SóProvas


ID
1100668
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É no âmbito da adoção ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982). Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmação acima:

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social passa a ser compreendido enquanto uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho e como partícipe da produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, entendendo esta última como uma forma de dominação em que a classe trabalhadora, produtora da riqueza, não usufrui da mesma pelo fato de outra classe possuir os meios de produção e por isso apropriar-se dessa riqueza, quando adota-se o marxismo como base teórico-metodológica para se analisar e conhecer a realidade social. Deste modo, o marxismo possibilita ao Serviço Social a análise da realidade social de forma histórica e dialética, compreendendo assim que historicamente a classe trabalhadora foi alijada do acesso aos meios de produção possuindo, a partir disso, somente sua força de trabalho para vender em troca de determinada remuneração. Nesse contexto, o Serviço Social ao atuar na mediação entre classe trabalhadora e burguesia contribui tanto para a efetivação e ampliação dos direitos dos trabalhadores, suprindo e respondendo às suas necessidades, quanto favorece o polo da dominação ao possibilitar a reprodução da força de trabalho e das relações necessárias para a vigência da ordem capitalista.


    RESPOSTA: D
  • Victória Sabatine

    O Serviço Social passa a ser compreendido enquanto uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho e como partícipe da produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, entendendo esta última como uma forma de dominação em que a classe trabalhadora, produtora da riqueza, não usufrui da mesma pelo fato de outra classe possuir os meios de produção e por isso apropriar-se dessa riqueza, quando adota-se o marxismo como base teórico-metodológica para se analisar e conhecer a realidade social. Deste modo, o marxismo possibilita ao Serviço Social a análise da realidade social de forma histórica e dialética, compreendendo assim que historicamente a classe trabalhadora foi alijada do acesso aos meios de produção possuindo, a partir disso, somente sua força de trabalho para vender em troca de determinada remuneração. Nesse contexto, o Serviço Social ao atuar na mediação entre classe trabalhadora e burguesia contribui tanto para a efetivação e ampliação dos direitos dos trabalhadores, suprindo e respondendo às suas necessidades, quanto favorece o polo da dominação ao possibilitar a reprodução da força de trabalho e das relações necessárias para a vigência da ordem capitalista.

  • No início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teórico- metodológica esta teoria apreende o ser social a partir das mediações. Ou seja, parte da suposição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. Social concursos. Professora Conceição Costa. Apostila Curso Regular- Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social. Página 11