-
ERRADA, a probabilidade subjetiva de alcançar algo valoroso com o seu esforço refere-se à valência, e não expectativa. (me corrijam se estiver equivocada)
Teoria da Expectância de VroomVroom afirma que a motivação é um produto de 3 fatores, que devem ocorrer simultaneamente:
Valência - Diz respeito a quanto uma pessoa deseja um resultado específico. É o valor subjetivo relacionado a incentivo ou recompensa.
Instrumentalidade - É a crença de que a obtenção do resultado está ligada a uma recompensa. Se os esforços do indivíduo forem devidamente recompensados haverá uma relação positiva, caso contrário será negativa.
Expectativa - A percepção de que o conjunto de esforços o levará ao resultado desejado. É a expectativa de poder alcançar o resultado.
Em sua teoria, Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais.
Esta teoria sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço, ou seja, quando há um motivo que o faça perseguir um determinado objetivo.http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/teoria-da-expectancia-de-vroom.html
-
Não entendi o erro da questão...
-
E o erro, onde está?
-
o erro está quando se diz expectância, que na verdade, é EXPECTATIVA.
-
Segundo o professor Cassiano Salin, há três principais fatores, segundo a teoria da motivação de Victor Vroom:
1. Valência: é o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo;
2. Instrumentalidade: Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado;
3. Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
O erro da questão está em afirmar que, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a "probabilidade", sendo que, o certo seria afirmar o poder de atração sobre o resultado esperado, ou seja, trata-se de valência e não de expectativa.
-
Questão complicada, mas vamos lá!!
Segundo a questão, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.
Pois bem, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a VALÊNCIA, ou seja, se aquilo que ela deseja, o resultado, produzirá satisfação e em que grau produzirá (muito, pouco, mais ou menos....)
A questão está ERRADA pelo fato de ter atribuído o significado da valência (quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja) ao da expectância/expectativa (tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental), que são duas coisas DIFERENTES.
O que seria, então, a expectância/expectativa?
É a expectativa ou probabilidade de se obter determinado resultado (para o qual foi atribuído determinado valor - VALÊNCIA) mediante determinado esforço. É certo que, por vezes, avaliamos a eficácia de nossos esforços; por exemplo, vale a pena eu estudar muito durante dois meses para um concurso que exige preparação de dois anos? Qual a probabilidade do meu esforço gerar resultado? Com certeza baixa; logo, a minha expectativa será baixa, afetando negativamente a minha motivação.
Para fins didáticos, é importante esclarecer que também encontramos a definição que a expectativa seria a relação entre esforço e desempenho. Ao meu ver, ela também está certa, pois podemos dizer que, de certa maneira, a relação entre esforço e desempenho seria uma expectativa direta, enquanto a relação entre esforço e resultado seria a expectativa indireta, pois sabemos que entre o esforço e resultado, temos também o desempenho, e entre o desempenho e o resultado, temos o que chamamos de INSTRUMENTALIDADE, ou seja: aquele meu desempenho, na prova, servirá como instrumento para se alcançar um resultado? A princípio sim, mas e se o concurso for fraudado? O meu desempenho gerará o resultado? com certeza não, e isso afetará negativamente a minha motivação.
É por isso que utilizamos a seguinte fórmula para explicar a teoria da expectativa ou expectância de Victor Vromm:
Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor --- ou seja, a motivação é resultado dessas três variáveis.
Para exemplificarmos:
Expectativa
"Indireta"
|------------------------------------------|
Esforço ----- Desempenho ----- Resultado
|-------------------| |-------------------| |
Expectativa Instrumenta- |
"Direta" dade |---------- Valor/Valência
Estudar ------ Ir bem Na prova ------- Ser aprovado(o que terá valor, com base no meu grau de satisfação pelo alcance do resultado)
Fonte: diversos Pdf / livros e questões que já errei.
Me corrijam se eu estiver errado!
-
O comando da questão nos pede um pouco de conhecimento sobre a Teoria da Expectância de Vroom. O examinador trocou de lugar os termos expectância e expectativa e misturou os três conceitos fundamentais da referida teoria.
