SóProvas


ID
1099258
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grudados no facebook

Eu resisti o quanto pude, mas acabei sucumbindo no ano passado, por necessidade profissional e também para “conhecer o inimigo”, já que meus filhos inevitavelmente usariam a plataforma.

Por que o facebook tem o poder de transfixar o usuário em sua frente? Um grupo de neurocientistas alemães suspeitou de que a resposta estivesse no retorno positivo que a plataforma oferece por meio das curtidas públicas aos posts dos usuários.

As curtidas servem como uma indicação da reputação social do usuário, e ter boa reputação é algo valioso por aumentar a chance de ser alvo de boa vontade e cooperação dos outros. Descobrir que gostam da gente ou receber outras formas de avaliação positiva são estímulos fortes para o estriado ventral, estrutura do sistema de recompensa do cérebro que nos premia com uma sensação de prazer quando algo positivo acontece. Mais tarde, a lembrança desse reforço positivo serve como motivação para repetir o que deu certo – e assim a causa da boa reputação se afirma.

Os pesquisadores da Universidade Livre de Berlim examinaram a relação entre a intensidade de uso da plataforma e a percepção do cérebro dos usuários a recompensas sociais. O resultado foi uma correlação clara entre a intensidade com que o estriado ventral de cada um respondia a avaliações sociais positivas de boa reputação, na forma de adjetivos associados à sua pessoa. A descoberta explica por que o facebook é um sistema tão poderoso quanto um videogame. Funciona como um video game: você aperta alguns botões e descobre imediatamente, pelas opiniões dos outros, se o resultado foi positivo. Como esse é um videogame de adultos que se leva no bolso, é difícil resistir a “jogar” o tempo todo…

(Suzana Herculano-Houzel, Folha de S. Paulo,14.10.2013. Adaptado)

No contexto do primeiro parágrafo, as aspas em – “conhecer o inimigo” – foram usadas para

Alternativas
Comentários
  • letra b mas nao entendi

  • Talvez colocado entre aspas a expressão para relacionar com a expressão seguinte sobre seus filhos.

  • tb ñ entendi

    As vezes parece q esses caras que formulam as questões, ponhem muito de suas opiniões, ao invés de serem imparciais e didáticos

  • marquei a (B) por eliminação.

  • As aspas têm sido usadas, desde 1871, como um sinal gráfico que delimita uma citação, um título de obra, uma denominação comercial ou para realçar certas palavras ou expressões empregues em sentido figurado. A partir deste último uso, surgiu na oralidade a expressão entre aspas, que muitas vezes é acompanhada de um gesto com os dedos indicadores flectidos. 

     

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/entre-aspas/11321

     

    Letra B

  • Eufemismo

  • Assertiva b

    B

    amenizar o impacto da expressão.