SóProvas


ID
1082842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere ao ciclo orçamentário, julgue os itens de 84 a 88.

A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o prof. Sérgio Mendes, 


    A proposta orçamentária dos órgãos setoriais, como o MDIC, deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal, a qual é a responsável pela consolidação da LOA, por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.


    O gabarito foi alterado:

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MDIC_13/arquivos/MDIC_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_PARA_P__GINA_DO_CESPE.PDF

  • JUSTIFICATIVA para alteração do gabarito de C para E:

    " A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, e não pelo Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, como afirmado no item. Dessa forma,opta‐se por sua alteração."


     

  • Aff,

    Por isso não gosto do CESPE, pois várias vezes não usa os termos corretos e considera os itens certos. Dessa vez, no gabarito preliminar, a banca seguiu o que geralmente faz e daí, por algum motivo obscuro, muda o gabarito final... lamentável...

  • É, gente, esta banca organizadora deveria ser censurada por esses "pseudos equívocos" - Ora, esses caras organizam concursos há anos, vivem destroçando as mesmas questões ( de trás prá frente, de frente prá trás, do meio prá frente, e pra tras, prá cima, pra baixo, de lado, de lado subindo, descendo, de perna pro ar, etc - mexem tanto na questão, que no fim a coitada fica parecendo frankenstein - e o candidato, coitado, tem que montar o quebra-cabeça e depois torcer para a toda poderosa não anule a questão dizendo que no lugar da cabeça era a perna... ), parecendo que a criatividade esgotou, ou coisa assim...ERRAM GABARITO, AGEM COMO DONOS DA VERDADE, ZOMBANDO DOS CANDIDATOS...KD A LEI GERAL DOS CONCURSOS? HAVERÁ MEDIDAS PARA COMBATER ESSES DESMANDOS?


  • ...que pariu.Trocou 3 letras de uma palavra é fudeu tudo.

  • Essa é a CESP e seus atentados contra os princípios do LIMPE.

  • Essas firulas do Cespe são covardes e não mede conhecimento nenhum. Eu marcaria como C de Certeza. É necessário criar uma Lei para regulamentar esses concursos e as patifarias das bancas.

  • Nossa!!! A Cespe trocou Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento por Orçamentário isso mede em muito o conhecimento do candidadto.

  • banca lixo! agindo em total arbitrariedade. Até quando nós concurseiros vamos ter q tolerar um negócio desses?!

  • Respondi errado com muito receio, se fosse outra banca marcaria como certa.

  • Cara, que absurdo sinistro a resposta pra alteração do gabarito. #indignada

  • Eu marquei errada sem receio porque eu sabia que o sistema era  "Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento". Eu afirmo isso porque eu já fiz questões em que a assertiva era errada apenas por ter um "ponto e vírgula" onde não deveria. Existem muitas questões que quase beiram a incompreensão ou ambiguidade de tão genéricas e abstratas que são formuladas. O CESPE é terrível.

  • Pessoal, o gabarito preliminar foi C.
    Com certeza os candidatos reclamaram pela diferença de termos e o CESPE alterou o gabarito. Não foi com intenção de "pegadinha", já que o gab. preliminar foi C.

  • Aí na hora da prova você pensa assim;

    Essa questão tá errada, não é Planejamento Orçamentário e sim Planejamento e Orçamento.. (tão querendo fazer Pegadinha). Mas aí quando sai o gabarito eles alegam que está certa, pois significa a mesma coisa.. 

    Vai entender essa banca... você tem que adivinhar o que eles querem. Não basta estudar.


    Conforme os colegas comentaram: Gabarito Definitivo: ERRADA  

    http://www.cespe.unb.br/concursos/mdic_13/arquivos/MDIC_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_PARA_P__GINA_DO_CESPE.PDF

  • terrível o grau de pegadinha que esta banca chega concordo com o colega não mede conhecimento de ninguèm fazendo isso

  • Parece que a CESPE está fazendo o teste psicotécnico na própria prova.
    Quem acertou essa questão foi quem não estudou.

  • Não foi de propósito. Eles erraram o nome do sistema e alguém percebeu e apontou isso no recurso. Calhou da banca aceitar. C'est la vie.

  • Parabéns Cespe! Trocar uma palavra mede muito o conhecimento dos candidatos. Enquanto isso, ao invés de estudar a matéria, vou estudar uma boa técnica para lidar com suas proezas! #Indignada!

  • Até me atentei para a troca dos termos, mas acabei considerando que seria a mesma coisa e que tão pequeno detalhe não tornaria a questão incorreta. Ledo engano! :/

  • Antes de comentar, confesso que também errei a questão.

    Eu compreendo e concordo que o Cespe, assim como em tantas outras, vacilou nesta questão. Porém, vale lembrar que houve alteração do gabarito, ou seja, num primeiro momento não havia intenção, por parte da banca, de puxar o tapete do candidato com esse simples detalhe. Agora, pensem bem, "planejamento orçamentário" possui sentido completamente diferente de "planejamento E orçamento". 

    Na minha humilde opinião, a alteração de C para E foi justa e obrigatória, em respeito aos que, além de dominar AFO, dominam também o Português.

    Não nos deixemos desmotivar! Avante!

  • A proposta orçamentária dos órgãos setoriais, como o MDIC, deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento xx'x'Federal, a qual é a responsável pela consolidação da LOA, por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.

    Porque tá errada

    Por que não existe isso do Sistema Integrado de Planejamento intermediar ,segundo Jorge Porcaro e Reynaldo Lopes,AFO CESPE,.O que acontece é que o orçamento começa a ser elaborado pela SOF do MPOG.O MPOG fixa as diretrizes.Após receberem orientações do MPOG as unidades gestoras como o MDIC elaboram sua propostas parciais  de orçamento os ministérios e os órgãos dos demais poderes consolidam as propostas das UOs subordinadas,e as encaminham ao MPOG.