Para quem ficou na dúvida, basta conferir o comentário da colega Acreditar sempre..., que traz uma boa referência sobre a teoria da expectância, de Vroom. Tal teoria nos diz que:
Valência = atribuir valor subjetivo;
Expectativa = acreditar que o esforço levará ao alcance do objetivo;
Instrumentalidade = crer que alcançar tal objetivo trará recompensa;
Logo, a questão erra pura e simplesmente ao misturar os conceitos e definir a valência como se fosse a expectativa.
-
Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
Valência: É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
Instrumentalidade: Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Questão de Concurso
(Cespe/Abin/Oficial de Inteligência/2010) O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do nível de motivação em relação à determinada atividade.
Gabarito: certo. Segundo a Teoria de Vroom, a valência é um dos fatores de motivação.
FONTE: RIBAS e SALIM (2013: P. 214)
-
Quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja (VALÊNCIA
ou Relação Recompensa-Metas Pessoais): o grau em que as recompensas
organizacionais satisfazem as metas pessoas ou as necessidade do indivíduo e a
atração que essas recompensas potenciais exercem sobre ele.
...ela gera uma probabilidade subjetiva (INSTRUMENTALIDADE
ou Relação Desempenho-Recompensa): o grau em que o indivíduo acredita que
determinado nível de desempenho levará a um resultado desejado.
...a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço
comportamental (EXPECTATIVA ou Relação Esforço-Desempenho): a probabilidade
percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao
desempenho.
O erro está no termo alternativo “ou”.
Segundo Stephen P. Robbis: “A teoria da expectativa sustenta
que a FORÇA DA TENDÊNCIA PARA AGIR de determinada maneira DEPENDE DA FORÇA DA
EXPECTATIVA DE QUE ESSA AÇÃO TRARÁ CERTO RESULTADO E DA ATRAÇÃO QUE ESSE
RESULTADO EXERCE SOBRE O INDIVÍDUO”.
-
Questão complicadinha essa hein!!!!!!
-
Segundo o livro de Andreia Ribas, quando é atribuído o VALOR a algo que deseja tem a VALÊNCIA, e não a expectância. Gab. errado
-
Em uma aula recente no cursinho, o professsor explicou que a teria de Victor Vroom pode ser chamada tanto de TEORIA DA EXPECTATIVA quanto DA EXPECTÂNCIA. Com base nisso, acredito que Leandro Morais esta certo em seu comentário em atribuir o erro da questão ao conectivo OU (excludente).
-
Teoria da Expectativa (Expectância) - Victor Vroom
MOTIVAÇÃO = VALÊNCIA + EXPECTATIVA + FORÇA (INSTRUMENTALIDADE)
*Valência: é o desejo do indivíduo em obter algo
*Expectativa: é a probabilidade, a chance de êxito.
*Força (instrumentalidade): é a quantidade de trabalho gasta até conseguir tal objetivo
OBS: os três fatores devem ocorrer simultaneamente.
Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais.
Esta teoria sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço, ou seja, quando há um motivo que o faça perseguir um determinado objetivo.
-
A nossa VALÊNCIA é o desejo de passar no concurso. (O valor que isso tem pra nós.)
A nossa EXPECTATIVA é que estudando a gente tem chances de ser aprovado. (esforço-desempenho)
A nossa INSTRUMENTALIDADE é a luta diária, força e determinação pra estudar muito. (desempenho-resultado)
Precisamos ter os 3 para que o objetivo seja alcançado. Se faltar 1, não dá certo.
No caso da questão, não basta atribuir valor a algo (V) e ter a expectativa de conquista (E). Precisa ter o esforço para a coisa acontecer (I)
QUESTÃO: Quando se atribui valor a algo, tem-se a VALÊNCIA.
-
complementando a Geovana
Motivação = Expectativa x Valência x Instrumentalidade
Qq coisa vezes zero = zero
Ou seja, os três fatores deve ocorrer simultaneamente
-
Faltou a instrumentabilidade .
-
Gente eu ainda não consegui entender!! eu entendo a questão assim:
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja (valência) , tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância (expectativa) de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental (instrumentalidade).
