SóProvas



Questões de Composição do orçamento anual


ID
401053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da administração direta, indireta e fundacional, julgue
os itens a seguir.

O orçamento da autarquia é idêntico em sua forma ao da entidade estatal à qual ela pertence.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    O orçamento das autarquias é formalmente idêntico ao das entidades estatais, com as peculiaridades indicadas nos arts. 107 a 110 da Lei 4.320/64 e  adequação ao disposto no art. 165, § 5º, da CF.

    Lei 4320/64:

          Art. 107. As entidades autárquicas ou paraestatais, inclusive de previdência social ou investidas de delegação para arrecadação de contribuições para fiscais da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal terão seus orçamentos aprovados por decreto do Poder Executivo, salvo se disposição legal expressa determinar que o sejam pelo Poder Legislativo.

            Parágrafo único. Compreendem-se nesta disposição as empresas com autonomia financeira e administrativa cujo capital pertencer, integralmente, ao Poder Público.

              Art. 109. Os orçamentos e balanços das entidades compreendidas no artigo 107 serão publicados como complemento dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal a que estejam vinculados.

            Art. 110. Os orçamentos e balanços das entidades já referidas, obedecerão aos padrões e normas instituídas por esta lei, ajustados às respectivas peculiaridades.

  • Como uma autarquia sempre será uma pessoa jurídica de direito público, então o orçamento dela será idêntico no aspecto formal ao da entidade estatal à qual ela pertence (que também será de direito público).

    Ex.: O Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda e ambos fazem parte do orçamento da União (orçamento fiscal e da seguridade social).

ID
1096828
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao orçamento público, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Legislativo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

( ) A Constituição determina que o orçamento anual deve ser votado e aprovado até o final de cada ano que o antecede (também chamado sessão legislativa).

( ) O Orçamento Geral da União (OGU) é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais.

( ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a lei que antecede a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo governo. O projeto de Lei da LOA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A LOA é elaborada pelo Executivo, podendo ser alterada pelo Legislativo, que fixa despesas em razão das receitas por ela previstas.


    O orçamento anual deve ser aprovado até 22 de dezembro.


    CF, art. 165, 


    § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.


    A útlima alternativa trocou os conceitos de LOA e LDO.

  • ( F ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder EXECUTIVO que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. 

    ( V ) A Constituição determina que o orçamento anual deve ser votado e aprovado até o final de cada ano que o antecede (também chamado sessão legislativa). 

    ( F ) O Orçamento Geral da União (OGU) é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas QUE A UNIÃO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DETENHA A MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO

    ( V ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a lei que antecede a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo governo. O projeto de Lei da LOA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano. >>>>> ADMITO QUE ESSE ANTECEDE ME INCOMODOU DEMAIS. LOA OBEDECE O LDO, OU SEJA, PROCEDE AO LDO, NÃO ANTECEDE

  • Natália,

     

    acho que você confundiu tudo, o Gabarito é a letra D, a sequência correta é F-V-V-F.

    A terceira afirmativa foi conciderada correta, apesar do termo "estatais federais" realmente não coincidir com o que diz a CF e não ser o mais correto para definir o que essa peça do orçamento abrange.

    Entretanto, a quarta afirmativa estava completamente errada e não poderia ser considerada verdadeira de forma alguma, não só a LOA é posterior a LDO de cada ano como a data de 15 de abril é aplicável comodata limite para o executivo enviar o projeto da LDO. O projeto da LOA pode ser enviado até 31 de agosto (4 meses antes do fim do exercício financeiro)

     

    Bons estudos!

     

     

     


ID
1118779
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Desde fevereiro de 1994, a legislação que trata dos sistemas estruturantes do governo brasileiro explicita claramente que entre as competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar os planos e programas, avaliar os investimentos estratégicos do Governo e realizar análises de políticas públicas. O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam .

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão por favor!

  • Achei a questão bem confusa.

    A alternativa correta é a letra "A".

  • Os Planos de Governo reúnem as intenções de partidos e candidatos para 

    um próximo mandato. Ali estão as promessas que os políticos fazem à população e que 

    serão traduzidas em programas através da criação do Plano Plurianual. 

