-
A Gestão da Qualidade se utiliza de diversas ferramentas gerenciais (a mais conhecida é o CICLO PDCA de Deming) e permite o controle do processo através de índices e indicadores que atuam na colaboração para resultados.
Na QT quem estabelece o nível de qualidade é o cliente e não os engenheiros ou gestores.
"é a fusão entre a eficácia, eficiência, efetividade, indicadores, índices, disfunções e desvios".
-
SO 9001:2008 nos tem a dizer:
A organização deve estabelecer,
documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade, e
melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta
Norma.
A organização deve:
a) determinar os processos
necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por
toda a organização (ver 1.2),
b) determinar a seqüência e interação desses processos,
c) determinar critérios e métodos
necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos
sejam eficazes,
d) assegurar a disponibilidade de
recursos e informações necessárias para apoiar a operação e o
monitoramento desses processos,
e) monitorar, medir onde aplicável e analisar esses processos, e
f) implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.
http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/iso-90012008-4-1-requisitos-gerais-sistema-de-gestao-da-qualidade/
-
Acredito que essa questão seria passivel de recurso, uma vez que a letra "D" tambem esta correta. As ferramentas da qualidade ajudam no processo de identificação e eliminação de custos de conformidade. Muitas ferramentas são destinadas a rever e adequar processos aos padroes de qualidade da empresa.
-
Andre,
Pelo que pesquisei:
O que é Custo da Qualidade, Custo de conformidade e custo de não-conformidade?
Custo da Qualidade = Custo da conformidade + Custo da não-conformidade
Custo da Conformidade = Custo da prevenção + Custo da detecção
- Exemplo de Custo da Conformidade: Planejamento, Treinamento, Controle de Processo, Testes, Auditoria da Qualidade, Manutenção.
Custo da Não-Conformidade = Custo do erro (interno e/ou externo)
- Exemplo de Custo da Não-Conformidade: Refugos, Re-trabalho, Reparos de Defeito (Garantia), Atrasos no Cronograma, Perdas de Processo, Perda de Clientes.
Logo, a Alternativa D estaria errada ao dizer "custos de conformidade", quando deveria dizer "custos de não-conformidade":
d) As ferramentas de qualidade ajudam no processo de identificação e eliminação de custos de conformidade.
Fonte: http://rodrigosouzapm.wordpress.com/tag/custo-de-conformidade/
-
A gestão da qualidade não visa eliminar os custo que estão em conformidade, mas sim os custos que se classificam como não-conformidades, que são os erros, as falhas. Alternativa D se torna errada por isso.
-
Tinha ido na A, achei a D certa.
Fui do princípio que eliminava os custos, mas realmente são os que não estão em conformidade.
A abordagem Kaizen, porém, não significa somente fazer melhor as coisas, mas conquistar resultados específicos (como eliminação do desperdício de produtos, de serviços, de relacionamentos interpessoais e de competências pessoais) para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição, a fim de tornar os clientes mais satisfeitos.
GAB A
-
Quase marquei a letra D, mas o erro dela é afirmar que as ferramentas de qualidade ajudam a eliminar custos de conformidade. NADA pode eliminar custos de conformidade e sim diminui-los.
Gabarito LETRA A.
-
LETRA E não está errada:
"O Manual da Qualidade deve conter todas as atividades que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade, assim como os processos da empresa e a interação entre eles. Para facilitar o trabalho, convém elaborar uma tabela que aponte as relações entre os requisitos da norma e os processos. Os requisitos da NBR ISO 9001:2000 também devem ser incluídos no manual. Em regra, o manual deve ser resumido e suficientemente desenvolvido para demonstrar o Sistema de Gestão da Qualidade, a cultura e a imagem da qualidade da empresa. Caso alguma norma não seja aplicável às atividades da empresa, a situação deve ser detalhada e justificada no Manual da Qualidade. Na auditoria, aplica-se uma lista de verificação para avaliar a adequação do Manual da Qualidade da empresa."
- See more at: http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/como-deve-ser-o-manual-da-qualidade#sthash.bDRpXmGw.dpuf
-
O manual de qualidade deve ser resumido e só deve detalhar situações que não sejam aplicáveis na empresa.
-
a) É preciso identificar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle de processos sejam eficazes. (correta)
b) É suficiente identificar somente os macroprocessos da organização, pois eles são os principais (Não basta identificar os macroprocessos, essa é um parte do processo da Gestão da Qualidade)
c) Devem-se eliminar as auditorias internas, uma vez que o sistema de gestão de qualidade já foi implantado. (Não precisa comentar).
d) As ferramentas de qualidade ajudam no processo de identificação e eliminação de custos de conformidade. (Não elimina - Diminui)
e) O manual da qualidade indica o detalhamento e a comprovação do que é feito na organização. (Manual é um guia. Não comprava que as determinações estão sendo seguidas)
-
GAB: A
a) É preciso identificar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle de processos sejam eficazes.
b) Todos os processos da organização devem ser identificados, desde os macroprocessos até as tarefas.
c) As auditorias internas não devem ser eliminadas, pois contribuem para o monitoramento do sistema da gestão da qualidade e auxiliam as empresas a alcançarem seus objetivos.
d) Os custos da não conformidade que devem ser eliminados.
Custo da Não-Conformidade = Custo do erro (interno e/ou externo)
Ex: Refugos, retrabalho, reparos de defeitos, atrasos no cronograma, perdas de processo, perda de cliente
e) O manual da qualidade não comprova nada. Apenas detalha os princípios, objetivos e metas que a organização deseja alcançar.
O Manual da Qualidade é um documento que formaliza o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas e documenta seu funcionamento de maneira clara, demonstrando como a empresa age para garantir a qualidade de seu produto ou serviço.Nele, são descritos todos fatores relevantes sobre a sua empresa e toda a política adotada na execução das tarefas. O manual registra a personalidade da sua organização e quais princípios são adotados para que seus objetivos sejam alcançados, ou seja, a missão, visão, valores, politicas da empresa, processos, diretrizes, enfim, todos estarão no Manual da Qualidade.
FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/o-que-e-e-por-que-manter-o-manual-da-qualidade-na-iso-90012015/