-
Correto.
JUSTIFICATIVA -
O método decimal de Dewey é o método de codificação
utilizado no código de classificação de documentos de arquivo.
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
-
Dúvida: elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivo
-
Resposta: CERTO
Método numérico decimal: baseia-se no sistema decimal de Dewey. Melvil Dewey foi um bibliotecário dos Estados Unidos que viveu no século XIX. É conhecido nas ciências da documentação e informação por dividir o saber humano em nove classes principais e uma décima, que é de conhecimento geral. Essas classes são divididas em subclasses, que por sua vez são divididas em grupos, subgrupos, etc. A classe principal é composta por três algarismos e se separa das subclasses por um ponto. Quanto à parte decimal (subdivisão), ela pode ou não existir.
A Resolução nº 14 do CONARQ estabelece que a classificação dos documentos seguirá o método decimal. Assim, o sistema é dividido em dez classes, sendo nove específicas e uma para generalidades.
Prof. Mayko Gomes
-
GABARITO: CERTO
Comentário:
Resuminho sobre o Método de Arquivamento bastante utilizado - NUMÉRICO (DECIMAL):
Numérico (Decimal)
o Baseado no sistema de Melvil Dewey e é hoje universalmente conhecido, utilizando uma tabela de 1000 assuntos e um índice que permite sua rápida localização.
o Vantagens: todos os assuntos relacionados com determinado tópico ficam retidos em grupos; os números classificadores formam verdadeiras nomenclaturas fáceis de reter na memória; expansão ilimitada para subdivisões dos assuntos.
o Desvantagens: limitação de 10 números para classificação; necessidade de se prever o desenvolvimento das atividades da instituição bem como preparo e muita atenção do arquivista.