SóProvas


ID
10747
Banca
ESAF
Órgão
ANEEL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A atividade de avaliação documental tem por finalidade:

I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.

II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.

III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.

IV. otimizar recursos humanos e materiais.

A quantidade dos itens corretos é igual a

Alternativas
Comentários
  • As corretas são as II e III .
  • Ou a III e a IV.
    Eliminar documentos de valor primário? Por que o documento foi criado então!?
    E o arquivo e suas operações com toda certeza otimizam recursos humanos e materiais ao organizar e selecionar o material!
    Então fico na dúvida!
  • Eu encontrei uma resolução da prova que continha essa questão no site:
    http://br.geocities.com/arquivologiaonline/prova_aneel.htm

    O comentário era o seguinte:
    "(...)Entende-se por avaliação a definição dos prazos de guarda e da destinação final dos documentos, ou seja, o estabelecimento daqueles documentos que poderão ser eliminados, por não terem mais valor. Com isso, a instituição ganha espaço, além de otimizar (gastar menos) com recursos humanos e materiais. Portanto, os itens II e IV estão certos e os itens I e III estão incorretos, ou seja são 2 os itens corretos."
  • A atividade de avaliação documental tem por finalidade:
    1- reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos, assim, conquistando espaço físico;
    2- aumentar o índice de recuperação da informação;
    3- garantir condições de conservação da doc de valor permanente;
    4- aproveitar melhor os recursos humanos e materiais.
    Portanto, os itens corretos são: II e IV
  • Concordo. Os itens corretos são II e IV. O item III se refere a atividade do setor de protocolo. O ítem II pode ser interpretado incorretamente se o candidato não ler com bastante atenção. Não se trata de eliminar documentos de valor primário ou secundário, mas documentos destituídos desses valores.
  • Realmente concordo com o comentario abaixo -
    A questão fala que - II e IV corretas

    II - "permitir a eliminação de documentos destituidos (exonerados) de valor primário ou secundário.

    ou seja de documentos que não possuem valor primário ou secundário.
  • Concordo que a II e IV estão corretas, mas gostaría que me explicassem porque a III não o é, visto que no meu entendimento "distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação", é sim uma finalidade da atividade de avaliação documental, já que os documentos devem ser avaliados para serem classificados (ex: corrente, intermediário e permanente/ eliminação).

    Alguém pode me esclarecer, please!?

    Tks,

    Gabi
  • Concordo com o Christian e fico na dúvida com relação a questão III. Será que ela não está certa e a II errada, por causa da eliminação de documentos primários? Alguém pode ajudar a esclarecer, por favor?
  • essa questão exige bastante atenção.

    Na primeira lida eu tive uma interpretação equivocada, mas ao ler com mais atenção deu para ver onde estava o meu erro.

    I- (ERRADA) orientar o usuário não tem nada a ver com a etapa da avaliação documental. No caso a avaliação documental vai ajudar na organização do documento e assim facilitar uma posterior busca.

    II- (CORRETA) como o documento não tem utilidade, não há o porquê de despediçar espaço guardando o mesmo.

    III- (ERRADA) a avaliação documental não tem por objetivo DISTRIBUIR os documentos e sim classificá-los de acordo com a seu conteúdo. e só DEPOIS de avaliados os mesmos serão destribuídos.

    IV. (CORRETA) Se elimino documentos que não possuem valor primário ou secundário, logo, diminuo a possivel utilização de espaço desnecessário, a necessidadde de móveis, pastas e etc e com um arquivo mais "enxuto" otimiza-se o tempo para procurar documentos e por consequência diminui-se o numeros de pessoal para tal seviço.

    Espero ter contribuído!!!
  • Muito bom seu comentário jonathan!!!!
  • O item II está errado, visto que arquivos de valor secundário (ou histórico) jamais podem ser eliminados.

  • Pessoal, a III esta errada pois o conceito se refere à destinação (plano de destinação) e nao à avaliação. Veja-se o conceito de destinação segundo o prof Renato Valentini:
    "A destinação é o conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los (os documentos) à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem"
  • Também considero a assertiva II como errada, pois assim diz a definição das vantagens da avaliação:
    - possibilidade de eliminação de documentos destituídos de valor primário, trazendo para a instituição ganho considerável de espaço físico.
    Em momento algum cita a eliminação de documentos secundários.
    Aguardo mais comentários, pois percebi que não se chegou a um consenso ainda.
  • Meu comentário a respeito das alternativas.

    I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.
    Ok, eu etendo, não é uma finalidade e sim uma consequência da avaliação.

