SóProvas


ID
1110520
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Quem precisa de Cerimonial e Protocolo?

     O Brasil já assistiu a inúmeras cerimônias e solenidades nas quais se deu posse a titulares de cargos públicos. Nessas oca siões, os brasileiros, que costumam ser descritos recorrentemente como informais, calorosos e não afeitos à ritualística e ao rigor protocolares, notam a necessidade da “liturgia civil,” do simbolismo de Estado, da magia que o poder exerce sobre todos.

     O problema é que o Cerimonial e o Protocolo não estão lá somente quando há uma cerimônia, uma festividade. Eles sempre estão lá. Onde houver poder, comando, governo, haverá necessariamente aqueles que orientam, assessoram os que comandam e governam. Até a vida humana, individual e coletivamente, é prenhe de ritos e de hierarquias.

     Porém, não há uma Teoria de Cerimonial e Protocolo academicamente estabelecida e este acaba sendo o motivo principal para evitar seu estudo nas universidades. Além disso, os que trabalham com C & P não costumam problematizar e sistematizar suas atividades e os conceitos que as orientam, permitindo lacunas e mal-entendidos na ideia que se tem a seu respeito. 

     O senso comum tende a imaginar C & P como “etiqueta”, “pompa e circunstância” e até, jocosamente, como “afrescalhamento”. A etiqueta, aqui entendida como “pequena Ética” ou “Ética dos detalhes”, permeia o Protocolo, sedimenta-o, mas não o limita. O Cerimonial é a arte, a ciência, o conhecimento que fundamenta o curso dos rituais, dos eventos, das solenidades; já o Protocolo é a arte, a ciência, o conhecimento que comunica esses eventos, é o código civilizacional por meio do qual o ser humano perscruta os ritos imemoriais, as tradições ancestrais das normas de convívio social.

     O desempenho e os encargos de um chefe de C & P, bem como de seus assessores e agentes, são extremamente diplomáticos, e envolvem conhecimentos de Relações Públicas, Relações Internacionais e Ciências Sociais.Vejo falta de respeito, de apego, mas, sobretudo, de conhecimento, no que tange à Etiqueta, ao Cerimonial e ao Protocolo em diversos setores de nossa sociedade: nas religiões institucionalizadas, nas agremiações culturais e desportivas, nas escolas públicas e privadas, nas universidades, nas ONGs e até nos condomínios

     É necessária uma valorização do humano e uma ecovisão em que a polidez e a cortesia constituam um imperativo categórico, no dizer de Kant, filósofo alemão. Para tanto, urge que os dirigentes, os governantes concentrem seus esforços e atenções na Educação

     Concluo rogando aos agentes da administração pública que tomem consciência da precisão do Cerimonial e do Protocolo, não permitindo que incumbências tão elevadas sejam desconsideradas. E que haja investimentos na devida formação e capacitação dos que são chamados a trabalhar na área.

                                                               (Bruno de Cerqueira. Pós-graduado em Relações Internacionais)

                                                                                (www.brunodecerqueira.blogspot.com.br. Adaptado)



Substituindo-se o verbo haver por existir em – Onde houver governo, haverá aqueles que assessoram. –, a frase assume versão correta quanto aos tempos verbais e à concordância em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D)

    houver = existir

    haverá = existirão

  • Clássica questão de concurso. O verbo HAVER no sentido de EXISTIR sempre ficará invariável!

    Agora o verbo EXISTIR vai concordar com aquilo que existe.

    "Houve concursos polêmicos no passado"
    "Existiram concursos polêmicos no passado"

    Valeu ;)

  • VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR/OCORRER OU DE TEMPO CORRIDO= 3ª PESSOA DO SINGULAR.

    EXISTIR SEGUIRÁ A CONJUGAÇÃO NORMAL DE ACORDO COM O SUJEITO.

     

    SUJEITO = 3ª PESSOA DO SINGULAR E FUTURO DO SUBJUNTIVO

    /HAVER EXISTIR

    eu houver existir

    tu houver(es) existir(es)

    ele houver existir SUJEITO

    nos houver(mos) existir(mos)

    vos houver(des) existir(des)

    eles houver(em) existir(em)

     

    EXISTIR / HAVER FUTURO DO SUBJUNTIVO

    eu haverei existirei

    tu haverás existirás

    ele haverá existirá

    nos haveremos existiremos

    vos havereis existireis

    eles haverão existirão (SUJEITO)

    Aqueles(3ª pessoa do plural)

    SEMÂNTICA VERBAL 

    PRETÉRITO DO SUBJUNTIVO = FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO

    FUTURO DO SUBJUNTIVO = FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

     

    ALTERNATIVA(D)

  • Assertiva D

    Onde existir governo, existirão aqueles que assessoram.