direto - "a questão da natureza").
Simplificando:
Deveria haver uma vírgula entre "aborda" e "com a propriedade de sempre" já que é uma locução adverbial de modo deslocada.
"Voltaire aborda(,)com a propriedade de sempre, a questão da natureza ...."
As outras vírgulas, ao meu ver, são facultativas. Já que apenas transformam as orações ora em Subordinadas Adjetivas Restritivas ora em Subordinadas Adjetivas Explicativas.
Bom, é isso.
Se alguém teve a mesma dúvida q eu, espero ter ajudado.
-
Acrescentando
eliminaria as letras 'b', 'c' e 'd' olhando a colocação pronominal do trecho "ele foi-nos", teríamos próclise no lugar de ênclise, com palavras atrativas (pronome ele), mesmo com o trecho errado por não ter o par de vírgulas necessários por outro motivo.
-
Regra bem simples de pontuação:
para saber se um período é bem pontuado basta retirar os termos intercalados e se, após a retirada, a frase manter o sentido será a opção correta. vejamos:
a) Num de seus textos, a que deu o título de “Do justo e do injusto”, Voltaire aborda, com a propriedade de sempre, a questão da natureza mesma do sentimento da justiça, que, segundo ele, foi-nos concedido por Deus, que também nos deu um cérebro para contrabalançar os impulsos do coração.
veja o que acontece se eu retirar os termos em negrito:
a) Num de seus textos, Voltaire aborda a questão da natureza mesma do sentimento da justiça, que foi-nos concedido por Deus, que também nos deu um cérebro para contrabalançar os impulsos do coração.
perceba que o item mantem sentido mesmo com a supressão dos termos intercalados e destacados.
se tentamos realizar isso com as outras alternativas, não há continuidade de sentido.
-
Pessoal é o seguinte: gabarito letra a)
Num de seus textos, = advérbio de lugar deslocado, portanto pode haver vírgula.
,a que deu o título de "Do justo e do Injusto",= é um aposto explicativo e as vírgulas devem isolá-lo na frase.
, com a propriedade de sempre,= advérbio de modo deslocado; pode, portanto, vir separado por vírgulas.
,que, segundo ele, foi-nos= a vírgula antes do "que" é usada porque o "que" é pronome relativo que introduz uma oração explicativa e a expressão "segundo ele" é isolada por vírgula porque é uma frase intercalada(que fica no meio de outra).
Deus, que= esse "que" é antecedido de vírgula porque o "que" é pronome relativo que introduz uma oração explicativa. OK?!
-
S/ vírgula>Restritiva- características válidas para ALGUNS indivíduos.
C/ vírgula>Explicativa- características válidas para TODOS aqueles indivíduos do
contexto.
-
Muito bom hudson
!!!!!!!!!!
-
-
Cuidado na hora de identificar o Objeto direto e indireto, pois se eles estiverem intercalados, ou seja, com duas virgulas não há problema de virgula entre o verbo e ele.
-
duas dicas para essa questão de virgula da FCC
- sempre procure os sujeitos e os objetos, pois se tiver virgula entre o sujeito e verbo estará errado! e entre o verbo e objeto estará errado também.
- procure os adjuntos adverbiais e veja se estão deslocados
- se é questão de virgula, cuidado para se atentar a erros de gramática. O que está pedido é a virgulação.
GABARITO ''A''