    II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.
    Documento sem valor primário e secundário ? Interessante, pode me citar um exemplo por favor de 1 documento destituído e tais valores e que é permitido a eliminação? (realmente eu não consigo me recordar de um documento que não seja ou de valor primário ou secundário. Se é que existe, né? )

    III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.
    No meu ponto é vista é uma finalidade visto que a distribuição dos documentos é realizada na maioria das vezes para se otimizar os recursos humanos e materiais (que é uma finalidade)

    IV. otimizar recursos humanos e materiais.
    Realmente, é uma finalidade.

    Se alguém quiser me ajudar e explicar porque a alternativa 2 é correta é a 3 incorreta, por favor, envie-me uma mensagem. Agradeço desde já!

  • Igor, o sentido dessa questão é o seguinte: Ela já teve valor primário e secundário, e já cumpriu seu papel e agora será eliminado, por isso não terá mais valor nenhum.

    Espero ter esclarecido!
  • Cleomar!
     Se o documento tivesse o valor secundário (histórico) ele nunca seria eliminado.. então penso que não é por ai!
     A alternativa meio estranhamente fala que se o doc NÃO tiver o valor primário OU secundário será eliminado, o que por questão de lógica estaria correto, já que não tem nenhum valor..
     
  • A alternativa II está gerando bastante polêmica, porém, para mim, não há dúvidas de que está CORRETA.
     
    “Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será
    constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a
    responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção
    da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em 
    vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos 
    destituídos de valor.”
    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4073.htm . Decreto  presidencial nº  4.073
     
    “A avaliação constitui uma etapa essencial da gestão de documentos. É a fase em que se define a eliminação ou a guarda, temporária ou permanente, de um documento.”
    Fonte: http://www.fortium.com.br/blog/material/arquivologia.pdf . Apostila de Noções de técnicas de arquivos.
     
    “A avaliação  de documentos  é  um procedimento  extremamente  necessário  dentro  um arquivo, pois  é  através  do julgamento  do valor dos  documentos  que  decidiremos  o  que será arquivado e o que será eliminado.”
    Fonte: http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/biblioteconomia-e-arquivologia/texto-29-avaliacao-de-documentos-e-tabela-de-temporalidade.pdf . Wagner Leandro Rabello Junior.  Editora Ferreira
     
    “A  avaliação tem como  resultado imediato  a  eliminação, a  guarda temporária  ou o  recolhimento à  guarda permanente.”
     
    Igor, sempre é permitido eliminar um documento destituído de valor durante a avaliação (ou seja, antes de seu arquivamento).
  • Exemplo (chulo, só pra dar ideia mesmo)

    Tu vais a um órgão público solicitar a emissão de um documento. Eles precisam do teu comprovante de residência e de uma declaração de bens, mas tu entregas além do comprovante  de residência e da declaração um outro documento, sei lá, um comprovante de pagamento. Normalmente, o atendente já vai te dizer que não precisa do comprovante de pagamento, porém, vamos supor que ele não te diga isso e aceite o doc. Durante a avaliação desses documentos, para armazenamento no arquivo corrente, o comprovante de pagamento será eliminado, pois ele é destituído de valor primário, o órgão não necessita dele para suas atividades.
    Quando passar o prazo ou a necessidade de armazenamento desses 2 docs (declaração de bens e comprovante de residência) e eles forem encaminhados para o arquivo permanente (supondo que não há intermediário, para encurtar a estória), provavelmente eles vão ser eliminados, por não possuir valor secundário. Qual o valor que esses documentos têm para a história???  Nenhum valor histórico!! Talvez algum valor probatório, bom daí a comissão de avaliação vai decidir, mas é bem provavél que sejam eliminados.
     
    Claudimila, sim, os documentos do arquivo permanente não podem ser eliminados. Mas a avaliação vai dizer se os documentos que estão vindo do arquivo corrente ou intermediário possuem valor secundário. Se eles não possuem são eliminados. Se possuem vão para o arquivo permanente e daí NÃO PODEM MAIS ser eliminados. A avaliação é antes de eles pertencerem ao arquivo permanente, é justamente para ver se eles ‘entram’ ou não!
     
    Para concluir, concordo com quem disse que as alternativas certas são a II e a IV

    Essas questões que a resposta é a soma da quantidade que assertivas corretas são um saco para estudar, e pelo jeito tendência em arquivologia...aiai!!!
  •   Pra mim a assertiva II está errada.   


       "II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário "E" secundário. Esse "E" torna errada o sentido lógico da questão pois os arquivos, quando declarados com valor secundário (histórico), pela legislação devem ter sua armazenagem perpétua.

        Pra ficar correta deveria ser 
    II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário "OU" secundário.
  • A questao deixou bem claro "destituido",ou seja,nao tem valor primario nem secundario o doc deve ser eliminado.Nao podemos complicar!!!
  • Vantagens da avaliação:
    • ganho de espaço físico;
    • agilidade ao organizar e recuperar a informação;
    • economia de recursos humanos e materiais;
    • preservação da história.


    GABARITO -> [C]

  • Esse tipo de questões de quantas acertamos é ridículo. Vejam só, acertei que eram 2, mas não sabia qual das 2.