-
e) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto (manifestadas) as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.
-
O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram (apontou = discurso) os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.
-
O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.
Deixando manifesto às ácidas... (meu ver)
-
Caralho eles acertaram até no verbo HAVER depois de muito... FCC tá cada vez mais punk em português.
-
-
...no qual se apontou (discurso)... deixando manifesto Às ácidas... CRASE OBR.!!!!!!!!!!!
-
B - "Mal atinando com a razão da impugnação, temendo a consequência de seu ato intempestivo, e julgando estar sozinho para combatê-las, como achar um modo de considerá-las sem sentir desolação?" ... julgando estar sozinho para combatê-las" combater quem? A consequência de seu ato intempestivo. Portanto não deveria ser, o correto,o verbo combater estar no singular?
-
Uma dúvida, na alternativa E ,qual é a função sintática de " ácidas críticas" ?
-
Também com a mesma dúvida que o Wanderson.
-
Erro: deixando MANIFESTAS as ácidas críticas... Nada de crase no "as".
-
Eu fiquei com uma dúvida na letra C. Não deveria haver uma vírgula logo após "Aos sapientes e pacientes"? Como está mostrando na questão, está sem vírgula: "Aos sapientes e pacientes recomendo o belo trabalho. . ."
-
Eu acho essas questões muitos difíceis, pois a banca coloca um texto enorme e coloca apenas um erro para ser identificado. Fazendo com que cansamos em ler toda a questão e deixamos passar esse erro.
É necessário muita atenção.
-
Lucas, não é esse o erro da c).
Aos sapientes e pacientes recomendo o belo trabalho que podem escrever pesquisando o conto do vigário pelos séculos atrás: encontrarão um misto de historinhas banais e pequenas obras-primas que ocupariam lugar eminente nas obras de ficção.
Aos sapientes e pacientes é OI.
Eu recomendo o belo trabalho(OD) aos sapientes e pacientes(OI)...
-
Na letra "e" há erro de concordância nominal. Na parte " manifesto as ácidas críticas ". A palavra manifesto tem que concordar com as ácidas críticas. Então deveria estar no plural feminino. Deveria ficar assim: manifestas as ácidas críticas. Conforme explicação do professor Arenildo Santos.
-
VOU COMENTAR DA MANEIRA COMO VI OS ERROS, TAMBÉM POSSO ESTAR ERRADO, MAS ACERTEI A QUESTÃO..rsrs.. VOU GRIFAR EM QUAIS LUGARES EU VI QUE OS VERBOS PECARAM NA CONCORDÂNCIA.
A)INCORRETA Fala-se de Sua Excelência, o Ministro do Meio Ambiente, que, com o intuito de dirimir sejam quais forem as dúvidas dos jornalistas, deve conceder-lhes entrevista coletiva daqui a duas semanas, sem discriminação de ordem alguma.
B) INCORRETA Mal atinando com a razão da impugnação, temendo a consequência de seu ato intempestivo, e julgando estar sozinho para combatê-las, como achar um modo de considerá-las sem sentir desolação?
C) INCORRETA Aos sapientes e pacientes recomendo o belo trabalho que podem escrever pesquisando o conto do vigário pelos séculos atrás: encontrarão um misto de historinhas banais e pequenas obras-primas que ocupariam lugar eminente nas obras de ficção.
D) INCORRETA Não se deve entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio que, ao primeiro golpe de vento, despencam e se destroem; são a argamassa que se molda à pressão da sociedade, e com que se fará uma sólida e legítima construção.
E) GABARITO
-
A questão pede que se marque a alternativa que apresenta erros e não as corretas! Ao meu ver, apenas a letra E necessita correção: manifesto às ácidas críticas.
-
A alternativa incorreta é a E, pois possui dois erros:
"O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram (apontou –concorda com o núcleo do sujeito -representante) os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ( às – a palavra manifesto exige preposição “a” e "a acidas críticas" é feminina, surgindo o fenômeno da crase ) ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos."
-
Fiquei com a mesma dúvida apontada por Anderson Moreira na letra b. A quem o pronome oblíquo "las" está se referindo?
Quanto a letra d, ED Didi, o que temos que fazer nesse tipo de questão é compreendermos que dois verbos juntos nem sempre se constitui em uma locução verbal. Ele pode vir, como no caso, juntos, porém cada um dentro de suas respectivas orações. O primeiro, o verbo dever, termina a oração principal ( não se deve) e o segundo, o verbo entender, inicia uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo na voz passiva sintética. Sempre que o sujeito for oracional, como no caso ( oração substantiva subjetiva), o verbo da oração principal deve vir sempre na terceira pessoa do singular. Assim: isso ( entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio) não se deve.
-
Alternativa D me surgiu uma dúvida, por que não dizer: "não se devem entender os movimentos reivindicatórios...
A dúvida se os movimentos reivindicatórios não seria o sujeito, tornando o verbo DEVER flexionar para o plural?
Não se deve entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio que, ao primeiro golpe de vento, despencam e se destroem; são a argamassa que se molda à pressão da sociedade, e com que se fará uma sólida e legítima construção.
-
Gab. A
a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto/manifestas as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.
"manifesto", que deveria ter sido escrito "manifestas", é predicativo do objeto de "as ácidas críticas", logo ele deve concordar em número e gênero com seu referente.
E, neste contexto empregado, segundo os dicionários, "manifesto" significa "evidente".
-
Aí vc fica duas horas nessa poha procurando a certa, sendo que ele que a errada pqp