SóProvas


ID
1099261
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grudados no facebook

Eu resisti o quanto pude, mas acabei sucumbindo no ano passado, por necessidade profissional e também para “conhecer o inimigo”, já que meus filhos inevitavelmente usariam a plataforma.

Por que o facebook tem o poder de transfixar o usuário em sua frente? Um grupo de neurocientistas alemães suspeitou de que a resposta estivesse no retorno positivo que a plataforma oferece por meio das curtidas públicas aos posts dos usuários.

As curtidas servem como uma indicação da reputação social do usuário, e ter boa reputação é algo valioso por aumentar a chance de ser alvo de boa vontade e cooperação dos outros. Descobrir que gostam da gente ou receber outras formas de avaliação positiva são estímulos fortes para o estriado ventral, estrutura do sistema de recompensa do cérebro que nos premia com uma sensação de prazer quando algo positivo acontece. Mais tarde, a lembrança desse reforço positivo serve como motivação para repetir o que deu certo – e assim a causa da boa reputação se afirma.

Os pesquisadores da Universidade Livre de Berlim examinaram a relação entre a intensidade de uso da plataforma e a percepção do cérebro dos usuários a recompensas sociais. O resultado foi uma correlação clara entre a intensidade com que o estriado ventral de cada um respondia a avaliações sociais positivas de boa reputação, na forma de adjetivos associados à sua pessoa. A descoberta explica por que o facebook é um sistema tão poderoso quanto um videogame. Funciona como um video game: você aperta alguns botões e descobre imediatamente, pelas opiniões dos outros, se o resultado foi positivo. Como esse é um videogame de adultos que se leva no bolso, é difícil resistir a “jogar” o tempo todo…

(Suzana Herculano-Houzel, Folha de S. Paulo,14.10.2013. Adaptado)

O segmento frasal – Os pesquisadores da Universidade Livre de Berlim – completa-se corretamente, de acordo com a modalidade-padrão, em:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


    Os pesquisadores da Universidade Livre de Berlim, onde se realiza pesquisa sobre o cérebro, indagam por que o facebook atrai tanto.


    O termo " ONDE" é um advérbio e é utilizado para indicar lugares. No caso apresentado, a sua função é indicar o lugar onde os pesquisadores estão realizando a pesquisa.


    Sucesso a todos! Que o Reino de Deus seja sua casa e que transmita essa alegria à sua família e amigos. 


  • Pessoal, si puxar! Valendo o emprego

  • Onde= Que lugar, em que lugar, qual lugar.... Indica permanência, uma idéia estática.... O local em que se encontra ou ocorre algo.

    Aonde= A que lugar.... É a junção da preposição A+Onde. Dá a idéia de deslocação!

  • onde = local

  • FOCO!

    BLZ É ONDE PORQUE É LUGAR, ISSO É O GABARITO E A GALERA JA PERCEBEU.. MAS PORQUE?

    ACREDITO EU QUE " O PRONOME RELATIVO( onde )ESCONDE SIM UM TERMO DE MELHOR COMPREENSÃO( do seu cotidiano) CHAMADO " EM QUE" QUE DENOTA O MESMO SENTIDO DE " ONDE" E POR ISSO É "ONDE" E NAO "QUE" ISOLADO, SENDO ESSE ÚLTIMO USADO PARA RETOMAR O SUBSTANTIVO/ SUJEITO( núcleo )NORMALMENTE..

    AE SIM... SOBRE A DIFERENÇA DOS TERMOS "ONDE" E AONDE que é bem menos comum hoje em provas pela simplicidade em entender a diferença, segue os comentarios dos colegas acima...entretanto sempre tenha certeza de uma coisa:

    Esse "A" do termo "AONDE" é uma preposição, logo exigida PELA REGÊNCIA DE UM VERBO!

    ESTUDE TRANSITIVIDADE, REGÊNCIA E SUA PREPOSIÇÕES E SAIA DE "MACETINHO" QUE NAO CLASSIFICAM NINGUÉM!

    Obrigado...Tmj!

  • Utilizá-se o PRONOME RELATIVO "ONDE", para retomar Universidade Livre de Berlim, rederindo-se a esse lugar. Não usa o "AONDE", pois este expressa sentido de MOVIMENTO, já aquele sentido de lugar físico.