SóProvas


ID
1091746
Banca
TRT 2R (SP)
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, aponte a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) 

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 3º - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.


    B)

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 2º - Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 5, de 1995)


    C)

    Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.


    D)

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:


    E)

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;

  • LETRA A!

     

    OS ESTADOS PODERÃO MEDIANTE LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL INSTITUIR:

     

    - REGIÕES METROPOLITANAS

     

    - AGLOMERAÇÕES URBANAS

     

    - MICRORREGIÕES

     

    POR AGRUPAMENTOS DE MUNICÍPIOS LIMÍTROFES

     

    PARA INTEGRAR A ORGANIZAÇÃO, O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE FUNÇÕES PÚBLICAS DE INTERESSE COMUM

     

     

    ATENÇÃO! --->  NESTE CASO, NÃO SE EXIGE PRÉVIA CONSULTA À POPULAÇÃO DIRETAMENTE INTERESSADA

  • Sobre a E:

     

    Legislar ou é privativamente (U) ou é concorrente (U, E, DF).

     

    Gab. A

  • A- CERTO --> Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 

    § 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

     

    * A instituição das regioes metropolitanas, aglomerações e microrregiões se dá por meio de LEI COMPLEMENTAR.

    ** Para instituir tais regiões NÃO HÁ NECESSIDADE DE PLEBISCITO.

    *** Tais regiões NÃO GOZAM DE AUTONOMIA POLÍTICA 

    ________________________________________________________________________________________

     

    B- Errada --> Cabe aos ESTADOS ( E NÃO AOS MUNICÍPIOS)  explorarem diretamente ou mediante concessão os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

     

    ________________________________________________________________________________________

     

    C- Errada --> C.F Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao TRIPLO ( E NÃO AO QUADRUPLO ) da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

    ________________________________________________________________________________________

     

    D- ERRADA --> C.F Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias ( E NÃO 15 DIAS), e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

     

    * Município embora seja ente autonomo NÃO POSSUI PODER CONSTITUINTE DECORRENTE.

    ** Municipio NÃO TEM PODER JUDICIÁRIO PRÓPRIO.

    *** As competências PRIVATIVAS da União NÃO PODEM SER DELEGADAS AOS MUNICÍPIOS.

    **** Município NÃO LEGISLAM CONCORRENTEMENTE.

    ________________________________________________________________________________________

     

    E- Errada --> A competência para legislar sobre previdência, proteção e defesa da saúde NÃO É EXCLUSIVA da União. Trata-se de competência CONCORRENTE.

     

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;

  • Em leitura rápida eu errava sem querer essa Competência privativa da União para legislar sobre

    Agora tenho um macete

    Não tem aquela frase: Seguraaa Peãooo!

    Só lembrar : Seguraaaaa Uniãooo!!! (União é só para Seguridade Social!)

    Sigamos na luta!

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre organização político-administrativa.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 25: "Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. (...) § 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum".

    B- Incorreta. Trata-se de competência dos Estados. Art. 25, § 2º, CRFB/88: "Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação".

    C- Incorreta. O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados. Art. 27, CRFB/88: "O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze".

    D- Incorreta. O interstício correto é de 10 dias, não 15. Art. 29, CRFB/88: "O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: (...)".

    E- Incorreta. Trata-se de competência concorrente da União, Estados e DF. Art. 24, CRFB/88: "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) XII - previdência social, proteção e defesa da saúde; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.