SóProvas


ID
108706
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre os perigos da leitura

Nos tempos em que eu era professor da Unicamp, fui designado presidente da comissão encarregada da seleção dos candidatos ao doutoramento, o que é um sofrimento. Dizer esse entra, esse não entra é uma responsabilidade dolorida da qual não se sai sem sentimentos de culpa. Como, em 20 minutos de conversa, decidir sobre a vida de uma pessoa amedrontada? Mas não havia alternativas. Essa era a regra.
Os candidatos amontoavam-se no corredor recordando o que haviam lido da imensa lista de livros cuja leitura era exigida. Aí tive uma ideia que julguei brilhante. Combinei com os meus colegas que faríamos a todos os candidatos uma única pergunta, a mesma pergunta. Assim, quando o candidato entrava trêmulo e se esforçando por parecer confiante, eu lhe fazia a pergunta, a mais deliciosa de todas: "Fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar!". [...]
A reação dos candidatos, no entanto, não foi a esperada. Aconteceu o oposto: pânico. Foi como se esse campo, aquilo sobre o que eles gostariam de falar, lhes fosse totalmente desconhecido, um vazio imenso. Papaguear os pensamentos dos outros, tudo bem. Para isso, eles haviam sido treinados durante toda a sua carreira escolar, a partir da infância. Mas falar sobre os próprios pensamentos - ah, isso não lhes tinha sido ensinado!
Na verdade, nunca lhes havia passado pela cabeça que alguém pudesse se interessar por aquilo que estavam pensando. Nunca lhes havia passado pela cabeça que os seus pensamentos pudessem ser importantes.

(Rubem Alves, www.cuidardoser.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta a mesma estrutura verbal de voz reflexiva empregada na frase - Os candidatos amontoavam-se no corredor.

Alternativas
Comentários
  • A redação correta das alternativas segue abaixo:(A) Concebeu-se, assim, uma nova forma de viver.(B) Foi assim que o prédio se construiu.(C) Os candidatos não sabiam se estavam preparados.(D) Diante do frio, procuraram todos agasalhar-se.(E) Os campos aravam-se com instrumentos primitivos.;)
  • O verbo está na voz reflexiva quando o sujeito é o agente e o paciente ao mesmo tempo, isto é, o sujeito executa e recebe a ação verbal simultaneamente. Essa é a definição tradicional, que, frequentemente, encontramos nos livros escolares de gramática. Exemplos:

    Prejudiquei-me por você.

    Consideras-te vencedor.

    O índio feriu-se.

    Preparemo-nos para o concurso.

    Por que vos arrogais semelhantes privilégios?

    As crianças salvaram-se, fugindo daquele lugar.

    d) Diante do frio, procuraram todos agasalhar-se.

  • Seres inanimados não aceitam voz reflexiva.

  • Os candidatos amontoavam-se no corredor. amontoavam a si mesmos no corredor

     

    Diante do frio, procuraram todos agasalhar-se. agasalharam a si mesmos diante do frio

  • Pessoal, na alternativa "d" não deveria ocorrer a próclise em: "... todos agasalhar-se" já que existe a partícula atrativa "todos"? 

  • Questão antiga. Quem resolveu ela em 2019?

  • Gabarito D

  • Respondendo a pergunta do Matheus Bizinotto:

    Ocorreu a ênclise devido ser um infinitivo.

  • Ô falta de atenção da peste...

  • Acredito que os dois "se" sejam partes integrantes do verbo.

  • O infinitivo aceita a ênclise, o cara é fod*. Para não ater-se <- Certinha tbm

    Para não obter-se <- certinha tbm. Cuidado com as exceções. Quanto ao "SE" da "E" não é possíuvio, uma vez que seres "mortos" não se matam. Inanimado não aceita reflexão

  • Alternativa D

    A) Concebeu-se, assim, uma nova forma de viver.

    Nesse caso, a partícula "se" indica a construção da voz passiva sintética! Mas como sabemos disso? Basta passar a frase para a voz passiva analítica: Assim, uma nova forma de viver foi concebida

    B) Foi assim que o prédio se construiu.

    Não se pode aplicar a voz reflexiva quando o sujeito é um ser inanimado

    C) Os candidatos não sabiam se estavam preparados.

    A partícula "se", neste caso, dá à frase uma ideia de dúvida, incerteza/

    D) Diante do frio, procuraram todos agasalhar-se.

    Aqui, o sujeito é que pratica a ação de agasalhar e, ao mesmo tempo, é quem se torna agasalhado, ou seja, há ocorrência da voz reflexiva

    E) Os campos aravam-se com instrumentos primitivos.

    Não se pode aplicar a voz reflexiva quando o sujeito é um ser inanimado