Essa Gestão de Pessoas me mata viu
-
Acho que a questão fez uma confusão:
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja(Valência), tem-se a probabilidade subjetiva(Expectativa) ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental(Instrumentalidade).
Valência : é o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) ex erce sobre um indivíduo
Instrumentalidade :relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
Expectativa: relação esforço-desempenho. É a probabilidade, per cebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de es forço levará ao desempenho.
Fonte: GP Andreia Ribas
-
Acredito para a questão ser considerada correta deveria ter a seguinte redação.
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, NÃO se tem a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental,MAS SIM A VALÊNCIA QUE É O VALOR ATRIBUÍDO AO RESULTADO (RECOMPENSA).
Por favor,corrijam-me se estiver equivocado!!!
AVANTE,COMBATENTES !!!
-
-
GAB: ERRADO.
Depois de errar essa questão várias vezes, entendi da seguinte forma:
"Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a VALÊNCIA....."
"O Vroom é um véi"
VALÊNCIA = O que tem valor para mim.
EXPECTÂNCIA = O que eu acredito.
INSTRUMENTALIDADE= O que vou fazer para alcançar o que desejo.
-
Falta um professor aqui para comentar e sanar as dúvidas, porque cada pessoa vem com uma justificativa diferente sobre a questão. No final, eu não entendo o pq mesmo a questão está errada.. ow matéria ruim viu..
-
Na teoria da expectância de vroom há 3 fatores:
Valência - Quando o indivíduo atribui valor para algo que ele deseja.
Instrumentalidade - Que é o que ele fará para alcançar o seu objetivo, ou seja, a ação.
Expectativa/Expectância - É a expectativa que o indivíduo tem em alcançar o que ele deseja.
Olha o que a assertiva diz:
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, TEM-SE a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental. (ERRADO) A assertiva se refere a VALÊNCIA e não a EXPECTÂNCIA.
(Corrijam-me se eu estiver errada)
-
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a valência de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.
-
Certo seria valência no lugar de expectativa.
-
Expectância está relacionada ao esforço despendido e o desempenho que o funcionário acredita que seja reconhecido pela empresa.
Valência é a atribuição de valor que o trabalhador dá à recompensa, de maneira que possa atingir metas pessoais.
-
A questão está errada porque, nessa teoria, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, fala-se em valência.
A probabilidade de atingir o que lhe interessa seria o conceito de expectativa, que também faz parte dessa teoria, mas não se deve confundir uma coisa com a outra.
O terceiro conceito, que também faz parte da teoria da Expectância de Vroom, é o da instrumentalidade, que consiste na ação que o indivíduo deve praticar para atingir seu objetivo.
O artifício de que o examinador se ulilizou, portanto, para tornar a questão errada foi misturar, de uma maneira sutil e capciosa - eu diria maliciosa, inclusive - dois conceitos que fazem parte da mesma teoria. Portanto, é sempre bom ler com atenção as questões para não cair nessas armações ardilosas. Ah! e é sempre bom você dominar o assunto a que se refere a questão. Principalmente nessas materias de Administração de Qualquer Coisa... Matérias que a gente pode até achar que não precisa estudar porque é tudo muito intuitivo, mas é desse tipo de pensamento que a banca examinadora se utiliza para "limpar o grosso" dos inscritos num concurso.
-
GAB:E
Valência: "Passar em um concurso que ganha 13 mil reais é MARAVILHOSO"
(Valor atribuído ao resultado)
+
Instrumentalidade: "Eu acredito piamente que neste concurso só passá quem estudar bastante, por isso devo resolve muitas questões passadas no Qconcurso."
(Nivel de crença no instrumento, ou seja, procedimento adotado, pelo qual se conseguirá o resultado)
+
Expectância: "Se eu chegar ao patamar de acertar 95% das questões eu tenho chances altíssimas de passar."
(Nível de crença que tal esforço e determinado desempenho trará a recomepensa)
=
MOTIVAÇÃO
Ou em outras palavras
ESFORÇO - DESEMPENHO - RESULTADO
-
"Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental."
