SóProvas


ID
1096972
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Petrópolis - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta. Artigo 64/CF: "A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados".
  • Essa tava fácil, mas olha a lógica da C. O presidente encaminha PL para o congresso e após sua aprovacão veta.... Só para reflexão kkkk. Ele poderia fazer isso??? Tem tempo que não estudo essa doutrina mas pelo que lembro, não haveria qualquer problema, entretanto para parte da doutrina ele apenas poderia vetar o que foi modificado do projeto inicial, e se deixasse de sancionar ocorreria a sancão tácita. 

  • Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República:

    A)     Vide art. 64,CRFB

    B)     O regime de urgência é solicitado pelo presidente da república para seus projetos de lei por fora do §1º do mesmo artigo.

    C)     Por força do art. 66 a sanção e o veto dos projetos de lei passam pelo presidente.

    D)Uma das formas de aprovação da medida provisória é a sua aprovação com alterações o que necessariamente a transforma em projeto de lei veja esta notícia atual:

    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,projeto-de-lei-deve-ser-votado-para-substituir-mp-do-saneamento,70002849066

    E) Este prazo não se refere a aprovação do projeto de lei, pois  em regra a aprovação só existirá quando for solicitado urgência pelo presidente vide art. 64, §2º..

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A questão exige conhecimento acerca do processo legislativo e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao projeto de lei de iniciativa do Presidente da República.

    a) tem discussão e votação iniciada na Câmara dos Deputados;

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 64, caput, CF:  Art. 64. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados.

    b) pode ser objeto do chamado regime de urgência, mediante solicitação do Presidente da Mesa de uma das Casas;

    Errado. Houve extrapolação da banca, não há nenhum requisito para a solicitação de urgência, conforme se lê no art. 64, § 1º, CF: Art. 64, § 1º O Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

    c) não necessita de sanção pelo Presidente, após sua aprovação pelo Congresso Nacional;

    Errado. Ainda que a iniciativa seja do Presidente da República é necessário sua sanção, nos termos do art. 66, caput, CF: Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará.

    d) não pode ser substituído por medida provisória;

    Errado. Se a matéria for compatível com a medida provisória e for caso de relevância e urgência é possível, sim, conforme art. 62, caput, CF: Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.               

    e) deve ser votado e aprovado em até 45 (quarenta e cinco) dias, sob pena de sobrestamento das demais deliberações no Congresso Nacional.

    Errado. O prazo é para que cada Casa se manifeste. Além disso, há o sobrestamento na respectiva Casa que não se manifestou e não no Congresso Nacional. Aplicação do art. 64, § 2º, CF: Art. 64, § 2º Se, no caso do § 1º, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, sobrestar-se-ão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se ultime a votação.   

    Gabarito: A