    O Plano Plurianual é a oficialização das pretensões de governo para o 

    período de quatro anos. Ele será disposto em programas de duração continuada e em 

    despesas de capital e outras delas decorrentes. Todos os outros planos, ou seja, a Lei de 

    Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão estar integrados a ele. 


  • Confusa demais, colocaram a indagação sobre o PPA porém o texto apresentado na letra A não está dentro da referida lei. Foi uma interpretação bem equivocada da pessoa que formulou essa questão, passível de anulação fundamentada.

  • A Constituição de 1988 estabelece ainda que o PPA definirá de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para o período de quatro anos.Embora os PPA 1996-1999 e 2000-2003 já possuíssem instrumentos de avaliação e monitoramento, os modelos apresentavam diversas falhas (Garcia, 2000), o que suscitou a necessidade de incrementar esses aspectos no Plano. Nesse sentido, o PPA 2004-2007 trouxe uma inovação inexistente nos anos anteriores: o Sistema de Avaliação do Plano Plurianual. O objetivo era assegurar que a avaliação fosse parte integrante da gestão dos programas subsidiando a tomada de decisão; e, disseminar a cultura de avaliação garantindo a sua utilização na formulação e implementação das políticas e programas de governo.

     

    Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/2168/Nogueira-Cavalcante-Avalia%C3%A7%C3%A3o-e-monitoramento.pdf?sequence=3&isAllowed=y, página 6

     

  • "Os principais objetivos do PPA são:

    Definir com clareza as metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.

    Estabelecer a necessária relação entre as ações a serem desenvolvidas e a orientação estratégica de governo.

    Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.

    Explicitar a distribuição regional das metas e gastos do governo. Dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos".

  • GABARITO: A.

     

    Enunciado: (...) competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar (...), avaliar (...). O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam:

     

    Única assertiva que utiliza a ideia de avaliar/avaliação:
      a) (...) avaliação (...) cultura de avaliação(...). 


ID
1536592
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das exigências fundamentais para a realização de compras na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • C) 

    2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

  • C)

    Art. 7º § 2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

  • Art. 14. (Lei 8666/93) Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. 


ID
1602910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As políticas do Governo Federal deverão conformar-se com as leis orçamentárias, inclusive com a Lei no 12.593, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. Nessa esteira, os Programas do Governo Federal relativos ao Enfrentamento do Racismo e Promoção da Igualdade Racial; Cidadania e Justiça; Planejamento Urbano; Resíduos Sólidos; Trabalho, Emprego e Renda são exemplos de programas temáticos

Alternativas

ID
2382076
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública representa o aparelhamento do Estado e funciona como instrumento de governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas, com o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas.

(CHIAVENATTO, 2016.)

Assinale a alternativa que apresenta elementos em consonância com a afirmação de Chiavenatto.

Alternativas
Comentários
  • Sabe-se que a Gestão Pública constitui um importante segmento da ciência da administração. Ela representa o aparelhamento do estado e funciona como um ins- trumento do governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações da Administração Pública. O objetivo por trás destas ações é dar plena satisfação das necessidades coletivas básicas (CHIAVENATO 2012, p. 108).

     

    Outra caraterística da Administração Pública é praticar atos com responsa- bilidade técnica e legal, o que envolve a busca pela perfeição técnica de seus atos. Nota-se que tais atos devem ser perfeitos, sem falhas comprometedoras e sem acarretar prejuízo social segundo os preceitos legais.

     

    Ao consideramos que a Administração Pública dever ser entendida como uma forma de governo que envolve conjuntos de pensamentos, ideologias, re- gras, normas, e, naturalmente, a relação de poder, bem como outras diferentes manifestações comportamentais, verificamos que são justamente esses aspectos que atuam na forma de gerir as ações do Estado.

  • alternativa E) Município contrata médicos concursados para trabalhar em Posto de Saúde.

  • Quando o enunciado fala: ... suprir às necessidades da coletividade.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da organização político-administrativa brasileira, sendo mais especificamente cobrado o conceito de Administração Pública.

    Diante disso, vamos primeiramente diferenciar os conceitos de Estado, Governo e Administração pública.

    O filósofo alemão Emanuel Kant conceituou Estado como "uma multidão de pessoas vivendo em um território, cumprindo leis editadas pelo governo". Sendo assim, pode-se afirmar que o Estado significa Povo, território e governo soberano.