    O MPOG recebe as propostas e as consolidas para a proposta orçamentária da União para o exercício seguinte.Nessa etapa de consolidação são realizados ajustes,seguindo orientação da LDO.Essa proposta é encaminhada ao  presidente da republica,que,por sua vez,encaminha o projeto de loa ao Congresso Nacional.

    Ou seja,

    Não há essa intermediação.Esse sistema nada mais é que um composto das organizações, recursos humanos, informações, tecnologia, regras e procedimentos necessários ao cumprimento das funções definidas no processo orçamentário. Na União, esta estrutura é representada pelo Órgão Central de Planejamento e Orçamento (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), pelos Órgãos Setoriais de Planejamento e Orçamento (existentes em cada um dos Ministérios) e pelas Unidades Orçamentárias (administração direta, autarquias, fundações, agências reguladoras, empresas públicas e sociedades de economia mista, etc.). OSIOP é um sistema destinado a substituir o SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários.

    Na há nada que indique que esse sistema intermedeie alguma coisa. 



  • hahaha Rio muito com as queixas desses caras kkkkk

  • Marquei felizão crente que tinha acertado, ainda pensei "Opa, estudei isso hoje!". Triste uaheuhae

  • Errado.

    Planejamento orçamentário é uma coisa e planejamento e orçamento é outra né.

    ...que Deus nos guie.

  • GABARITO: ERRADO

     

    "A proposta orçamentária deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento." (Gustavo Musy - Alfacon )

  • Justificativa Cespe: A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. 

    Li a questao 10 vezes e nao vi o erro, ela traz o que o Cespe afirma como ser verdadeira. 

    Doidera????

  • A proposta orçamentária deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

  • Socorro, Deus! 

  • Lamentável em, podia ter anulado a questão em vez de passar a perna no pessoal que estudou.

  • Em 07/02/2018, às 04:28:03, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 13/01/2018, às 18:50:54, você respondeu a opção C.Errada!

     

     

    Why so sirousss cespeeee ?????

  • Em 20/02/2018, às 22:52:34, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 30/11/2017, às 21:02:53, você respondeu a opção C.Errada!

     

    Não estou só

  • Professor ruim,ruim,ruim esse do QC..

     

  • GABARITO ERRADO. Pelo que entendi só faltou colocar o "e" pra ficar "planejamento E orçamento". Que infame!

  • Qc, menos vídeo e mais comentários escritos, por favor! Preferencialmente de forma clara e objetiva.

  • Questão: A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.

     

    Justificativa Cespe: A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

     

    O nome do sistema SIOP é Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

    Uma vez que Planejamento e Orçamento não se confunde com Planejamento Orçamentário, a questão está errada.

    Questão para pegar quem está distraído.

  • Órgão Setorial apresenta à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) por meio de Sistema de Planejamento E Orçamento Federal (SPOF).

     

    DESENHANDO / EXECUÇÃO:

     

    Orgão Setorial --> SOF --> SPOF

     

    DESCENTRALIZAÇÃO:

     

    ORÇAMENTO = DOTAÇÃO (CRÉDITO) - SOF

     

    Órgão Setorial --> Órgão Setorial = Destaque

    Órgão Setorial --> Unidade Gestora = Provisão

     

    FINANCEIRO = COTA (DINHEIRO) - Sistema Tesouro Nacional (STN)

     

    Órgão Setorial --> Órgão Setorial = Repasse

    Órgão Setorial --> Unidade Gestora = Subrrepasse

  • Que questão é essa meu Deus?! Como da pra se medir o conhecimento ?!

  • Satanás tava no corpo do elaborador dessa questão nesse dia, só pode.

  • A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
     

  • explicação bem mixruca essa do professor do video, só entendi a parte que é orçamento no fim e a sigla do MDIC essas partes entendi perfeitaamente no mais foi só uma enroleira

  • Concordo Cândido! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Uma questão dessas não vale nem a pena salvar no caderno.

  • É serio isso ? Fazendo sopa de letrinhas pra derrubar candidato ? Cara já vi muita questão onde uma palavra realmente altera todo o sentido da questão , mas na maioria do caso sempre existiu coerência. Agora mudar Orçamento pra Orçamentário e achar que isso vai medir conhecimento de alguem é brincadeira.!

  • ERRADO

  • Chorei largada

  • QUE PAPELÃO, QUE VERGONHA EM CESPE, QUERIA SABER QUEM A BANCA DE FDP QUE COMPÕE ESTA BANCA!

  • Questão: A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.

     

    Justificativa Cespe: A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

     

    O nome do sistema SIOP é Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

    Uma vez que Planejamento e Orçamento não se confunde com Planejamento Orçamentário, a questão está errada.

    Questão para pegar quem está distraído.

    TIRARAM O '' E''

    ERRADA

  • É sério isso ?

  • Questão Q340132, o próprio CESPE no enunciado chama de orçamentário, assim fica difícil...

    "Por meio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, os órgãos setoriais elaboram as propostas orçamentárias de suas unidades orçamentárias e encaminham para avaliação, revisão e ajuste da Secretaria do Orçamento Federal".

  • No que se refere ao ciclo orçamentário, julgue os itens de 84 a 88.

    A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário.

    (-- )Certo

    ( X )Errado

    A proposta orçamentária do MDIC deve ser apresentada, anualmente, à Secretaria de Orçamento Federal por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

    ( X )Certo

    (--- )Errado

    COMENTÁRIO DO PROF.