SóProvas


ID
1107862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.

Um dos princípios da abordagem humanística da administração evidencia a importância da diversidade de conteúdos dos cargos na satisfação e motivação no trabalho devido à quebra da monotonia.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    COM A ABORDAGEM HUMANÍSTICA, A TEORIA Administrativa passa por uma revolução conceitual:

    a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

    A Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho.

    Esta passou por duas etapas em seu desenvolvimento:

    A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. Nesta primeira etapa, domina o aspecto meramente produtivo. O objetivo da Psicologia do Trabalho - ou Psicologia Industrial- era a análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características por meio de testes psicológicos. Os temas predominantes são a seleção de pessoal, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.

    A adaptação do trabalho ao trabalhador. Nesta etapa, a Psicologia Industrial está voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Pelo menos em teoria. Os temas predominantes são o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organização.

    Com a grande depressão econômica que atormentou o mundo todo por volta de 1929, a busca da eficiência nas organizações passou a ser intensificada.

    A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

    Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.

    Conclusões da experiência de Hawthorne

    O nível de produção é resultante da integração social;

    Comportamento social dos empregados;

    Recompensas e sanções sociais;

    Grupos informais;

    Relações humanas;

    Importância do conteúdo do cargo;

    A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho. Embora não tenham se preocupado com esse aspecto, Mayo e seus colaboradores verificaram que a especialização proposta pela Teoria Clássica não cria a organização mais eficiente. Observaram que os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia, contrariando a política da empresa. Essas trocas provocavam efeitos negativos na produção, mas elevavam o moral do grupo.

    Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.

    Ênfase nos aspectos emocionais;

    http://diariodobobnelson.blogspot.com.br/2012/10/resumo-da-abordagem-humanistica-da.html


  • não vacila hum
  • Alguém pode me informar quais são os princípios da abordagem humanística? 


  • Margarida, a Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:

    1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração:

    - liberta a Administração dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

    2. O desenvolvimento das ciências humanas:

    - a psicologia como crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas veio demonstrar a inadequação da Teoria Clássica.

    A Teoria das Relações Humanas surgiu em decorrência da filosofia industrial da Teoria Clássica, na qual a tecnologia e o método de trabalho constituem preocupações básicas do administrador. Todavia, nos Estados Unidos os trabalhadores e sindicatos passaram a visualizar a Administração Científica como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais. Assim, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com aplicação de métodos científicos precisos, como a experiência de Hawthorne.


    Fonte: Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato

  • a)  Princípios da Teoria Humanística

    ·  Existência e importância dos grupos informais;

    ·  Nível de produção é resultante da integração social;

    ·  Comportamento grupal dos empregados;

    ·  Recompensas e sanções do grupo;

    ·  Importância do conteúdo do cargo;

    ·  Ênfase nos aspectos emocionais.

  • Eu errei a questão pela seguinte interpretação de Chiavenato em seu livro "O capital  Humano das Organizações", cujo texto "O MODELO HUMANISTA E REALMENTE HUMANISTA?" da página 212, está escrito:

    "Na realidade, a Teoria das Relações Humanas não se preocupou com o desenho de cargos. Deixou-o fora de suas cogitações e não chegou a oferecer um modelo melhor. A única diferença reside nas implicações humanas, ou seja, o modelo humanista tende afocaiizar o contexto do cargo e as condições sociais sob as quais ele ó desempenhado e menosprezar o conteúdo do cargo ou sua execução. O cargo em si é negligenciado, mas o ocupante recebe atenção e consideração quanto às suas necessidades pessoais..."

  • Diversidade de conteúdos, essa parte não tem relação com a escola humanista da admjnistração até porque a diversidade não era pauta à época da concepção da escola humanista
  • Em Taylor (Administração científica) os profissionais eram especializados, ele faziam sempre a mesma coisa, o q o desmotivava! Como a teoria humanista veio para valorizar os aspectos psicológicos do trabalhador, estes passaram a fazer outras coisas, a fim de evitar a monotonia e não ficar fazendo trabalhos repetitivos!

  • Vejam aqui nesse site: http://docplayer.com.br/7711759-Administracao-geral-questoes-comentadas-cespe-e-esaf-para-aft.html o comentário dessa questão feita pelo professor Adriel. Coloquem na página 34, questão 25.

     

     

     

  • Conclusoes da Experiencia de Hawtorne:

    6. A importancia do conteudo do cargo: O conteudo e a natureza do trabalho tem enorme influencia sobre o moral do trabalhador. Trabalho simples e repetitivos tendem a se tornar monotonos e macantes afetando negativamente as atitudes do trabalhador e reduzindo sua eficiencia (oposto do que pensava a Administracao Cientifica).

  • Gabarito: CERTO!

    Ao final de alguns anos desde o seu início, a experiência de Hawthorne possibilitou o delineamento dos princípios básicos da abordagem humanística que estamos estudando agora. Suas conclusões foram as seguintes:

    (...)

    6. A relevância do conteúdo do cargo: ao contrário do que previa a Administração Científica, os funcionários tendiam a não dar o máximo de si com base na execução de tarefas superrepetitivas e especializadas, pois essas se tornavam monótonas e cansativas. Verificou-se que trabalhos com melhor conteúdo e menos repetitivos são capazes de melhorar o ânimo do trabalhador e fazê-lo atingir melhores resultados.

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Rennó (2015, p.9) destaca que a Teoria das Relações Humanas trouxe para o debate a necessidade de se criar um ambiente de trabalho mais desafiador.

     

    Entendendo essa complexidade maior com alternância de conteúdos, redefinição de objetivos, etc., o item está correto.

  • Trabalhos com melhor conteúdo e menos repetitivos são capazes de melhorar o ânimo do trabalhador e fazê-lo atingir melhores resultados.