SóProvas


ID
1096213
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O pH é uma variável que pode influenciar desde a estabilidade de um medicamentos até a velocidade com que o mesmo é absorvido e eliminado do organismo. Com relação a influência que o pH exerce na farmacocinética dos fármacos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fase 1: As reações de fase 1 são realizadas principalmente no fígado e são ditas catabólicas (por exemplo: hidrólise, oxidação e redução). Têm por objetivo exibir ou inserir grupos funcionais na molécula do fármaco, tendo como resultado, um metabólito mais polar, mais hidrossolúvel e mais fácil de ser excretado

  • a)A acidificação da urina pode retardar a eliminação da codeína por se tratar de uma droga com caráter básico. ERRADA. Acelera a eliminação.

     

     b)A alcalinização da urina pode retardar a eliminação da vitamina C gerando acúmulos desta vitamina no organismo. ERRADA. Acelera a eliminação.

     

     c)O aumento do pH estomacal favorece a absorção de salicilatos.ERRADA. Desfavorece, já que torna o ambiente mais básico, em que ácidos (ácido acetilsalicílico, no caso) se tornam ionizados.

     

     d)O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para alcalinizar a urina e retardar a excreção de drogas ácidas como a estreptomicina prolongando seu tempo de meia-vida.  ERRADO. Aumenta a excreção.

     

     e)Hidróxidos metálicos podem diminuir a absorção de drogas com caráter ácido como o ciprofloxacino. GABARITO

  • a. A acidificação da urina pode ACELERAR a eliminação da codeína por se tratar de uma droga com caráter básico.

    b. A alcalinização da urina pode ACELERAR a eliminação da vitamina C gerando acúmulos desta vitamina no organismo.

    c. A aumento do pH estomacal PREJUDICA a absorção de salicilatos.

    d. O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para alcalinizar a urina e ACELERAR a excreção de drogas ácidas como a estreptomicina prolongando seu tempo de meia-vida.

    e. Hidróxidos metálicos podem diminuir a absorção de drogas com caráter ácido como o ciprofloxacino.

    Explicação para os itens A/B/D: Quando os ácidos e bases estão na sua forma apolar , serão reabsorvidos em nível renal. Isso significa que: acidificando a urina, favorece a excreção de fármacos básicos; alcalinizando a urina, favorece a excreção de fármacos ácidos.

    Explicação para o item C: Fármacos ácidos são melhor absorvidos em pH ácido, do mesmo modo que fármacos básicos são melhor absorvidos em meio básico. Assim, quando aumentamos o pH do estômago, estamos aumentado o grau de alcalinidade, favorecendo, assim, a absorção de fármacos básicos e dificultando a absorção de fármacos ácidos. Sendo o salicilato um fármaco ácido, o pH ácido do estômago é um ambiente adequado para sua absorção.