SóProvas


ID
1117675
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade e à Ação Declaratória de Constitucionalidade de determinada lei ou ato normativo, são feitas as seguintes afirmações.

I. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.

II. A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão pode ter por objeto tanto omissão total quanto omissão parcial em relação ao cumprimento do dever constitucional de legislar.

III. A declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, inclusive a interpretação conforme a Constituição e a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto têm eficácia contra todos e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a anulação??? As 3 estão corretas... alguém??

  • encontrei essa justificativa: QUESTÃO 43 Anulada. As inconsistências e as incompatibilidades das redações do art. 102
    e do seu parágrafo 2 e do art. 28, parágrafo único, da Lei 9.868, de 11 de novembro de 1999 geram
    ambiguidades que prejudicam a compreensão da questão, eivando-a, portanto, de defeitos
    graves que tornam imperiosa a sua anulação.