-
A palavra meritocracia vem do latim mereo que significa obter, merecer e pode ser definida como forma de atuação baseada no mérito, na qual as posições hierárquicas e outras recompensas são conquistadas pelos colaboradores que atingem os resultados esperados e apresentam no dia a dia de trabalho as competências de liderança, técnicas e estratégicas estabelecidas previamente pelas organizações. São muitas as empresas que hoje aplicam critérios meritocráticos em seus sistemas de reconhecimento, recompensa e gestão de carreira, ou seja, que têm como objetivo valorizar e reter os colaboradores que realmente fazem a diferença nos negócios, que garantem os resultados e o crescimento constante da organização.
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2013/02/18/o-que-e-meritocracia/
-
ENUNCIADO - São vantagens da burocracia:
V - a) a meritocracia.
A meritocracia, um dos pilares do modelo burocrático, é a valorização do mérito pela Administração. Com base na meritocracia, os melhores funcionários são promovidos e os melhores candidatos são selecionados para ingressar na organização. Esse princípio da meritocracia é uma das principais heranças do modelo burocrático e é reconhecido como um dos fatores positivos do modelo.
F - b) a rigidez.
Constitui-se em desvantagem do modelo burocrático.
F - c) a resistência a mudanças.
Constitui-se em desvantagem do modelo burocrático.
F - d) o apego às regras.
Constitui-se em desvantagem do modelo burocrático.
F - e) o formalismo.
Constitui-se em desvantagem do modelo burocrático.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
O modelo gerencial se apoia e conserva alguns princípios fundamentais da burocracia, embora flexibilizando-os, como a rigorosa profissionalização da administração pública, que continua princípio fundamental. O termo pós-burocrático significa que algumas vantagens da burocracia são utilizadas como características do modelo gerencial, por exemplo: Meritocracia, Impessoalidade, Profissionalização dentre outros. Essas características não foram definidas pelo gerencialismo, mas sim pela burocracia.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
Errei por não ver a meritocracia como vantagem em nada... A vida é mais do que podemos dar (a) e fazer (com); não é desculpa para o fracasso, mas a sensatez de saber que a maior parte da vida não está sob nosso controle, embora a maioria de nós pense o contrário. A meritocracia é uma ilusão, o trabalho não.
paz
-
Letra A.
As características principais da Burocracia são:
Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho - não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas, etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
Fonte: Estratégia Concursos