SóProvas


ID
1110397
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação às funções do Estado na economia,

Alternativas
Comentários
  • A – Não se pode afirmar que o cumprimento da função distributiva, por meio, por exemplo, de concessão de benefícios aos cidadãos de baixa renda (Bolsa Família), levará o Estado ao abandono das demais funções, visto que estas podem ser coordenadas em conjunto, restando necessário que não haja o uso de recursos que acabem por impactar fortemente os preços dos bens via aumento exacerbado de consumo da população de baixa renda.

    Incorreta

    B – Por meio do comentário realizado na assertiva “A”, pode-se concluir que a assertiva “B” está correta.

    C – Conforme rapidamente destacado na aula, as políticas monetária a fiscal constituem os instrumentos utilizados pelo Estado no sentido de atendimento de sua função estabilizadora. Existem vários instrumentos de política monetária, a saber os depósitos compulsórios, as operações de mercado aberto e o redesconto.

    Incorreto

    D – Empresas estatais são normalmente criadas pelo Estado com o objetivo de atender a sua função alocativa, a exemplo de empresas como a PETROBRÁS e a ELETROBRÁS. Esta última é responsável pela oferta de energia elétrica à população. Não obstante a função exercida pela empresa estatal, o Estado pode diretamente intervir na alocação de recursos na economia como, por exemplo, promovendo a participação da atividade no processo de oferta de energia elétrica à população.

    Incorreto

    E – Esta assertiva muito se parece com a assertiva A. Não obrigatoriamente o atendimento à função alocativa levará à existência de déficit orçamentário, bastando ao governo limitar os seus gastos às receitas arrecadadas.

    Incorreto

    Fonte: pontodosconcursos

  • a) Que bobagem! Aliás, inflação elevada é justamente um fator que influencia muito negativamente a função distributiva do Estado, já que é um fator concentrador de renda. Isto ocorre porque uma alta inflação faz com que os preços das coisas subam, prejudicando justamente os mais pobres.

    b) Perfeito! Aqui é função distributiva “na veia”! É o Estado canalizando recursos diretamente para pessoas mais pobres.

    c) São adequados sim! Aliás, a política monetária tem relevância justamente na função estabilizadora, já que, as funções distributiva e alocativa se dão mais via política fiscal (como o governo arrecada e gasta dinheiro) mesmo. A política monetária tem grande relevância para afetar a renda, o emprego e a inflação, objetos da função estabilizadora.

    d) Longe disso! Para a função distributiva, a criação de estatais sequer seria um instrumento. Para a função alocativa, até é (para ofertar bens públicos, por exemplo), mas longe de ser o único.

    e) Também está errado! Por que precisa gastar mais do que arrecadar para cumprir suas funções? Longe disso!

    Resposta: B