-
Alternativa B
Gostaria de uma explicação
-
Não é letra E pq te ma palavra BASTA
-
Qual a diferença da letra (b) para a letra (a)? Para mim não fica muito claro.
-
Vamos lá: Letra a) Errada: não é uma única ação. É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho. Letra b) Correta: As consequências do assédio moral podem ser graves. Elas afetam o indivíduo assediado, o ambiente de trabalho e a sociedade. A seguir, são listadas algumas das consequências para cada um destes.Para o indivíduo:♦ Dores generalizadas;♦ Palpitações;♦ Distúrbios digestivos;♦ Dores de cabeça;♦ Hipertensão arterial (pressão alta);♦ Alteração do sono;♦ Irritabilidade;♦ Crises de choro;♦ Abandono de relações pessoais;♦ Problemas familiares;♦ Isolamento;♦ Depressão;♦ Síndrome do pânico;♦ Estresse;♦ Esgotamento físico e emocional;♦ Perda do significado do trabalho;♦ Suicídio;Para a organização/empresa:♦ Redução da produtividade;♦ Aumento na rotatividade de pessoal;♦ Aumento de erros e acidentes;♦ Absenteísmo;♦ Aposentadoria prematura;♦ Clima desfavorável para o trabalho;♦ Exposição negativa da marca;♦ Passivos trabalhistas decorrentes de indenizações;♦ Multas administrativas por manifestações de discriminação;♦ Licenças médicas;♦ Demissões.Para sociedade:♦ Custos com tratamento médico e reabilitação;♦ Despesas com benefícios sociais (dependência de auxílio doença e aposentadoria precoce);♦ Custos dos processos administrativos e judiciais.Letra c) Errada: As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.As ações decorrem das relações interpessoais e/ou do assédio organizacional (quando a própria organização incentiva e/ou tolera as ocorrências).
-
Letra d) Errada
Pode Configurar crime a depender do tipo de violência, como por exemplo a injúria.
Letra e) Errada:
As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.
-
Não entendi o erro da letra a. O assédio precisa ocorrer várias vezes para, de fato, ser considerado assédio? Um chefe, por exemplo, que uma única vez humilhou algum funcionário na frente de toda a empresa ou usou cantadas e assediou fisicamente alguma funcionária. Isso não poderia ser considerado assédio? Dependendo da situação uma situação que ocorreu uma única vez pode acarretar danos morai mais graves que uma ação que se dá repetidamente.
-
Letra C) A expressão horizontal está errada, pode ser horizontal, vertical, ascendente ou descendente. Ocorre com mais frequência no nivél hierárquico vertical.
No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima.
-
O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral. Esse é o erro da letra A.
-
de que modo o assédio acarreta "queda do rendimento econômico"?
-
A - Um único episódio caracterizado por humilhação pode configurar assédio moral, desde que seus efeitos impliquem modificações psíquicas e cerceamento da autonomia do humilhado. (O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral.)
B - O assédio moral no trabalho pode acarretar ao trabalhador, além da queda do rendimento econômico, sintomas psicossomáticos, como desvitalização, desenvolvimento de traços paranoides e patologias delirantes.
C- No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima. (NA VERTICAL É MAIS PRESENTE).
D- Diferentemente do assédio moral, o assédio sexual acarreta consequências penais, cíveis e trabalhistas, devendo a reparação do dano causado abranger a gravidade do ato, as alterações psicopatológicas causadas à vítima e as condições que tenham culminado no ato. (AMBOS TIPOS DE ASSÉDIO PODEM SER PENALIZADOS, POIS CAUSAM SOFRIMENTO )
E-Para a caracterização do assédio moral, basta que sejam comprovadas a intencionalidade e a direcionalidade na conduta do agente assediador. (A INTENÇÃO É UMA CARACTERISTICA MUITO IMPORTANTE, MAS NÃO PODE SER VISTA ISOLADAMENTE)
-
"Patologias delirantes"... A queixa do trabalhador poderia ser desqualificada como delírio se o gabarito representasse a resposta correta.