-
Resposta: E
Alguém saberia dizer qual o erro?
-
Eu acredito que seja a concordância entre a locução verbal e o sujeito.
A Constituição brasileira tem cumpridA seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus combates políticos.
-
Também gostaria de saber o erro...
-
O Erro estar na segunda virgula separando o sujeito do predicado. A primeira virgula estar correto visto que representa um termo enumerado "de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos."
Deus abençoe!
-
Infelizmente,acho que só a Cespe pra explicar o erro.
-
A Cespe retirou a assertiva do Rev. direito GV vol.4 no.2 São Paulo July/Dec. 2008 e fez as alterações destacadas em negrito a seguir:
Apesar de seus eventuais defeitos, das críticas e das emendas que sofreu ao longo de todos esses anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
Assertiva da Cespe modificada:
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
Conforme os termos sublinhados acima, conclui que há um repetição desnecessária da utilização da relação preposição + pronome nas duas últimas colocações. O pronome demonstrativo deve, para melhor coerência textual do período, ser substituído por artigo definido porque no trecho: "Apesar de seus...", o pronome "seus" abrange os substantivos da enumeração, sendo, portanto, desnecessário a sua repetição subsequente.
O uso das vírgulas estão corretos. Lembrando que a primeira vírgula está separando os termos semelhantes da oração enumerados e a segunda está separando a oração subordinada concessiva deslocada. Na forma direta e correta, a frase estaria assim: A Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos; apesar de seus eventuais problemas, das críticas e das emendas ao longo dos anos.
Foi essa a minha interpretação do erro da questão.
Espero ter auxiliado!
-
Não vejo virgula separando sujeito do predicado conforme o Felipe falou.
Não acho que, como o Luis falou, a repetição das preposições na enumeração causa erro de gramatica.
Muito menos acredito que deva ser "tem cumprida" como a Cintia disse.
Alguém pode ajudar?
-
"Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos."
Eu acho que o erro está no termos "suas" destacados acima. A frase correta seria: "Apesar de seus eventuais problemas, de críticas e de emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos." Acredito que não se pode usar "suas" antes de "críticas" e de "emendas" porque o correto é criticas à Constituição e não Críticas da Constituição, bem como "emendas à Constituição" e não "emendas da Constituição". Seria o mesmo que dizer: "Fred foi convocado para a seleção brasileira apesar de suas críticas". Essa frase está incorreta. O correto seria "Fred foi convocado para a seleção brasileira apesar das críticas"
-
Vou tentar ajudar...
O erro é bem mais sutil : não se usa,normalmente, virgula após o último elemento enumerativo( aquele que vem com e).Se houver elipse,por exemplo, e aí há uma aparente separação do predicado e do sujeito,mas que na verdade não ocorre.
Exemplo : Eu gosto de matemática,Maria gosta de biologia e João, de Física. A virgula marca a elipse,viram ?
No texto não há elipse e sim o uso inadequado da virgula na enumeração.O correto é : Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
Para complementar :
Trechos de uma lição retirada do site português chamado Ciberdúvidas .O sublinhado é por minha conta e o negrito do autor.
[Pergunta] Quando se faz uma enumeração de substantivos sem a terminar com um e, deve-se colocar também uma vírgula antes do verbo?
Por exemplo: «A luminosidade, a frescura tépida, as cores súbitas, a suavidade(,?) pareciam indicar a chegada definitiva da Primavera.»
Obrigada!
(...)Quanto à vírgula do Pascoaes, é possível que a intenção fosse sugerir a seguinte leitura:
«A luminosidade, a frescura tépida, as cores súbitas, a suavidade, todas pareciam indicar a chegada definitiva da Primavera.»
Ou seja, a vírgula entre o último elemento da enumeração e o predicado marcaria a elipse de uma palavra que retomasse essa enumeração. Mesmo assim, penso que a justificação deste uso menos canónico da vírgula é um tanto rebuscada, porque não é possível considerar a subjacência de «todas» da mesma maneira que o fazemos quando se elide um predicado («os elefantes são grandes e as formigas, pequenas», em que a vírgula indica a omissão do verbo ser). Eu diria que a vírgula pascoaliana, sem se poder dizer que está errada, porque parece marcar um ponto culminante na curva entoacional do enunciado, não corresponde às regras gerais de aplicação desse sinal de pausa.
