SóProvas


ID
1112455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a macroeconomia, julgue o item subsecutivo.

No cálculo da dívida líquida, setor público refere-se ao setor público não financeiro mais o Banco Central. A fim de se obter indicadores mais próximos dos padrões internacionais, adota-se o conceito de governo federal, o qual abrange, entre outros, as administrações diretas federal, estaduais e municipais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA


    Fonte: http://www.economia.esalq.usp.br/intranet/uploadfiles/4222.pdf


    O Banco Central é incluído na apuração da dívida líquida pelo fato de transferir 

    seu lucro automaticamente para o Tesouro Nacional, além de ser o agente 

    “arrecadador” do imposto inflacionário. 

    Para obtenção de indicadores mais próximos dos padrões internacionais, adota-se o 

    conceito de governo geral, que abrange as administrações diretas federal, estaduais e 

    municipais, bem como o sistema público de previdência social. 


  • A fim de se obter indicadores mais próximos dos padrões internacionais, adota-se o conceito de governo federal, o qual abrange, entre outros, as administrações diretas federal, estaduais e municipais.

     

    Não seria geral? A troca desses termos não invalidaria a afirmativa? 

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    Como citado, a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) consolida o endividamento líquido do setor público não financeiro e do BCB junto ao setor privado (títulos públicos), ao setor financeiro e ao resto do mundo. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    No Brasil, quatro medidas são utilizadas na mensuração da dívida pública: 

    • (i) Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG); 

    • (ii) Dívida Líquida do Governo Geral (DLGG); 

    • (iii) Dívida Líquida do Setor Público Consolidado (DLSP); e 

    • (iv) Dívida Fiscal Líquida (DFL). As definições abaixo seguem o Manual de Estatísticas Fiscais do Bacen 

    Dívida  Bruta  do  Governo  Geral  (DBGG),  indicador  fiscal  muito  utilizado  para  efeitos  de  comparação internacional,  abrange,  em  linhas  gerais,  o  total  das  dívidas  de  responsabilidade  dos  governos  federal (incluindo INSS), estaduais e municipais, junto ao setor privado (títulos públicos), ao setor financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo. 

    A Dívida Líquida do Governo Geral é o balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal (inclusive INSS), estaduais e municipais.  A diferença entre os dois conceitos (Dívida Bruta e Líquida do Governo Geral) é dada pelos Créditos do Governo Geral, o saldo dos Títulos livres na Carteira do BCB e o saldo de equalização cambial (resultado financeiro das operações com reservas cambiais e das operações com derivativos cambiais).

    A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) consolida o endividamento líquido do setor público não financeiro e do BCB junto ao setor privado (títulos públicos), ao setor financeiro e ao resto do mundo.

    • É  o  conceito  mais  amplo  de  dívida,  pois  inclui  os  governos  federal,  estaduais  e  municipais,  o  BCB,  a Previdência Social e as empresas estatais. 

    A  Dívida  Fiscal  Líquida  (DFL),  que  é  a  medida  considerada  no  computo  das necessidades de financiamento do setor público