SóProvas


ID
1118779
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Desde fevereiro de 1994, a legislação que trata dos sistemas estruturantes do governo brasileiro explicita claramente que entre as competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar os planos e programas, avaliar os investimentos estratégicos do Governo e realizar análises de políticas públicas. O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam .

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão por favor!

  • Achei a questão bem confusa.

    A alternativa correta é a letra "A".

  • Os Planos de Governo reúnem as intenções de partidos e candidatos para 

    um próximo mandato. Ali estão as promessas que os políticos fazem à população e que 

    serão traduzidas em programas através da criação do Plano Plurianual. 

    O Plano Plurianual é a oficialização das pretensões de governo para o 

    período de quatro anos. Ele será disposto em programas de duração continuada e em 

    despesas de capital e outras delas decorrentes. Todos os outros planos, ou seja, a Lei de 

    Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão estar integrados a ele. 


  • Confusa demais, colocaram a indagação sobre o PPA porém o texto apresentado na letra A não está dentro da referida lei. Foi uma interpretação bem equivocada da pessoa que formulou essa questão, passível de anulação fundamentada.

  • A Constituição de 1988 estabelece ainda que o PPA definirá de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para o período de quatro anos.Embora os PPA 1996-1999 e 2000-2003 já possuíssem instrumentos de avaliação e monitoramento, os modelos apresentavam diversas falhas (Garcia, 2000), o que suscitou a necessidade de incrementar esses aspectos no Plano. Nesse sentido, o PPA 2004-2007 trouxe uma inovação inexistente nos anos anteriores: o Sistema de Avaliação do Plano Plurianual. O objetivo era assegurar que a avaliação fosse parte integrante da gestão dos programas subsidiando a tomada de decisão; e, disseminar a cultura de avaliação garantindo a sua utilização na formulação e implementação das políticas e programas de governo.

     

    Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/2168/Nogueira-Cavalcante-Avalia%C3%A7%C3%A3o-e-monitoramento.pdf?sequence=3&isAllowed=y, página 6

     

  • "Os principais objetivos do PPA são:

    Definir com clareza as metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.

    Estabelecer a necessária relação entre as ações a serem desenvolvidas e a orientação estratégica de governo.

    Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.

    Explicitar a distribuição regional das metas e gastos do governo. Dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos".

  • GABARITO: A.

     

    Enunciado: (...) competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar (...), avaliar (...). O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam:

     

    Única assertiva que utiliza a ideia de avaliar/avaliação:
      a) (...) avaliação (...) cultura de avaliação(...).