Por último, refira-se que há um caso em que é possível (mas, atenção, não obrigatório) pôr vírgula entre sujeito e predicado: depois de «sujeito expandido pela oração adjetiva» (ver Bechara, idem, pág. 610): «Os que falam em matérias que não entendem, parecem fazer gala da sua própria ignorância» (Marquês de Maricá).
Para ver na íntegra : http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=22750
Na minha humilde opinião é o que justifica o erro, não consigo ver outra justificativa.O tema parece ser simples, mas é suficientemente complexo para nos deixar confusos.
Coloquem suas opiniões,pois são questões desse tipo que nos fazem crescer como concurseiros !
-
A repetição de preposições e pronomes serve como instrumento enfático, em qualquer gramática isso está explícito. Não sei onde está o erro da questão.
-
Leiam o comentário do Vitor Kfouri, ele explica corretamente o erro da questão. Quando o último elemento de uma série enumerativa vier precedido da conjunção "e", a vírgula não é empregada.
-
-
Apesar de é locução prepositiva não? então, apesar de isso, aquilo, etc, a constituição.....
assim, a repetição do "de" o qual pertence à locução prepositiva ocasionaria o erro...
-
Amigos,
Na conjugação dos VERBOS do MARIO se troca o I por EI nas formas rizotônicas (EU, TU, ELE,ELES). Então, a conjugação correta e "Medeia".
Espero ter ajudado.
M ediar
A nsiar
R emediar
I ncediar
O diar
-
Mediar- Quem media , media algo de alguma coisa..e nao EM alguma coisa.
-
Questão errada.
o final está ambíguo: ... a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos. Embates políticos de quem?. Dos agentes sociais ou da Constituição. Para ficar correto e sem ambiguidade:
1ª possibilidade: a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais nos embates políticos entre eles.
2ª possibilidade: ..a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações nos embates políticos entre os agentes sociais.
Fé, foco e trabalho!!
-
Acredito que o erro seja a ambiguidade causada na parte "em seus embates políticos". Não dá para inferir se são os embates políticos da Constituição ou dos agentes sociais.
-
Analisei comentário por comentário no fórum desta questão e acredito que apenas um deles está certo: o de Giancarlo Fernandes Silva.
-
Eu já achei que o erro foi da Constituição está em letra maiúscula...
ao meu ver estaria correto assim:
a Constituição Federal brasileira
Mas se for só a palavra constituição, pra mim seria assim:
.. a constituição brasileira....
Quem tiver alguma opinião sobre isso manda uma mensagem no privado!!!!
-
O pessoal tá dizendo que o erro é a ambiguidade causada pelos vários pronomes seu(s), sua(s) no texto. Aff! isso eh problema gramatical eh ??? se for, não existe limite mais entre erro de semântica e erro gramatical. Aí virou zona.
-
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos(;) a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
Eu colocaria o ponto e vírgula paraencerrar essa intercalação....Pax et bonun
-
Esse argumento da enumeração com o "e" não convence. Não há enumeração com o "e", existe apenas um "e".
-
O comentário do Viktor Kfouri está equivocado, a última vírgula está empregada para isolar a adversativa deslocada para o início da frase. Em ordem direta:
A Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos, apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos.
Apesar do gabarito, não há erro no item.
-
Questão muito difícil O índice de acerto para essa questão esta na faixa de 0% a 20%.
-
Penso que a repetição da preposição DE foi desnecessária.
"Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos."
Apesar de seus eventuais problemas, suas críticas e suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
A Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos ,apesar de seus eventuais problemas, suas críticas e suas emendas ao longo dos anos.
-
O problema do texto é ambiguidade. Repare nos pronomes possessivos.
-
Apesar de seus eventuais problemas, (CONSTITUIÇÃO) de suas críticas ( DE ALGUÉM OU DOS POLÍTICOS OU DO POVO) e de suas emendas ao longo dos anos,( CONSTITUIÇÃO) a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos. ( AGENTE SOCIAIS)..
SEJA QUE O REFERENTE É A CONSTITUIÇÃO E NÃO SÃO OS MESMO PARA TODOS..................SOMENTE É O MESMO O 1,3
-
O colega falou que o Fernando Pestana não achou erro algum na questão, embora muitos fiquem colocando chifre na cabeça de cavalo, a questão não apresenta erro algum. Cespe fazendo ''cespesa''
-
Acho que o erro é devido à ambiguidade que a frase pode causar. Mas isso é erro gramatical? Não seria erro semântico só?
-
Não consegui ver o erro, apesar dos bons comentários dos colgeas. Aposto que nem o examinador saberia explicar onde está o erro dessa questão. Onde ele estava com a cabeça?
