SóProvas


ID
1116559
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ser leal às instituições a que servir.

I – Quanto ao órgão que o exerce, o controle pode ser administrativo, legislativo e judicial.

II – Quanto ao momento em que se efetua, pode ser prévio, concomitante ou posterior.

III – O controle sobre os órgãos da Administração Direta é um controle interno e decorre do poder de autotutela que permite à Administração Pública rever os próprios atos quando ilegais, inoportunos ou inconvenientes.

IV – O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administração Pública tem que se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal, uma vez que implica interferência de um Poder nas atribuições dos outros dois.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: A

     

    Correta. I – Quanto ao órgão que o exerce, o controle pode ser administrativo, legislativo e judicial.

    O primeiro é exercido pela própria administração pública, mediante controle interno ou autotutela, o segundo é exercido pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas (da União, Estados e Municípios - RJ e SP, p. ex.) e, por fim, o judicial é exercido pelo Poder Judiciário, mediante provocação.

    Correta. II – Quanto ao momento em que se efetua, pode ser prévio, concomitante ou posterior

    Prévio ou a priori, concomitante e posterior ou a posteriori.

    Correta. III – O controle sobre os órgãos da Administração Direta é um controle interno e decorre do poder de autotutela que permite à Administração Pública rever os próprios atos quando ilegais, inoportunos ou inconvenientes. 

    Correta. IV – O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administração Pública tem que se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal, uma vez que implica interferência de um Poder nas atribuições dos outros dois. 

    Haja vista o princípio da separação dos poderes, consagrado no art. 2º da CRFB/88, calcado, ainda, na tripartição dos poderes, cujo idealizador foi Montesquieu, consiste o modelo em atribuir a três órgãos, independentes e harmônicos entre si, as funções Legislativa, Executiva e Judiciária.

  • A III deveria ser considerada errada. O controle sobre a Administração Direta pode ser interno ou externo. O que define isso é a posição do controlador, e não a do objeto controlado