-
Questão CORRETA LETRA D
Código de Ética da OAB - Art. 14. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, bem como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente, em face do serviço efetivamente prestado.
-
É importante destacar que, a leitura calma do problema apresentado, por si só, poderia mostrar a resposta, vejamos: o Advogado "José" atuou por vários anos (assim já tem direito a receber os honorários pelo seu trabalho), posteriormente, Maria o substituiu, (legalmente), portanto (logo), José tem direito de receber honorários contratuais e sucumbenciais "proporcionais" ao tempo em que atuou na demanda.
Este entendimento é necessário, uma vez que, o código de ética atua de modo protetivo tanto para a classe de advogados quanto para o próprio cidadão.
-
Resposta correta: D
Em face do instituto, DAS RELAÇÕES COM O CLIENTE, elencado no Capítulo II do Código de Ética da OAB, em seu art. 14, qual seja:
Art. 14. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, bem como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente, em face do serviço efetivamente prestado.
-
A alternativa correta é a letra “d”. José
tem direito a receber honorários contratuais, bem como honorários de
sucumbência, calculados proporcionalmente, em face do serviço efetivamente
prestado. Conforme preconiza o Código de Ética e Disciplina da OAB, em seu
artigo 14, contido no Título I, Capítulo II, que trata das relações com o
cliente, tem-se que:
“Art. 14. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas
honorárias contratadas, bem como não retira o direito do advogado de
receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente, em face do
serviço efetivamente prestado”. (Destaques do professor).
-
Atualizando conforme novo código de ética:
Art. 17. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, assim como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente em face do serviço efetivamente prestado.
-
GABARITO: LETRA D
Art. 17. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, assim como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente em face do serviço efetivamente prestado.
-
Resposta correta é a letra D.
Pessoal, se a revogação do mandato judicial for feita unilateralmente pelo cliente, o advogado terá direito a:
a) Verbas honorárias contratadas;
b) Eventual verba honorária de sucumbência (proporcionalmente em relação ao serviço efetivamente prestado).
Base legal: Art. 17, Código de Ética e Disciplina da OAB.
-
Inhaiii, amores!
A resposta para tal questão encontra-se no Novo Código de Ética e Disciplina da OAB:
"Art. 17. A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, assim como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente em face do serviço efetivamente prestado".
Vemos a partir deste artigo 17 que ninguém paga as suas contas com abraços.
Já pensou se José trabalhasse "por vários anos" e DO NADA chegasse um advogado que não observa o espírito da Norma e da Ética de sua profissão (João) e atravessasse uma petição para "ganhar" o caso e levasse, "de grátis" os honorários de sucumbência?
Não é bagunça, gente. Lembrem sempre do objetivo de um Código de Ética.
Gabarito: D.
Brian Gentil
Insta: @briangentil
Fone: (79) 9 9640-2846
-
Por que essa questão está como anulada/desatualizada? A resposta é a letra D, certo?