-
Bom, o erro que vi, foi a escrita de: a Constituição brasileira (Brasileira)
Segundo a Constituição Brasileira, o Presidente da República é o chefe máximo do poder executivo; o Congresso Nacional é o chefe do legislativo, através de ...
-
Acredito que a questão tenha sido tirada do seguinte site.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-24322008000200001&script=sci_arttext
A explicação do erro é somente a questão do referencial mesmo.
-
Eu adoro os comentários da Isabel Veiga, mas nessa questão não fiquei convencida com o vídeo dela.
-
Errado.
Foram utilizados cinco pronomes possessivos com dois referentes diferentes.
Para a gramatica , caso tivesse sido utilizado os cinco pronomes para um único referente, o texto ficaria mais coeso.
O enunciado esta com o texto rebuscado.
-
Não achei o erro :-(
-
O engraçado da cespe é que todo mundo "ACHA" kkkkkkkkkkkkkk
-
O comentário da professora foi perfeito! Assistam!
-
O Erro da questão está mais na coerência do uso dos pronomes possesivos.
"Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos."
Seus eventuais problemas está fazendo referência a Constituição, mas a Constituição tem problemas? SIM
Suas emendas está fazendo referência a Constituição, mas a Constituição tem emendas? SIM
Suas críticas está fazendo referência a Constituição, mas a Constituição faz crítica? NÃO
Seu papel está fazendo referência a Constituição, mas a Constituição possui um papel? SIM
Seus embates políticos está fazendo referência a Constituição, mas a Constituição tem embates políticos? NÃO
Reescrevendo a frase para transmitir a real idéia:
"Apesar de seus eventuais problemas, de críticas feitas e desuas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumpridoseu papelde mediar as relações entre os agentes sociais em embates políticos."
-
A observação deve ser feita quanto à gramática e não quanto ao significado... Não consegui vislumbrar erros de gramática... alguém?
-
Na boa, repetição não configura erro de jeito nenhum!
Outra coisa, se o Mestre Fernando Pestana falou tá falado, não é um examinador do Cespe que vai entender mais do que ele.
-
O erro foi a ambiguidade gerada pelo uso indevido de pronomes possessivos mesmo.
A CESPE considera um erro gramatical.
Neste documento, são apresentados alguns critérios de avaliação de aspectos microestruturais da prova de redação da Universidade de Brasília – UnB, realizada pela CESPE.
Acho válido dar uma lida: http://www.cespe.unb.br/pas/Prova%20de%20Reda%C3%A7%C3%A3o%20do%20PAS%20-%20V11.pdf
-
Penso que o correto é medeiar.
-
Não há erro gramatical algum, e se a CESPE motivou o gabarito pela ambiguidade do pronome "seu", ela está equivocada, uma vez que o comando da questão pede erro gramatical, não menciona nada em relação à sentido ou coerência, o que acontece é preciosismo do examinador, nem ele sabe fundamentar essa resposta tanto é que a questão deve ter tido vários recursos e não foi anulada e não deve haver justificativa de manutenção do gabarito por parte da pessoa que a elaborou
-
o que me deixa mais louco são os professores do QC legitimando o gabarito em razão de subjetivismos, pois em outras questões da própria banca se viu repetição de termos, inclusive do "seu" e a resposta foi considerada correta.
-
Não basta ser bom precisa ser vidente! Não achei o erro da questão.. Ha Cesp %#@&*
-
Eu também, Godzilla. Ela é uma ótima professora, mas nessa questão não teve jeito. Se a banca tivesse cobrado "coerência", aí sim, poderia cogitar a justificativa dada por ela. Mas a questão foi clara ao falar em "correção gramatical" e para isso não acho a justificativa satisfatória. Ambiguidade nunca foi sinônimo de incorreção gramatical. Concordo com o Pestana, não há erro gramatical aí.
-
Quando vi que errei a questão, voltei e fiquei tentando achar o erro, analisando letra por letra a única coisa que me pareceu errada foi a letra B minúscula em Constituição brasileira como também disse o colega Alan Ruffo. Mas, na verdade, nem sei se isso é erro, mas já que a CESPE disse que tá errado, tem que ter alguma coisa, o mais próximo de um erro que encontrei nela foi isso. Não sei se riu ou choro com umas questões dessa.
-
O erro está no final... "entre os agentes sociais "e" seus embates políticos." E não "em". Entre uma coisa "e" outra e não "entre uma coisa em outra"...