    Já o Governo é o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de auto-determinação e auto-organização emanado do Povo.

    Por último, a Administração Pública é um conceito da área do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado com o objetivo de fazer a gestão de certas áreas de uma sociedade, como Educação, Saúde, Cultura, etc. Administração pública também representa o conjunto de ações que compõem a função administrativa.

    Ademais, Chiavenato (2016), leciona que a administração pública representa o aparelhamento do Estado e funciona como instrumento de governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas, com o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas. Como dizia Weber, a Administração Pública envolve todo o aparato administrativo com que nações, estados e municípios se moldam para cuidar do interesse coletivo e entregar à população uma ampla variedade de serviços públicos capazes de melhorar a qualidade de vida em geral. (Chiavenato, 2016, p. 327). (Grifo nosso.)

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra E, uma vez que a contratação de médicos concursados para trabalhar no Posto de Saúde do Município corrobora o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas, ou seja, melhorar a qualidade de vida em geral, conforme mencionado por Chiavenato e não atender apenas necessidades específicas, conforme foi visto nas outras alternativas.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 4ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2016.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Município contrata médicos concursados para trabalhar em Posto de Saúde

    planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas = funções alocativa e distributiva de recursos em prol da coletividade


ID
2527018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos processos participativos de gestão, julgue o item a seguir.


Embora debates, audiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativa, sua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois refere-se ao Princípio Participativo, o qual consta na Lei nº 10.257/2001:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

    No âmbito federal e estadual não é obrigatória a observância desse princípio, mas já em âmbito municipal como se pode aferir é, mas só pra quem adotar esse tipo de gestão.

  • A assunção não é obrigatória, mas a realização é sim.

  • Embora debates, audiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativa, sua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a Lei nº 10.527/2001, Art. 4º, III, “f”, que trata da gestão participativa da sociedade na definição de políticas públicas nos munícipios, informa ser obrigatório o debate, as audiências e consultas públicas como condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA municipal pela câmara municipal. Em nível federal e estadual não há na referida lei a obrigatoriedade de utilização da gestão participativa.

  • a lei é a 10.257...

  • Respondi essa questão pensando em AFO. Onde a utilização do orçamento participativo é obrigatório aos municípios.

  • A sua realização é obrigatória, No entanto o Poder Público não está obrigado a seguir as opiniões sugeridas.

  • Errado

     

    Observar o pricípio participativo representa condição obrigatória para a aprovação  da LDO e da LOA na câmara municipal. Mas não estará, necessariamente, vinculado ao que for proposto pela populçao envolvida. Visto que pode haver discrepâncias entre o que a popução quer e o que a administração pode fazer, etc.

     

    Não é obrigatória a sua observância no plano estadual e federal.

  • Ora.... se a gestão orçamentária é participativa, logo, faz-se necessária a anuência da população para que o projeto seja aprovado pela CM.

  • Participação popular - referente a elaboracão e apreciação do orçamento.

    Aplicação obrigatoria para os MUNICIPIOS (em alguns casos, sua aplicação tambem ocorre nos ESTADOS)

    Agora uma dica de prova : UNIÃO não é obrigada a seguir a gestão participativa.

  • Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 10257/2001 (REGULAMENTA OS ARTS. 182 E 183 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTABELECE DIRETRIZES GERAIS DA POLÍTICA URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

  • A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

    Gabarito: Errado

  • Nada disso! Na verdade, segundo o artigo 44 da lei 10.257/01, a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas de PPA, LDO e LOA é condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

    Estou alertando! Guarde esse dispositivo com carinho!

    Gabarito: Errado

  • Embora debatesaudiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativasua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a Lei nº 10.527/2001, Art. 4º, III, “f”, que trata da gestão participativa da sociedade na definição de políticas públicas nos munícipios, informa ser obrigatório o debate, as audiências e consultas públicas como condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA municipal pela câmara municipal. Em nível federal e estadual não há na referida lei a obrigatoriedade de utilização da gestão participativa.

    A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

  • Negativo, pesquise mais.

  • Os debates são obrigatórios para aprovação em municípios isso não quer dizer que as decisões dos debates estejam vinculados! O erro está em dizer que não é obrigatório os debates quando na verdade são sim. Sugiro ao professor revisar sua questão comentada, pois ela está confusa.

