-
Nesse caso a preparação destes instrumentos de pesquisa faz parte da atividade de descrição, porém eles são elementos de difusão do acervo.
mas só pra nível de conhecimento: Bellotto (2006, pg. 228) nos esclarece que "Cabem ao serviço de difusão cultural duas vias contrárias de ação: a que lança elementos de dentro do arquivo para fora, procurando atingir um campo de abrangência cada vez mais amplo, e a que permite o retorno dessa mesma política, acenando com atrativos no recinto do arquivo."
"As atividades culturais que algumas instituições arquivística brasileiras já promovem têm sido principalmente palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional. Têm também patrocinado simpósios, congressos, jornadas e reuniões, não só sobre a profissão e a prática arquivística e/ou histórica, mas também em outros campos da cultura."
-
Como já foi dito a questão está errada, difusão é a promoção dos arquivos e acontece no arquivo permanente. Catálogos, guias e inventários são atividades da descrição arquivística, vejam em outras questões:
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Instrumentos de Pesquisa; Descrição Arquivística; A descrição é operacionalizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa, tais como guia, inventário e catálogo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Permanentes;
Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções do arquivo permanente.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Definições;
A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.
GABARITO: CERTA.
-
JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADA
A preparação de catálogos, guias e inventários é atividade de descrição.
Paz de Cristo.
-
André e Isa: vocês são os melhores!!!
-
As atividades do arquivo permanente são:
1. Arranjo - reunião e ordenação adequada dos documentos.
2. Descrição e publicação - acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.
3. Cinservação - medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.
4. Referência - política de acesso e uso dos documentos.
marilena leite paes - Arquivo, teoria e prática
-
Resolução: os catálogos, guias e inventários são instrumentos de pesquisa. Eu promovo a difusão por meio dos instrumentos de pesquisa, mas a preparação desses instrumentos é feita a partir da função de descrição.
Resposta: errada
-
Arquivologia = disciplina que não faz sentido.
Se guia, catálogo são instrumentos de pesquisa e são formas de difundir o conteúdo, logo, a preparação destes deveria ser indiretamente uma atividade de divulgação(difusão), ainda que primordialmente seja de descrição!!
-
Complementando:
Funções arquivísticas e seus instrumentos:
- Classificação: Plano/código de classificação;
- Avaliação: Tabela de temporalidade e plano de destinação;
- Descrição: Instrumentos de pesquisa (guias, inventários, catálogos, índice)
-
Direto ao ponto!
A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão (DESCRIÇÃO).
GABARITO: ERRADO
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.
-
FUNÇÃO DA DIFUSÃO RESUMO
acesso a informação, objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso
AVANTE!
-
(E)
A arquivologia esta ligada diretamente as funções de: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão dos documentos arquivísticos (ROUSSEAU e COUTURE, 1998).
Produção:
Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.
Avaliação:
Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
Aquisição:
Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.
Conservação:
É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Classificação:
Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos. Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.
Descrição:
Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
Difusão:
Essa função arquivística está relacionada no que se diz respeito ao acesso a informação, ou seja uma maior proximidade dos usuários ao acervo de uma instituição, onde o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.
ROUSSEAU, J; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
-
Quem cria instrumentos de pesquisa é a descrição.
A difusão quer difundir (espalhar) a informação.
-
A função que cria instrumentos de pesquisa é a descrição.
Descrição: Consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e cria instrumentos de pesquisa, a partir desse elementos coletados para facultar o acesso. É aplicada essencialmente nos arquivos permanentes durante a produção de instrumentos de pesquisa.