-
Jaco, não vejo esse erro.
Mediar as relações
entre os agentes sociais (a frase aqui já estaria completa, pois dá pra entender que é a relação entre um agente e outro)
em seus embates políticos (aqui só especifica onde acontecem essas relações que precisam de mediação)
Enfim, questão triste. Não sei onde tá o erro.
-
não pode ser medeiar, uma vez que o verbo no infinitivo é mediar. Troca-se o I pelo E apenas na 1,2, 3 pessoas do singular e 3 pessoa do plural.
Aos que não têm certeza da questão, por favor não comentar pra não confundir os que têm dificuldades.
-
ERRADO. kkk Mediar é conjugado igualzinho ao verbo odiar. No texto ele está na forma do infinitivo, normal quanto a isso. Eu não sabia que ambiguidade era erro quanto à gramática. Para mim era com relação à semântica. O erro da questão, segundo a professora, é a ambiguidade que os pronomes possessivos originam.
-
Discordo da explicação da professora. Apesar de dupla interpretação nos pronomes possessivos, não há falta de clareza no texto. O que difere de ambiguide, que seria um problema gramatical. Na ambiguidade não há saída, não há como "pegar" o sentido correto. Mas não é o caso desse trecho, que, por um exercício de atenção, pode-se muito bem perceber quais os referentes dos respectivos pronomes possessivos.
-
derrubou 70%.
-
Observe que há cinco pronomes possessivos em uso. E há dois pronomes possessivos que não se referem à Constituição brasileira ( "suas", anteposto ao substantivo "críticas" / "seus" anteposto ao substantivo "embates" ). Geralmente o uso do pronome possessivo na enunciação, quando não fizer alusão ao mesmo referente, gera ambiguidade.
Verifique que o primeiro pronome possessivo na enunciação nos remete à Constituição, mas o segundo pronome possessivo (o que está antes do substantivo "críticas" não nos remete à Constituição; ao contrário, esse pronome faz alusão a críticas de agentes externos à Constituição - a Carta Magna é um texto 100% informativo, não expõe críticas ). Já o pronome "seus" no final da enunciação nos leva às relações entre os agentes sociais.
Identificados, por fim, dois pronomes possessivos que não nos remetem ao referente Constituição, temos erro, sim, na enunciação, pois gera falta de clareza ao que se diz. O correto seria:
Apesar de seus eventuais problemas, de críticas recebidas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações nos embates políticos dos agentes sociais.
Prof. Edvaldo Ferreira
-
CESPE E SUAS CESPÍSSES....
-
Temos que tomar cuidado quanto ao pronome possessivo por trazer ambiguidade. Na questão possui 5 pronomes possessivos que não fazem referência ao mesmo termo ( Constituição Federal). Se caso fosse não geraria duplo sentido.
Ex: suas críticas ( são críticas do povo e não da CF) e de suas emendas ( emendas da CF).
Espero ter ajudado,
-
Medeia, e não media.
-
Tá, mas cadê o prejuízo à correção gramatical? Novamente o prejuízo foi para o sentido, e a questão está pedindo a correção gramatical, e não clareza ou sentido.
Tá difícil viu.
-
É bastante claro que não há ambiguidade. Eu convido os colegas a dizerem se tiveram alguma dúvida sobre os referentes do possessivo "seus" em cada um de seus empregos no período.
-
Acertei a questão, mas não sei se realmente foi pelo motivo correto.
Vi o erro em "Apesar DE SEUS eventuais problemas", pensei que o correto seria "Apesar DOS SEUS eventuais problemas"
-
acredito que o erro esta na regência do verbo cumprir! deveria ser "...CUMPRE COM O SEU PALPEL..."
-
comentário da professora é bem esclarecedor...vale a pena assistir!!
pronomes possessivospodem gerar ambiguidade,o uso excessivo quase sempre tira a clareza do texto....
-
A explicação da professora Isabel está bem clara.
-
70% KKKK to mais tranquilo
-
Diga-me o gabarito que digo-te a explicação.
Afff.
-
Vejam o video do professor
-
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
Quando aparecer pronome possessivo, tem que prestar muita atenção.
O erro é devido à má construção da frase. Vejam, a que se referem os pronomes possessivos? À Constituição!
Na parte "de SUAS críticas" está errado porque, obviamente, não é a Constituição que faz a crítica, ela sofre a crítica. É uma crítica à Constituição.
Questão extremamente difícil.
