SóProvas


ID
1110406
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. Para financiar seus déficits orçamentários o gover- no poderá emitir títulos públicos, os quais poderão ser vendidos ao mercado, implicando assim em enxugamento da base monetária, ou serão vendidos ao Banco Central do Brasil, que os adquirirá mediante a emissão de moeda, com o objetivo único de regular a oferta monetária.

II. O endividamento público de uma economia só terá efeito sobre a taxa de juros vigente quando for financiado por meio da emissão de moeda.

III. O aumento do endividamento público pode ser uma das causas de elevação dos déficits públicos futuros, na medida em que seus juros constituem uma das despesas orçamentárias de um país.

IV. Não há qualquer limite para o endividamento público de um país como proporção de seu Produto Interno Bruto, posto que os adquirentes de títulos públicos sempre considerarão tais títulos de risco zero, já que eles deverão ser honrados pelo governo desse país.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I e III.



  • Gabarito Letra D

    I) Correta
    . Ao vender títulos públicos o governo pratica política monetária restritiva. Assim, ele coloca títulos no mercado e retira dinheiro. Esse dinheiro é usado como forma de financiar o déficit público, já que o governo deve arcar com o pagamento do rendimento dos títulos no futuro. No Brasil, a Constituição Federal também permite que o BACEN adquire títulos públicos, desde que seja para regular a oferta de moeda.

    II) Incorreta. A venda de títulos públicos também é uma forma de endividamento público que haja sobre a taxa de juros. No caso em questão, se houver venda de títulos públicos, pratica-se política monetária restritiva e, então, os juros caem.

    III) Correta. Quando o governo aumenta o endividamento, ele aumenta tanto o déficit quanto a dívida. Assim, os juros de uma dívida feita em 2014, serão pagos somente em 2015 ou 2016 ou até em anos bem mais à frente. Os juros de uma dívida feita em 2014 podem implicar em déficits futuros.

    IV) Incorreta. É fato que não existe um limite formal para o endividamento. Mas os investidores sempre avaliam o risco de investir em um país. A dívida pública dos EUA é de mais de 100% do PIB, mas eles tem uma boa reputação no mercado, pois sempre honraram suas dívidas. Diferentemente, se a Argentina tiver sua dívida pública em mais de 100% do PIB, os investidores dificilmente considerarão investir lá, pois a Argentina já declarou moratórias. Enfim, apesar de não haver um limite formal, existe esse “controle” feito pelos investidores.

    Fonte: Heber carvalho
    bons estudos

  • Sobre a alternativa I, não entendi a seguinte afirmação:

    "com o objetivo único de regular a oferta monetária"

     

    Alguém pode ajudar?