SóProvas


ID
1107586
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em se tratando de agências executivas, cujo status legal foi adquirido à época da reforma do aparelho do Estado, está certo dizer que a qualificação cabe para alguns entes públicos, em certas condições. Estes entes públicos e estas condições são:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

    Art. 51 (lei 9.649/98) O Poder Executivo poderá qualificar como Agência Executiva a autarquia ou fundação que tenha cumprido os seguintes requisitos:

      I - ter um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento;

      II - ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor.


  • A expressão "agências executivas" não se refere a uma espécie de entidade. Trata-se, simplesmente, de uma qualificação que poderá ser conferida pelo poder público às autarquias em geral (e também  às funções públicas) que com ele celebram o contrato de gestão a que se refere o § 8º do art. 37 da Constituição Federal, e atendam aos demais requisitos fixados pela Lei 9.649/1998.

    Fonte: Direito administrativo Descomplicado

  • Agencia executiva é qualificação, ou seja, logo de cara da para eliminar A, B e E, pois falam de outros entes senão Autarquia e Fundação.

  • GAB C

     

    Agência executiva é a qualificação dada à autarquia, fundação pública pessoa jurídica da administração indireta que celebra contrato de gestão com respectivo Ministério com o qual está vinculado. Atuam no setor onde predominam atividades que por sua natureza não podem ser delegadas a instituições não estatais, como fiscalização, exercício do poder de polícia, regulação, fomento, segurança interna etc.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_executiva

     

     

    "Não deixe o mar te engolir... Charlie Brown Jr."