    Espero ter ajudado.

  • Marcelo Soares| Direção Concursos

    20/10/2019 às 09:42

    A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

    Gabarito: Errado

  • Errado.

    O Estatuto das Cidades (Lei n.° 10.257/2001), prevê que, no âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa (a qual deverá incluir a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual - PPA, da lei de diretrizes orçamentárias - LDO e do orçamento anual -LOA), é condição obrigatória para a aprovação do PPA, LDO e LOA pela Câmara Municipal.


ID
3101737
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item.


O orçamento monetário é um dos instrumentos básicos da ação governamental.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento monetário era o instrumento utilizado pelo Governo no controle das operações do sistema monetário. Seu objetivo principal era a previsão da expansao dos meios de pagamento na economia, tornando-o coerente com a previsão de crescimento do produto físico e uma certa elevação no nível geral de preços, mantida velocidade-renda da moeda constante. Ele era elaborado pelo Banco Central e aprovado pelo executivo por decreto, sem o Congresso e não existe mais.

  • Os instrumentos básicos de ação monetária do governo são 3: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

  • Gabarito: Errado

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
4150930
Banca
FUNDEPES
Órgão
IF-AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No orçamento de um instituto federal do ano anterior, os gastos mais relevantes foram aqueles da ação de governo com a assistência ao estudante, que totalizaram R$ 800.000,00. Esse valor foi equivalente a 20% do orçamento total anual da instituição. Neste ano, o orçamento teve uma redução de 20%, e estima-se que os gastos com a assistência ao estudante tenham uma redução de 10% em relação ao ano anterior. Se os dados orçamentários estimados para este ano se concretizarem, qual será o percentual do orçamento total da instituição gasto com assistência estudantil?

Alternativas
Comentários
  • No orçamento de um instituto federal do ano anterior, os gastos mais relevantes foram aqueles da ação de governo com a assistência ao estudante, que totalizaram R$ 800.000,00. Esse valor foi equivalente a 20% do orçamento total anual da instituição. Neste ano, o orçamento teve uma redução de 20%, e estima-se que os gastos com a assistência ao estudante tenham uma redução de 10% em relação ao ano anterior. Se os dados orçamentários estimados para este ano se concretizarem, qual será o percentual do orçamento total da instituição gasto com assistência estudantil?

    800.000,00 = 20%

    x = 100%

    x = 4.000.000

    4.000.000 = 100%

    x = 20%

    4.000.000 - 800.000 = 3.200.000 orçamento bruto atual.

    x = 800.000 X 10% = 80.000

    800.000 - 80.000 = 720.000 orçamento assistência ao estudante atual.

    3.200.000 = 100%

    720.000 = x

    22,5 %

  • Essa video aula não ajuda a fazer, nem dá esclarecimento da questão...Aff.

  • Questãozinha de matemática em Administração Pública

  • Vamos para a resolução da questão.

    Gastos com assistência em 2021: 800.000 = 20% orçamento total
    Orçamento total 2021: 800.000 * 100 = 20 * X = 4.000.000
    Orçamento Total 2022: 4.000.000 * 0,8 (redução de 20%) = 3.200.000
    Gastos com assistência em 2022: 800.000 * 0,9 (redução de 10%) = 720.000

    3.200.000 = 100%
    720.000 = X
    X = 720.000 * 100 / 3.200.000 = 22,5%


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5544961
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação aos orçamentos públicos, considere (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


( ) Uma das principais críticas dirigidas a processos orçamentários governamentais é que eles se detêm abruptamente diante da pergunta sobre questões relativas a resultados.

( ) Iniciativas como Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS – Planning, Programming, Budgeting Systems) e Gestão por Objetivos (MBO – Management by Objectives) fracassaram em grande medida no cumprimento de suas promessas.

( ) Na década de 1990 ocorreram grandes reformas orçamentárias em países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, movimento este que não foi seguido pelos países em desenvolvimento.

( ) Esforços de reforma orçamentária baseados em concepções de “orçamento baseado em desempenho” não buscam relacionar alocação orçamentária à performance das políticas públicas.


A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:

Alternativas
Comentários
  • V – V – F – F