-
Questão para gabarito posterior.
-
Caros, após umas pesquisas, posso afirmar com segurança: erro de coesão textual é erro gramatical. Guardem isto!
-
Excelente explicação da professora Isabel Vega!
Comentários sempre claros e indo direto ao ponto!
-
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
ERRO DE REGÊNCIA
tem cumprido seu papel de ALGUMA COISA
tem cumprido seu papel EM ALGUMA coisa ?
-
A professora Isabel deu a mesma explicação que o Maurício Moreira aí embaixo.
-
Ahãm tá bom!
-
quase 1h procurando o erro!
-
Já li a questão umas 70 vezes e até agora não consegui encontrar o erro. A repetição da preposição + pronome não é adequada por um aspecto estilístico, mas jamais pode ser considerado um erro gramatical.
-
Ata, sei...
-
Cada um comenta uma asneira diferente
-
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos. ''seus eventuais problemas'' - tem como referente notável a Constituição Federal
''de suas críticas''- não é possível ter precisão acerca de seu referente, na media em que pode ser critica realizada pela Constituição ou críticas feitas para a Constituição.
-
Excesso de pronomes gerando ambiguidade ao texto e confusão quanto ao referencial (baseado na explicação da Prof. Isabel).
Obs.: A prova é para a área de comunicação social, o que reforça a ideia de uma correção gramatical má empregada.
-
Há erro na construção pelo uso excessivo do pronome possessivo -- que,de fato,gera ambiguidade --, sem dúvida. Mas isso realmente caracterizaria incorreção gramatical? Há itens do próprio CESPE que refutam essa assertiva.
-
Apesar de seus eventuais problemas, de suas críticas e de suas emendas ,ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus embates políticos.
-
sempre tomar cuidado com os pronomes possessivos, pois podem gerar ambiguidade. os pronomes possessivo "suas críticas", "seus embates políticos" tem referentes diferentes. os outros se referem a constituição. essa proposta não tem clareza.
-
Aquela típica questão da Cespe que é feita para voce perder aquele belo ponto...
-
Se o gabarito fosse ao contrário tenho certeza que professsor algum iria mencionar essa ambiguidade nos pronomes. Questão de típica de: me dê o gabarito e te darei a justificativa!
-
Queria saber a justificativa da Cespe nessa questão. Se alguém souber e puder postar.
-
Gabarito (E)
O erro está no emprego dos pronomes possessivos. Vejamos:
"Apesar de seus eventuais problemas (CF), de suas (do povo, deputados...) críticas e de suas (CF) emendas ao longo dos anos, a Constituição brasileira tem cumprido seu (CF) papel de mediar as relações entre os agentes sociais em seus (órgãos, organizações...) embates políticos.
> Perceba que houve uma troca de referencial entre os pronomes, logo incorre em erro gramatical, uma vez que não se tem a clareza do texto e o uso correto dos pronomes em destaque. Dessa forma, temos que dentre os cinco empregos dos pronomes, apenas três estão corretos - ligados a Constituição brasileira.
__________
Bons Estudos.
-
Na boa, é muita gente querendo colocar pelo em ovo, essa questão poderia ser qualquer coisa, alguns comentários tentando justificar o gabarito é ridículo, NÃO GEROU AMBIGUIDADE, esse é aquele tipo de questão que o CESPE olha e diz:
- "A prova é minha, o gabarito é meu, F0d@M-S3 vcs, pq irei colocar a resposta que eu quiser!"
Aí vem alguns tentando justificar o injustificável, desconsiderem os comentários quanto ambiguidade, uma questão dessa deixem em branco e evitem perder pontos!!! - Certeza que 90% dos "engenheiros de obras prontas" dos comentários errariam!
Abraço e bons estudos a todos
-
Dá pra perceber uma ambiguidade em algumas partes: em "(...) suas críticas" dá a entender que era a Constituição que tecia críticas. O correto ao meu ver seria "das críticas a ela".
Mas ambiguidade não é necessariamente incorreção gramatical, não? Questão nebulosa
-
A questão não está relacionada a uso de pronome e suas possíveis ambiguidades, os empregos dos pronomes possessivos estão de acordo, agora a alteração ou deturpação de sentido que eles causam não é exigida pelo enunciado da questão, apenas o aspecto gramatical!!!
-
A cespe faz isso em caso de gabarito vazado, vendido. Ela vai mudar o gabarito sempre, pode apostar.
-
desde quando ambiguidade é erro?