SóProvas


ID
1091665
Banca
TRT 2R (SP)
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Observe as proposições abaixo e ao final responda a alternativa que contenha as proposituras corretas, em que figuram, respectivamente, crimes contra a administração da justiça e contra a organização do trabalho:

I. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função exercida, vantagem indevida; retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício para satisfazer sentimento pessoal.

II. Fazer afirmação falsa, como testemunha, perito, contador, em processo judicial; dar causa à instrumento de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime de que sabe inocente.

III. Ordenar operação de crédito interno, sem prévia autorização legislativa; constranger alguém mediante violência ou grave ameaça a não trabalhar, durante certo período.

IV. Acusar-se, perante autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem; constranger alguém mediante grave ameaça a não adquirir de outrem matéria-prima ou produto industrial agrícola.

V. Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite; participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupção de obra pública.

Está correta a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • I. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função exercida, vantagem indevida (CONCUSSÃO - Crime contra a ADM PÚB praticado por funcionário púb contra a ADM em geral); retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício para satisfazer sentimento pessoal (PREVARICAÇÃO - idem a concussão)

    II. Fazer afirmação falsa, como testemunha, perito, contador, em processo judicial (Tá CERTO- FALSO TESTEMUNHO ou FALSA PERÍCIA- Crime contra a ADM da JUSTIÇA); dar causa à instrumento de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime de que sabe inocente (não está a literalidade do art. 339 do CP - Denunciação Caluniosa, mas acredito estar correta)

    III. Ordenar operação de crédito interno, sem prévia autorização legislativa (contratação de operação de crédito - Crime contra as finanças públicas); constranger alguém mediante violência ou grave ameaça a não trabalhar, durante certo período (Atentado contra a liberdade de trabalho - Crime contra a organização do Trabalho).

    Como se vê, apenas as opções IV e V continham a combinação correta. A II eu entendo certa, mas não tinha essa opção de alternativa. 

  • A II não está certa devido ao comando da questão que pede, respectivamente, crimes contra a administração da justiça e contra a organização do trabalho. Os dois crimes da proposição II são contra a administração da justiça.

  • Alternativa correta: letra C...itens IV e V.

    IV - Autoacusação falsa (art. 341 do CP) e Boicotagem (art. 198 do CP);V- Exercício arbitrário das próprias razões (art. 345 do CP) e Paralisação de trabalho de interesse coletivo (art. 201 do CP).
  • I- CONCUSSÃO E PREVARICAÇÃO = CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    II- AMBOS SÃO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

    III- PRIMEIRO, CRIME CONTRA AS FINANÇAS PÚBICAS E O SEGUNDO É CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. 



  • Analisando a questão:


    Os crimes contra a administração da Justiça estão previstos nos artigos 338 a 359 do Código Penal e os crimes contra a organização do trabalho estão previstos nos artigos 197 a 207 do Código Penal.

    Feitas essas considerações, passemos a analisar cada uma das assertivas.

    Assertiva I: INCORRETA.
    - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função exercida, vantagem indevida = crime de concussão (artigo 316 do CP) - CRIME PRATICADO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL;
    - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício para satisfazer sentimento pessoal = crime de prevaricação (artigo 319 do CP) - CRIME PRATICADO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL.

    Assertiva II: INCORRETA.
    - Fazer afirmação falsa, como testemunha, perito, contador, em processo judicial = crime de falso testemunho ou falsa perícia (artigo 342 do CP) - CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA;
    - dar causa à instrumento de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime de que sabe inocente= crime de denunciação caluniosa (artigo 339 do CP) - CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA. 

    Assertiva III: INCORRETA
    - Ordenar operação de crédito interno, sem prévia autorização legislativa = crime de contratação de operação de crédito (artigo 359-A do CP) - CRIME CONTRA AS FINANÇAS PÚBLICAS;
    -constranger alguém mediante violência ou grave ameaça a não trabalhar, durante certo período = crime de atentado contra a liberdade de trabalho (artigo 197 do CP) - CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. 

    Assertiva IV: CORRETA.
    - Acusar-se, perante autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem = crime de auto-acusação falsa (artigo 341 do CP) - CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA;
    - constranger alguém mediante grave ameaça a não adquirir de outrem matéria-prima ou produto industrial agrícola = crime de atentato contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta (artigo 199 do CP) - CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.

    Assertiva V: CORRETA.
    - Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite = crime de exercício arbitrário das próprias razões (artigo 345 do CP) - CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA;
    - participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupção de obra pública = crime de paralisação de trabalho de interesse coletivo (artigo 201 do CP) - CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.

    Estando corretas as assertivas IV e V, deve ser assinalada a alternativa C.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA C.
  • DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

            Reingresso de estrangeiro expulso

            Denunciação caluniosa

            Comunicação falsa de crime ou de contravenção

            Auto-acusação falsa

            Falso testemunho ou falsa perícia

            Coação no curso do processo

            Exercício arbitrário das próprias razões

            Fraude processual

            Favorecimento pessoal

            Favorecimento real

            Exercício arbitrário ou abuso de poder

            Fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurança

            Evasão mediante violência contra a pessoa

            Arrebatamento de preso

            Motim de presos

            Patrocínio infiel

            Patrocínio simultâneo ou tergiversação

            Sonegação de papel ou objeto de valor probatório

            Exploração de prestígio

            Violência ou fraude em arrematação judicial

            Desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito

     

    DOS CRIMES CONTRA
    A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

            Atentado contra a liberdade de trabalho

            Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta

            Atentado contra a liberdade de associação

            Paralisação de trabalho, seguida de violência ou perturbação da ordem

            Paralisação de trabalho de interesse coletivo

           Invasão de estabelecimento industrial, comercial ou agrícola. Sabotagem

            Frustração de direito assegurado por lei trabalhista

           Frustração de lei sobre a nacionalização do trabalho

            Exercício de atividade com infração de decisão administrativa

            Aliciamento para o fim de emigração

            Aliciamento de trabalhadores de um local para outro do território nacional