Alternativas
A XP enfatiza a proximidade física do cliente com a equipe de desenvolvimento para facilitar a comunicação. No Scrum existem diversos eventos formais, tais como sprint backlog meeting e product backlog review, que incentivam a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no projeto.
As duas metodologias utilizam iterações curtas de desenvolvimento (sprints), mas divergem no tempo de duração das mesmas. Enquanto no Scrum uma sprint dura de 15 minutos a 8 horas, na XP costuma durar de 1 a 24 horas.
Tanto o Scrum quanto a XP explicitamente não permitem que ocorram mudanças de escopo ou definição dentro de uma sprint. Por isso o cliente deve validar todos os requisitos no início do projeto, isso vai contribuir para evitar atrasos e até mesmo construções erradas.
A XP enfatiza que não se deve fazer horas extras constantemente e, se isso ocorrer, existem problemas no projeto que devem ser resolvidos não com aumento de horas, mas com melhor planejamento. O Scrum enfatiza que equipes auto- organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho.
O Scrum estabelece que os testes devem ocorrer o tempo todo durante o desenvolvimento, principalmente usando técnicas automatizadas. Na XP os testes podem ser realizados apenas na parte final de cada sprint, usando a técnica de refatoração, que busca validar todas as funcionalidades, pensando estrategicamente em como refatorar o código que está sendo implementado.