-
Entre suas responsabilidades está
analisar como uma organização (empresa, órgão do governo ou ONG, por
exemplo) se relaciona com seus clientes e outras instituições e também
como é o relacionamento interno nessas empresas além de desenvolver uma
estratégia de comunicação para melhorar essas ligações.
-
Segundo Kunsch, cabe a um profissional de Relações Públicas fazer a comunicação organizacional geral, ele integra a comunicação de cada departamento e foca no negócio da empresa.
-
Considero a questão um tanto duvidosa. É uma das funções e não a função primordial do RP. Eu entendi a questão dessa forma. Parece que o enunciado está impondo.
-
Considero a questão um equívoco pq o profissional de RP não é responsável pela comunicação administrativa.
-
O melhor neste caso é se garantir pela resposta do quarto poder CESPE, e fortalecendo essa teoria que RP é um "severino quebra galho" e responsável por todas as comunicações do mundo.
Teoricamente somos heróis, toda comunicação é nossa! rs...
Sucesso, e tomara que os examinadores continuem com esse pensamento.
-
Certo (mas discordo)
Quer dizer que uma agência de publicidade, quando for contratada para realizar uma campanha de com. institucional, terá que se acudir da ajuda dos RPs? Não mesmo, maaaaas, segundo A CESPE, é isso mesmo...
-
Acreditem, em vários livros que li fala sobre as funções do profissional de RP, e são estas descritas acima.
-
COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA
Esse tipo de comunicação tem como finalidade repassar os dados obtidos na esfera administrativa para os demais setores, os quais precisam de tais dados para desenvolvimento e análise do processo. Kunsch interpreta a comunicação administrativa da seguinte forma: “Administrar uma organização consiste em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo custo e maior lucro ou resultados, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupõe um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. E o que organiza o fluxo de informações, que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.” (KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003, p. 152).
-
Questão mal formulada, que abre leque para diversas interpretações.
-
Gab.: certo.
Fiquei tão "cismado" com essa questão que fui buscar os fundamentos na fonte.
- O setor deve atuar com outras áreas da comunicação, em uma capitalização sinérgica dos objetivos e esforços globais da organização.
- Cabe às relações públicas administrarem estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando não de forma isolada, mas em perfeita sinergia com todas as demais modalidades da comunicação integrada.Portanto, esse é um trabalho de relações públicas via comunicação institucional, administrativa e interna.
- Nesse contexto, atuam também em apoio à área de marketing, que deve se encarregar da comunicação mercadológica dentro de uma mesma filosofia de comunicação integrada.
Fonte: KUNSCH, Margarida M. K. Relações públicas na gestão estratégica da comunicação integrada nas organizações. In: KUNSCH, Margarida M. K. (org.). . Saraiva, 2009. p. 185-208.