SóProvas


ID
1111267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


Com base na teoria proposta por Hans Selye, Jonas está sofrendo de estresse, haja vista os sintomas físicos e psicológicos apresentados.

Alternativas
Comentários
  • por que está errada, se  Hans Seley foi o primeiroa falar sobre estresse?

  • Resposta da banca CESPE:

    Hans Selye foi

    o primeiro estudioso a definir e conceituar o estresse. De

    acordo com ele, o estresse é um elemento inerente a toda

    doença, produzindo alterações na estrutura e na composição

    química do corpo. O foco de sua teoria está na dimensão

    biológica do estresse.


     

  • De acordo com a teoria do Hans Selye, uma pessoa pode encontrar-se em uma das três fases do processo de estresse: alarme, resistência e exaustão. Na fase de alarme já existe o estresse mas aqui o organismo reage para se adaptar frente aos estímulos adversos. Nessa fase, o indivíduo ainda consegue manter alta produtividade no trabalho. Os sintomas presentes no caso Jonas, o sofrimento mencionado no enunciado da questão e a baixa produtividade ocorrem a partir da fase de alarme, isto é, conforme o processo de estresse avança. Logo, no modelo proposto por Selye, não é o estresse em si que causa sofrimento, na medida em que ele é uma resposta natural e de adaptação, mas sim o avanço de um processo pela contínua exposição aos estímulos estressores.

  • Qual o erro da questão?

  • Acho que o erro da questão está em associar Selye aos "sintomas psicológicos apresentados", pois esse autor aborda somente a dimensão biológica do estresse. A dimensão psicossocial veio posteriormente com teorias de outros autores. É a segunda questão sobre Selye que vejo nessa linha. Acho que é isso!

  • Acredito que os sintomas sejam de luto por uma separação.

  • Acredito que o problema da questão seja, de fato, o que o colega Bruno Nunes mencionou. Inclusive, foi por isto que a teoria de Selye passou a ser muito criticada e refutada, pela ausência das influências que os fatores emocionais apresentavam frente ao estresse.

  • Acredito que o problema da questão seja, de fato, o que o colega Bruno Nunes mencionou. Inclusive, foi por isto que a teoria de Seley passou a ser muito criticada e refutada, pela ausência das influências que os fatores emocionais apresentavam frente ao estresse.