SóProvas


ID
1110409
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das formas pelas quais se manifesta o Federalismo Fiscal brasileiro é por meio da repartição das receitas públicas. A esse respeito é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


    Comentários dos professores Heber Carvalho e Jetro Coutinho:


    A) Incorreta. Quando o IR é proveniente sobre os salários dos servidores públicos estaduais, esse tributo é considerado como pertencente ao Estado. Ou seja, nessa situação, o imposto é de propriedade do ente estadual e não da União. Dessa forma, o imposto não retorna ao Estado por meio do FPE, visto que ele é da própria competência do ente estadual.

    B) Incorreta. A repartição do IOF é somente entre Estado e Município onde se situa a lavra (a União fica de fora dessa repartição).

    C) Incorreta. Essa condição de investir em obras viárias ou de transporte público para a repartição da arrecadação entre estados e municípios não existe.

    D) Incorreta. Quase tudo certo! Porém, a União não compartilha a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Quanto aos demais impostos, eles são compartilhados pela União. Apenas se faz a ressalva do ICMS, que é um imposto estadual e, dessa forma, quem o compartilha é o estado e não a União.

    E) Correta. Isso é o que diz a redação do Art. 159, II, CF.


  • Se não estou enganado, a repartição a que se refere a alternativa E é fundamentada na Lei Kandir.

  • A) Incorreta. Quando o IR é proveniente dos salários dos servidores públicos estaduais, esse tributo é considerado como pertencente ao Estado. Ou seja, nessa situação, o imposto é de propriedade do ente estadual e não da União. Dessa forma, o imposto não retorna ao Estado por meio do FPE, visto que ele é da própria competência do ente estadual.

    B) Incorreta. Como vimos no quadro da página 26, a repartição do IOF é somente entre Estado e Município onde se situa a lavra (a União fica de fora dessa repartição).

    C) Incorreta. Essa condição de investir em obras viárias ou de transporte público para a repartição da arrecadação entre estados e municípios não existe.

    D) Incorreta. Quase tudo certo! Porém, a União não compartilha a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Quanto aos demais impostos, eles são compartilhados pela União. Apenas se faz a ressalva do ICMS, que é um imposto estadual e, dessa forma, quem o compartilha é o estado e não a União.

    E) Correta. Isso é o que diz a redação do Art. 159, II, CF.

     Resposta: E