SóProvas


ID
1110628
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O modelo de avaliação em comunicação organizacional que possui três níveis de efetividade que formam um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir o impacto de planos e projetos de comunicação é conhecido como Modelo

Alternativas
Comentários
  • "Modelo da Régua de Efetividade"

  • a) MODELO DE VARIAÇÃO COMPENSATÓRIA – O autor sugere solicitar aos gerentes uma estimativa de quanto a organização poderia pagar para evitar ou obter determinados resultados. A quantia seria o valor da comunicação organizacional. São propostos cálculos para cooperação e conflito, o que auxilia a organização a escolher se compensa investir em ações que evitam/enfrentam conflitos ou aumentam a cooperação dos públicos para com a empresa.

    b) MODELO DE DUAS FASES – O autor propõe fórmulas que permitem calcular o valor da reputação da empresa e o quanto esse fator representa para os lucros. A avaliação verifica o impacto dos gastos totais de comunicação no valor da reputação da empresa e o impacto econômico dessa reputação nos lucros.

    c) MODELO CONTÍNUO – Avaliação para verificar os efeitos da comunicação para a organização. Foi criado para avaliar atividades de longo prazo e atender às constantes mudanças no ambiente. É contínuo porque é interativo e considera efeitos que estão sendo criados pelo programa. Admite análises formal e informal, assim como julgamento de sucesso ou fracasso de um plano ou programa.

    d) MODELO PII – Avaliação baseada em três fases: Preparação (verificação de condições existentes e planejamento); Implementação (monitoramento das ações e decisão sobre continuidade) e Impacto (comparação entre objetivos determinados e resultados alcançados). A avaliação tem por objetivo verificar se as expectativas da empresa foram atendidas.

    E) Modelo Yardstick ou Modelo da Régua de Efetividade, foi criado por Linddenmann.

    Definido como “uma ferramenta, como uma régua, com um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir a efetividade de relações públicas”

    Constitui-se de duas etapas: primeiro, estabelece objetivos para a comunicação no planejamento e, em seguida, determina em que níveis se deseja medir a efetividade.

    O Yardstick é dividido em três níveis diferentes para avaliar efetividade: básico, intermediário e avançado.

    Nível 1, o básico - Avaliação de produtos - para medir quantidade e qualidade dos produtos de comunicação.

    Nível 2, o intermediário - Avaliação de impressões - para medir as impressões e a retenção que os produtos de comunicação causaram.

    Nível 3, o avançado - Avaliação de resultados - para medir efeitos e resultados de comunicação organizacional no comportamento dos públicos estratégicos.