SóProvas


ID
1116562
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, considere as seguintes assertivas.

I – Os bens de uso comum do povo são destinados, por natureza ou por lei, ao uso coletivo.

II – Os bens do domínio público do Estado são regidos por um regime jurídico juspublicista, derrogatório e exorbitante do direito comum, não se aplicando a essas modalidades de bens os institutos regidos pelo direito privado.

III – São características de todos os bens públicos a inalienabilidade, a imprescritibilidade, a impenhorabilidade e a impossibilidade de oneração.

IV – Os bens de uso comum e de uso especial estão fora do comércio jurídico de direito privado, não podendo ser objeto de relações jurídicas regidas pelo Direito Civil.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os Bens Públicos NÃO são INALIENÁVEIS! Tais bens possuem uma ALIENABILIDADE CONDICIONADA, posto que é possível ALIENAR um Bem Público, desde que respeitadas as condições previstas em Lei. 

    Portanto, para alienação de um Bem Público, é preciso DESAFETÁ-LO (tornando-o, pois, DOMINICAL), pois somente os Bens Públicos AFETADOS possuem como característica a Inalienabilidade.

    Creio que este seja o erro da opção III

    Vamos em frente!!!

  • Bens públicos englobam: 

     

    1- bens de uso comum do povo;

    2- bens de uso especial;

    3- bens dominicais

     

    OS BENS PÚBLICOS SÃO INALIENÁVEIS, com exceção dos DOMINICAIS, que são alienáveis, e daqueles bens públicos que forem DESAFETADOS pelo ente títular de seu domínio.

     

    Logo, o item III está errado ao afirmar que todos os bens públicos tem por características a inalienabilidade, a imprescritibilidade, a impenhorabilidade e a impossibilidade de oneração, POIS OS BENS DOMINICAIS podem ser alienados.