Atribuir valor é valência e não expectância/expectativa.
Gabarito: Errado
-
Questão: Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.
Na parte em vermelho ele misturou o fator expectativa com o fator instrumentalidade. Ele falou em alcançar o resultado mediante o esforço, ou seja, que o esforço levará ao resultado e taxou isso como fator expectância/expectativa, mas isso faz parte do fator instrumentalidade (desempenho-resultado).
O correto seria: tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar o DESEMPENHO mediante esforço comportamental.
Ainda assim faltaria o fator instrumentalidade (desempenho alcançará o resultado), mas não tornaria, acredito eu, a questão incorreta.
ERRADO
-
Cespe e suas vírgulas e sujeitos com complementos distantes é sinal de erro.
A questão se refere à valência. E
-
Expectativa: relação que o individuo pecebe entre produtividade e eforço e o alcance dos objetivos individuas.
Valencia: O grau de importância que o individuo atribui a algo.
A teoria dos concuseiros. Rs
Fonte: Giovann Carranza, Adm Geral e Pública
-
atribui valor = valencia
-
Nessa questão, precisa de um pouco de aníalise sintática (kkk).
Veja:
Na teoria da expectativa (de Vroom), quando uma pessoa atribui valor (Valência) a algo que deseja, tem-se (o quê?) a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental. ERRADO!
Quando atribuímos valor temos Valência e não Expectância.
Cuidado com esse "alcançar algo valoroso", podee confundir.
GAB.E
-
Quanta baboseira numa área de formação só...
-
Teoria da EXPECTATIVA/EXPECTÂNCIA - V.VROOM
o comportamento humano é sempre orientado para resultados. As pessoas fazem coisas esperando outras em troca. VALÊNCIA; INSTRUMENTALIDADE; EXPECTATIVA.
-
TEORIA DA EXPECTÂNCIA - VROOM
Motivação = Expectativa (saber que dou conta de determinada tarefa - evoca a necessidade de que as pessoas sejam treinadas) + Valência (recompensa tem que ter valor pro indivíduo) + Instrumentalidade (ter os meios para atingir as tarefas e que terá uma recompensa).
-
Jordana gata + valência e espectancia
-
O início da questao tá parecendo a descriçao da Teoria do Estabelecimento de Objetivos, baseada na autoeficácia e tal.
-
Atribuir Valor a algo que deseja = Valência.
Gabarito, errado.
TJAM2019
-
O simples fato de atribuir valor a alguma coisa, não necessariamente vai trazer expectativa em se concluir a tarefa.
Por isso é importante que as atividades de seleção e recrutamento selecionem profissionais adequados ao cargo.
Gabarito Errado.
-
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a valência. Portanto, questão ERRADA, já que não se trata de expectância (crença de alcançar algo valoroso mediante esforço).
Gabarito: E
-
Gab: ERRADO
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor (valência, atribuímos/ buscamos resultados) a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço (errado, seria expectativa, pois ela que está ligada ao esforço) seria comportamental.
-
Errado
Correto seria
Valência e não expectativa
-
Na teoria da expectativa temos a probabilidade, a chance de ter êxito no meu objetivo.
Na valência é que temos o valor que atribuo ao meu objeto
-
A assertiva misturou os conceitos de valência e de expectativa. “Atribuir valor a algo que deseja” se refere à valência. Por sua vez, a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar o desempenho mediante esforço comportamental se refere à expectativa.
Gabarito: errada.
-
Gabarito: errada.
A assertiva misturou os conceitos de valência e de expectativa.
“Atribuir valor a algo que deseja” se refere à valência.
Por sua vez, a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar o desempenho mediante esforço comportamental se refere à expectativa.
Stefan Fantini
-
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui EXPECTATIVA a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.
Valêcia = O valor dado à recompensa (eu quero isso?)
Expectativa = Coferir se há possibilidade de realizar uma coisa (eu consigo fazer?)
Instrumentalidade = (Quando eu conseguir isso, os esforço vai valer a pena? )
-
Existe teoria da valência?