SóProvas


ID
1097854
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da organização administrativa no âmbito federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, a alternativa C está incompleta. Faltou indicar as fundações como entes da administração indireta.

  • Carina, na verdade não houve restrição das entidades que compõem a Administração Indireta. A questão limitou-se apenas em citar entidades que a integram: Compõem a Administração Indireta... caso quisesse limitar todas as que compõem a Administração Indireta, utilizaria termos como apenas, somente, entre outros.

  • Infelizmente, temos uma realidade diferente de uma banca para outra, já que em uma banca como a FCC, a letra "C" estaria errada por não estar completa. Temos sempre que achar uma que esteja mais ou menos no rumo, e desconsiderar até nossos próprios conhecimentos sobre o tema.

  • De fato, a alternativa considerada correta pela banca não fala em "apenas", "somente". Além disso, é possível responder por eliminação.

    a) São consideradas pessoas federativas ou entidades políticas apenas a União e os Estados.Falso. As entidades políticas são aquelas que compõem a Administração Direta, quais sejam, União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


    b) As pessoas jurídicas integrantes da Administração indireta, assim como os órgãos da Administração direta, não poderão adquirir direitos e contrair obrigações na ordem jurídica.

    Falso. As pessoas jurídicas da Administração Indireta são entidades, ou seja, possuem personalidade jurídica própria, à semelhança da Administração Direta. Assim, ambas podem contrair direitos e obrigações.


    c) Conforme disciplinado na lei, compõem a Administração indireta as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista.Verdadeiro. Decreto nº 200/67, art. 4º, II: "A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: a) Autarquias; b) Emprêsas Públicas; c) Sociedades de Economia Mista. d) fundações públicas".


    d) As autarquias federais, a exemplo do INSS, possuem personalidade jurídica de direito privado.Falso. As autarquias (de qualquer esfera) possuem personalidade jurídica de direito público.

    e) As empresas públicas, atuantes na atividade econômica do Estado, diferentemente das sociedades de economia mista, são formalmente pessoas jurídicas de direito público.Falso. Tanto as EP como as SEM são pessoas jurídicas de direito privado (Decreto nº 200/67, art. 5º, II).

  • Não se trata da alternativa correta, mas a menos errada. Lamentável!

  • O fato de a alternativa "C" estar incompleta, não a torna errada. Errada estaria se limitasse a Adm. Indireta apenas às Autarquias, SEM e EP, o que não fez, quando colocou apenas uma vírgula depois de "empresas públicas".

    Senão vejamos:

     Conforme disciplinado na lei, compõem a Administração indireta as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista.

    É necessário atentar para esses pequenos detalhes!

    Bons estudos.

  • por causa de uma vírgula!

  • Por isso a importância de estudar com questões da banca pra qual irá prestar prova, pois algumas delas considerariam a alternativa "c" errada, alegando que, conforme a lei, são 4 as entidades.

    É a mesma coisa que perguntar: "Se um pato perde a pata, ele fica perneta ou viúvo?"

  • Acertei por anulação, mas a questão dada como correta pela banca se encontra incompleta, por onde andas as fundações? rs.

  • A questão não usou o apenas, então ainda que incompleta é válida. 

  • Pegadinha safada, F.A.S.E 

  • Só lembranda que as fundações de direito público também são autarquais.

  • IADES se decida, tem questões em que o IADES considera incomplate como ERRADA, e outras como essa que aceitam como CERTAS, assim jovem heheheh tente ir por eliminação das mais erradas...

  • Daí vc pergunta ao examinador da IADES :

    - Senhor examinador , incompleto é errado ?

    Examinador :

    - Pode ser que sim ou que não , depende do meu humor .

  • essa banca é igual a CESPE, incompleta as vezes é certa e as vezes errada.

  • Assim fica difícil ... ... olha que eu ainda iria marca .

  • Eis os comentários sobre cada opção:

    a) Errado:

    Na realidade, entes federativos são a União, os Estados, o DF e os Municípios, o que se extrai do teor do art. 1º da CRFB/88:

    "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:"

    Pode-se combinar este preceito constitucional com a regra do art. 41, I a III, do Código Civil, verbis:

    "Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno:

    I - a União;

    II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;

    III - os Municípios;"

    b) Errado:

    Em rigor, justamente pelo fato de serem pessoas jurídicas autônomas, as entidades da administração indireta são sujeitos de direitos, o que significa dizer que ostentam personalidade jurídica própria, podendo, assim, adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio.

    No ponto, eis o teor do art. 4º, II, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas."

    c) Certo:

    Embora ausentes as fundações públicas, a presente assertiva não se revela incorreta, porquanto a Banca não se valeu de expressões como apenas, tão somente, exclusivamente e similares, o que significa dizer que não foram excluídas outras entidades igualmente integrantes da administração indireta.

    Assim, correta a presente proposição.

    d) Errado:

    Toda e qualquer autarquia constitui pessoa jurídica de direito público, a teor do citado art. 41, inciso IV, do Código Civil, litteris:

    "Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno:

    (...)

    IV - as autarquias, inclusive as associações públicas;"

    e) Errado:

    Na realidade, empresas públicas, sejam as prestadoras de serviços públicos, sejam as exploradoras de atividades econômicas, detêm personalidade jurídica de direito privado, o que se extrai do teor do art. 3º da Lei 13.303/2016, que assim enuncia:

    "Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios."


    Gabarito do professor: C

  • Passível de anulação.

    Conforme DISCIPLINADO NA LEI são 4 os entes que compóe a administração indireta e não apenas os 3 entes como citado acima, questão incompleta conforme dispõe a lei e não conforme interpretação ou entendimento da IADES.

  • Fica difícil saber quando incompleto vai tá certo ou errado .!como assim isso heim

  • A questão não disse no final "empresas públicas, e as sociedades de economia mista"

    Se tivesse o "e" igual na frase acima, a questão estaria errada

  • A questão está incompleta. Lembremos quais são as entidades indiretas : E.P. , S.E.M. , FINDAÇÕES PÚB. , AUTARQUIA.

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101