SóProvas


ID
1108957
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A transmissibilidade de obrigações pode ser realizada por meio do ato denominado cessão, por meio da qual o credor transfere seus direitos na relação obrigacional a outrem, fazendo surgir as figuras jurídicas do cedente e do cessionário. Constituída essa nova relação obrigacional, é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • a) art. 287 CC - resposta correta
    "Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios."

    b) art. 296 CC
    "Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor".

    c) art. 288 CC
    "É ineficaz em relação a terceiros, a transmissão de um crédito se não celebrar-se mediante instrumento público ou instrumento particular, revestido das solenidades do §1º do art. 654".

    d) art. 294 CC
    "O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente".

  • E bom distinguir dois negocios juridicos distintos:


    cessao de credito: o devedor pode opor as exceçoes pessoas que tinha. Ate por que quem fez a cessao fora o credor.

    assunçao de divida: o novo devodor nao pode opor as exceçoes pessoas. Ja que assumiu o polo passivo da  divida e , por conseguinte, nao pode opor as exceçoes de carater pessoal. 

  • letra A - CORRETA , conforme art. 287 CC - Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    letra B - ERRADA, conforme art. 296 CC-Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor".

    letra C - ERRADA, conforme art. 288 CC- É ineficaz em relação a terceiros, a transmissão de um crédito se não celebrar-se mediante instrumento público ou instrumento particular, revestido das solenidades do §1º do art. 654".  Permite sim pelo instrumento particular desde que revestido na solenidade do §1º do art. 654 que diz  " O instrumento particular deve conter indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com designação e a extensão dos poderes conferidos. portanto ele é eficaz desde esteja presentes os requisitos exigidos conforme §1º   o art supracitado.

    letra D - ERRADA, conforme art. 294 CC- O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente



  • Alternativa “a”: De acordo com o CC:

    Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    Portanto, a alternativa “a” está correta, eis que reflete exatamente a disposição legal.

    Alternativa “b”: O CC dispõe que:

    Art. 296. Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor.

    Assim sendo, a alternativa “b” está incorreta. Isso porque, ela traz exatamente o oposto do que consta da lei. Segundo a lei civil o cedente não responde pela solvência do devedor, salvo estipulação em contrário. Já segundo a alternativa “b”, o cedente responde pela solvência do devedor, não se admitindo disposição em contrário. As redações são contrárias e, por tal razão, a alternativa “b” está incorreta.

    Alternativa “c”: O CC trouxe a seguinte previsão:

    Art. 288. É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades do § 1o do art. 654.

    A alternativa “c” está incorreta porque prevê que é ineficaz perante terceiros a transmissão de um crédito que não tenha sido celebrada única e exclusivamente por instrumento público. Entretanto, a lei prevê, conforme redação acima transcrita, que é ineficaz perante terceiros a transmissão que não tenha sido feita, também, por instrumento particular revestido de algumas solenidades.

    Alternativa “d”: Diz o CC:

    Art. 294. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

    Assim sendo, a alternativa “d” está incorreta, pois o devedor pode sim opor ao cessionário as exceções que tinha contra o cedente no momento em que veio a ter conhecimento da cessão.

  • CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

    Institui o Código Civil .

    Art. 335. A consignação tem lugar:

    III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil;


  • O acessório segue o principal!

    Mais fé!

  • A- Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    B- Art. 296. Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor.

    C- Art. 288. É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades

    D- Art. 294. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

  • a) os acessórios da obrigação principal são abrangidos na cessão de crédito, salvo disposição em contrário.

    CERTO. Conforme o ART. 287.

    b) o cedente responde pela solvência do devedor, não se admitindo disposição em contrário. 

    ERRADO. Responderá caso houver estipulação ao contrário art. 296, CC

    c) a transmissão de um crédito que não tenha sido celebrada única e exclusivamente por instrumento público é ineficaz em relação a terceiros. 

    ERRADO. Pois pode também ser por instrumento particular, art. 288,CC.

    d) o devedor não pode opor ao cessionário as exceções que tinha contra o cedente no momento em que veio a ter conhecimento da cessão.

    ERRADO. O devedor pode sim opor as exceçoes ao cessionário que tinha contra o cedente, art. 294,CC

  • A- Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    B- Art. 296. Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor.

    C- Art. 288. É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades

    D- Art. 294. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

  • Código Civil Brasileiro

    Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    Gabarito A

    Saudades de quando a FGV fazia perguntas nesse nível hahahaah

  • Eu espero que caia uma questão assim no XXXI :/
  • Será que a FGV não vai repetir umas questões mais ou meno assim, não?? haha

  • Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

    Gabarito: letra A.

  • Resumo bom da professora.

  • Art. 287 CC

    Salvo Disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.