SóProvas


ID
1099810
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Analisando as proposições apresentadas, considerando-­se a previsão da CLT e o entendimento sumulado do TST com relação à remuneração do empregado, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. A obrigatoriedade de acordo limita-se à conduta culposa. Conduta dolosa independe de previsão contratual. Art. 462, §1º, da CLT: "Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado." 

    b) Errada. Não há presunção de vício de consentimento. OJ 160 da SDI1: "É inválida a presunção de vício de consentimento resultante do fato de ter o empregado anuído expressamente com descontos salariais na oportunidade da admissão. É de se exigir demonstração concreta do vício de vontade."

    c) Errada. É preciso identificar as prestações, pois muitas não possuem natureza salarial. Ex.: assistência médica e alimentação cadastrada no PAT (art. 458 da CLT).

    d) Correta. Súmula 101 do TST: "Integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que excedam a 50% (cinqüenta por cento) do salário do empregado, enquanto perdurarem as viagens."

    e) Errada. O transporte não é considerado salário de acordo com o art. 458, §2º, III, da CLT:  "§ 2o Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregadorIII – III transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público."

  • Complementando a resposta da colega...

    C) Para que integrem o salário as prestações in natura devem ser dotadas de habitualidade. A questão fala em prestações habituais ou eventuais.

    Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.( 

  • Analisemos cada uma das proposições:

    LETRA A) Assertiva errada. Nos termos do art. 462, §1º, da CLT, também será admitido desconto salarial em virtude de dano causado pelo empregado, quando este tenha agido com dolo. Portanto, não é a única hipótese quando haja acordo entre as partes.

    LETRA B) Alternativa errada. Não há de se falar em vício de consentimento quando o empregado concorda com eventuais descontos na sua remuneração, pois as relações contratuais são de livre estipulação entre as partes, e somente quando haja notório prejuízo ao empregado, e contrariedade às normas protetivas do trabalho, é que o contrato de trabalho, e os acordos nele firmados não poderão ser aceitos - art. 444 c/c art. 9º, da CLT.

    LETRA C) Afirmativa errada. Para ser considerada verba salarial, a prestação in natura deverá ser paga habitualmente ao empregado, não adquirindo tal natureza aquelas prestações pagas, apenas, eventualmente. É o que preconiza o art. 458, caput, da CLT.

    LETRA D) Alternativa CORRETA. Esta é a correta leitura feita, a contrario sensu, do art. 457, § 2º, da CLT, que assim dispõe:

    Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)
    (...)
    § 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado. 
    (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)

    LETRA E) Assertiva errada. Tal afirmação vai de encontro ao que preconiza o art. 458, § 2º, inciso III, na medida em que não importa se o local é ou não servido por transporte público. Ou seja, tanto num caso como noutro, não será considerado salário-utilidade.

    RESPOSTA: D

  • Pq está desatualizada?