SóProvas


ID
1096645
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No fim do ano passado, a Justiça brasileira apresentou a prova mais contundente de que as instituições são capazes de reagir com rigor à corrupção, ao condenar à prisão 25 pessoas acusadas de participação no mensalão, o maior escândalo político da história recente. Seis meses depois de anunciadas as sentenças, porém, ninguém está preso. Os advogados dos réus ainda tentam, através de recursos, reduzir algumas penas e até mesmo reabrir o julgamento. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, confirmou que a análise dos recursos será iniciada em agosto, logo depois do recesso forense. A hipótese de uma reviravolta no resultado é considerada remota, mas tecnicamente ela existe. No mínimo, acreditavam os advogados dos réus, os recursos postergariam pelo menos dois anos o início do cumprimento da pena. Na semana passada, o STF emitiu um sinal contundente de que não será tolerante com chicanas. Em uma decisão inédita desde a redemocratização do Brasil, a corte expediu um mandado de prisão contra um deputado federal condenado – e produziu um acontecimento não menos raro: o parlamentar foi preso e encaminhado à penitenciária. (“Mensaleiros em Pânico”. Revista Veja. Julho 2013)


Acerca da divisão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "C" (alternativa incorreta)

    Faltou o seguinte trecho no enunciado da questão: "Acerca da divisão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assinale a alternativa INCORRETA."

    A ordem sucessória do Presidente da República está prevista no art. 80 da CF, segue:

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • Antes de ler os comentários, leia o restante da questão:

     

    Acerca da divisão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assinale a alternativa INCORRETA:

    -

    -

     

     

     


     

  • SACANAGI! hehe xD

  • § 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. ELEIÇÕES INDIRETAS

  • Por que eu li o texto ? kkkk

  • CARTA MARCADA????

     

    Tudo bem que a letra "C" está errada, mas a "D" também está, pois se é o Congresso que escolherá o novo Presidente e Vice, nesse caso específico (vacância já nos últimos 2 anos do mandato presidencial), já não há que se falar em "novas eleições".

     

    CF, art. 81, § 1º

  • 1 -PRES. da CÂMARA DOS DEP.

    2 -PRES. do SENADO F.

    3 -PRES. do STF.

  • Essas INCORRETAS só me derróbam!!

  • 1 -PRES. da CÂMARA DOS DEP.

    2 -PRES. do SENADO F.

    3 -PRES. do STF.

  • Nem precisei ler o texto... Questão apenas cansativa!

  • GABARITO: C

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre separação dos Poderes. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. Em razão da tripartição dos Poderes, cada Poder tem sua função típica/principal/precípua: a do Executivo é administrar; a do Legislativo é legislar e fiscalizar; a do Poder Judiciário é julgar. Isso não significa, por exemplo, que Legislativo e Judiciário não possuam, por exemplo, função administrativa interna, pois possuem; significa apenas que essa não é sua função principal, sua razão de existir.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 101, parágrafo único: "Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal".

    C- Incorreta. A alternativa não corresponde à ordem que consta na Constituição. Art. 79, CRFB/88: "Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente. (...)".

    Art. 80, CRFB/88: "Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 81: "Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga. § 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. § 2º Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a incorreta).