SóProvas


ID
1103719
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CIDADE URGENTE

    Os problemas da expansão urbana estão na conversa cotidiana dos milhões de brasileiros que vivem em grandes cidades e sabem “onde o sapato aperta”. São reféns do metrô e do ônibus, das enchentes, da violência, da precariedade dos serviços públicos. No vestibular, todo estudante depara com a “questão urbana” e os pesquisadores se debruçam sobre o assunto, que também é parte significativa da pauta dos meios de comunicação.
    Não poderia ser diferente: com 85% da população nas cidades (chegará a 90% ao final desta década), quem pode esquecer a relevância do tema? 
    Parece incrível, mas os grandes operadores do sistema econômico e político tratam os problemas das cidades como grilos que irritam ao estrilar. Passados os incômodos de cada crise, quem ganha dinheiro no caos urbano toca em frente seus negócios e quem ganha votos, sua campanha. Só alguns movimentos populares e organizações civis - Passe Livre, Nossa São Paulo e outros - insistem em plataformas, debates e campanhas para enfrentar os problemas e encontrar soluções sustentáveis. 
    A criação do Ministério das Cidades, no governo Lula, fazia supor que o Brasil enfrentaria o desafio urbano, integrando as políticas públicas no âmbito municipal, estabelecendo parâmetros de qualidade de vida e promovendo boas práticas. Passados quase 12 anos, o ministério é mais um a ser negociado nos arranjos eleitorais.
    A gestão é fragmentada, educação para um lado e saúde para outro, habitação submetida à especulação imobiliária, saneamento à espera de recursos que vão para as grandes obras de fachada, transporte inviabilizado por um século de submissão ao mercado do petróleo. A fragmentação vem do descompasso entre União, Estados e municípios, desunidos por um pacto antifederativo, adversários na disputa pelos tributos que se sobrepõem nas costas dos cidadãos. 
    (....) Uma nova gestão urbana pode nascer com a participação das organizações civis e movimentos sociais que acumularam experiências e conhecimento dos moradores das periferias e usuários dos serviços públicos. Quem vive e estuda os problemas, ajuda a achar soluções. 

Marina Silva, Folha de São Paulo, 7/1/2014.


O primeiro parágrafo do texto tem a finalidade textual de

Alternativas
Comentários
  • Como em todo texto dissertativo, o primeiro parágrafo serve para a apresentação do assunto sobre o qual se irá discorrer. Portanto, alternativa "d".

  •  Muito difícil concordar com a resposta dada pela banca, sendo que a própria assertiva é de certa forma vaga.

  • Vocês queriam escrever APRESENTAR UM TEMA DE FORMA AMPLA? 

  • Quando acharem algum erro na digitação, clique em: "notificar erro" e avisem o site. Isto ajuda a manter as questões corretas para nós resolvermos.

  • Colegas, presentar e apresentar segundo o dicionário o significado é o mesmo, logo, está correto:

    Significado de Presentar

    v. Pouco usual. Designação de apresentar.
    Gram. Os significados são os mesmos em todas as regências e acepções de apresentar. 
    (Etm. Forma Alt. de apresentar)

    Definição de Presentar

    Classe gramatical: verbo pronominalverbo transitivo diretoverbo transitivo direto e indireto e verbo transobjetivo
    Tipo do verbo presentar: regular
    Separação das sílabas: pre-sen-tar

    http://www.dicio.com.br/presentar/

  • Discordei devido ao uso do termo "ampla", pois para mim se trata de uma breve apresentação ao tema...mas ok ne...


  • Eu  aceito a resposta como a D, primeiro porque ele inicia a introdução do texto apresentando vários problemas tais como: Transporte Público, Enchentes, Violência, precariedade dos Serviços Públicos, ou seja ele abrange uma série de problemas para dar o ponta pé inicial que é sintetizado pela mazela dos grandes centros urbanos ( O tema), questão tranquila.

  • Mais uma questão em que o QC não disponibiliza o texto com os parágrafos conforme prova. QC!! PELOAMORRRR!!!!

  • Tema x Tese

    Tema é o assunto, normalmente vem na primeira frase (problemas da expansão urbana)

    Tese é a opinião do autor (no texto, começa a partir do 2º parágrafo "Não poderia ser diferente: com 85% da população nas cidades...")

    a diferença é sutil,mas percebam que no 1º parágrafo o autor introduziu o tema, de forma a contextualizá-lo afim de aplicar a sua tese a partir do 2º parágrafo. 

    No entanto, nada impede que o autor comece sua tese pelo 1º parágrafo.

    Este foi o meu entendimento pessoal sobre esta questão.

    http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/10/tema-x-tese.html


  • A função da introdução é apresentar o tema de forma BREVE, de fato, porém não marquei a letra D, porque não foi de forma AMPLA.

  • Excelente professor. Muito bom!

  • A forma como o site disponibiliza o texto, prejudica na hora de responder a questão. Não dá pra saber quantos parágrafos o texto tem. Eu acertei porque chutei o tamanho dos parágrafos pela sequência de apresentação dos assuntos.

  • Realmente fica difícil saber quantos parágrafos possui o texto, pela forma que se encontra.

  • O que é um parágrafo-padrão?

     

      Em geral, o parágrafo-padrão consta de três partes, em um modelo que se assemelha à estrutura geral do texto: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão (GARCIA, 2007, p. 222). 

     

    primeira parte é composta por um ou dois períodos iniciais, em que se apresenta a ideia principal (o tópico frasal); a segunda é a explanação da ideia-núcleo e a terceira, que não chega a ser um item obrigatório.

     

    O tópico frasal pode ser apresentado de diversas maneiras.
     

    I. Declaração inicial

     O autor do texto afirma ou nega alguma coisa para, em seguida, justificar ou   fundamentar sua afirmação. Seus argumentos podem ser apresentados sob forma de exemplos, confrontos, analogias, razões, restrições.

     

    2. Definição

    Esse é um método didático por meio do qual, como   já se pode supor, o autor apresentará uma definição.

     

    3. Divisão

    É um processo didático, caracterizado pela objetividade e pela clareza. O tópico frasal é apresentado sob forma de divisão ou discriminação de ideias.

     

    4.  Interrogação

    Pode-se iniciar o parágrafo com uma interrogação direta, mas o   autor   não se pode esquecer de que o desenvolvimento deverá responder ou esclarecer a indagação feita no tópico frasal.

     

    Fonte: http://conversadeportugues.com.br/

     

     

     

  • E a alternativa B não estaria mais correta, diante da mera aplicação de um pressuposto formal da alternativa D e da enumeração de problemas urbanos brasileiro em "Os problemas da expansão urbana estão na conversa cotidiana dos milhões de brasileiros que vivem em grandes cidades (...) São reféns do metrô e do ônibus, das enchentes, da violência, da precariedade dos serviços públicos"?

  • Sobre a letra A: Tese é um assunto, um tema, um objeto. É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses / pressupostos e desenvolvimento de argumentos

  • Na minha opinião, o parágrafo está muito mais para uma contextualização do que uma tese. Sendo assim, a ideia é apresentar o tema. Gabarito: C.

  • POR ELIMINAÇÃO, RESTARIA LETRA "A" e "D"

    COMO NÃO ENCONTREI UMA TESE, SOBROU, APENAS, A "D", POR MAIS QUE NÃO TENHA VISTO ESSA "FORMA AMPLA", FUI NELA.