SóProvas


ID
1079362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.

Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Um pronome de tratamento como "Vossa Excelência" é empregado para homens e para mulheres e os adjetivos que a ele se referem devem concordar com a pessoa que ele designa. Assim: "Vossa Excelência deve estar satisfeita" (mulher) ou "Vossa Excelência deve estar satisfeito" (homem).

    Do ponto de vista da concordância verbal, importa lembrar que todos os pronomes de tratamento pertencem à terceira pessoa gramatical, do singular ou do plural ("Vossa Senhoria fez boa viagem?", "Vossas Senhorias fizeram boa viagem?"). Consequentemente, os pronomes que se relacionam com essas formas também serão de terceira pessoa: "Vossa Excelência, tenho muito apreço pelo seu país!". Os pronomes possessivos "vosso" e "vossa" são da segunda pessoa do plural (vós), portanto não se empregam com as formas de tratamento em nenhuma situação.


  • Uma observação...O termo "Vossa Excelência" deve ser utilizado para Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional, Presidente do STF e não a ministro do estado. Podem me corrigir se eu estiver errada. Bons estudos!

  • Denize, você está confundindo pronome de tratamento com vocativo, releia esta parte, legal?

  • VOSSA EXCELÊNCIA:

    - Presidente Rep. e Vice

    - Ministros

    - Governadores e Vice

    - Oficial da Forças Armadas

    - Embaixadores

    - Secretários Executivos

    - Prefeitos

    - Deputados

    - Senadores

    - Ministro TCU

    - Presidente da Câmara

  • Questão errada, os adjetivos devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação, e não " no masculino" como propõe a questão, uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Superior - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Pronomes de tratamento

    Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. No caso em tela, supondo-se que fosse empregada no texto, a seguinte frase estaria correta: Vossa Senhoria está encarregado de resolver esse assunto.

    GABARITO: CERTA.

    "Quem quiser der uma olhada no texto associado a questão o número dela é Q255348"


  • O adjetivo deverá concordar com o sexo da pessoa.

  • O adjetivo deveria concordar com o sexo da pessoa (masculino), onde deveria ser "satisfeito".

  • O enunciado informa que "em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.

    Na verdade, o adjetivo deve concordar com o sexo da autoridade, sendo feminina ou masculina. Caso o ministro de Estado seja do sexo masculino, o adjetivo deve ser "satisfeito". Ele não deve concordar com o pronome de tratamento.


    A resposta é errada.

  • Errado.



    Se fosse assim....seria fácil.



    O termo deve concordar com o SUJEITO e não com o PRONOME

  • Comento:

    Quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim,

    se nosso interlocutor for homem, o correto é

    Vossa Excelência está atarefado”,

    Vossa Senhoria deve estar satisfeito”;

    se for mulher,

    Vossa Excelência está atarefada”,

    “Vossa Senhoria deve estarsatisfeita”.

  • O s adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere.  

  • Errado

    A concordância não deve ser feita com o pronome de tratamento e sim de acordo com o sexo do remetente. Assim, se o documento é enviado a um homem, então a concordância será no masculino, já se for uma mulher, então a concordância será no feminino.