SóProvas


ID
1111156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca das contribuições sociais e do imposto sobre serviços (ISS), julgue os itens a seguir.

Suponha que determinado órgão público tenha assinado contrato, a preço determinado, com pessoa jurídica de direito privado, para o fornecimento de serviço de bufê em cerimônias oficiais. Nessa situação, o pagamento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) deverá ser efetuado no momento em que a despesa for regularmente empenhada.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.833/2003
    Art. 1º - A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, com a incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
  • Lei 9718/98:

    Art. 7º No caso de construção por empreitada ou de fornecimento a preço predeterminado de bens ou serviços, contratados por pessoa jurídica de direito público, empresa pública, sociedade de economia mista ou suas subsidiárias, o pagamento das contribuições de que trata o art. 2º desta Lei poderá ser diferido, pelo contratado, até a data do recebimento do preço.

  • Acredito que o erro se encontra no final da questão ao dizer que o tributo deve ser pago no momento do empenho da despesa, pois o empenho é apenas a previsão da dívida no orçamento púbico. Na verdade o pagamento deve ocorrer no momento da liquidação da despesa, isto é, após o efetivo cumprimento do serviço.

    bons estudos.

  • COFINS se relaciona a recebimento de receita, não à despesa.

  • ERRADO!!