-
Gente, alguém explica isso aí? A letra "d" foi a primeira que eliminei!!!!
-
"Com efeito, assim como a razoabilidade importa na aferição da relação
entre os meios e os fins resultantes de determinada medida, a eficiência
implica a verificação de que os resultados alcançados por uma medida são
representativos de uma relação custo-benefício favorável em relação aos
meios empregados e aos sacrifícios impostos – essa é, inclusive, a noção
corrente de eficiência, que deve ser juridicamente temperada através de
parâmetros éticos."
Luciano Benetti Timm*
Giuliano Toniolo**
-
Também não entendi porque essa questão está correta.
-
Resposta: B
Segundo Stoner (1999) eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização, para Drucker (1999) eficiência é “fazer as coisas certas”.
Uma abordagem da eficiência como uma medida de desempenho é feita por Chiavenato (2000) quando diz que:
“[...] eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas, [...] é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o resultado final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante”.
A palavra eficiência é usada em diferentes âmbitos. Na física, por exemplo, a eficiência de um processo ou de um dispositivo é a relação entre a energia útil e a energia investida. Na economia, fala-se da eficiência à Pareto, que é uma noção enunciada por Vilfredo Pareto.
Neste sentido, a eficiência é considerada ótima se não for possível melhorar a situação sem prejudicar a mesma, podendo ser racional, dos meios pelos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. Trata-se da capacidade de alcançar os objetivos e as metas programadas com o mínimo de recursos disponíveis e tempo, para produzir um grande número de resultados.
Em sentido geral, a Eficiência é um termo que designa o fazer bem, utilizar adequadamente os recursos organizacionais disponibilizados aos gestores e aos demais trabalhadores. Em outras palavras, a eficiência é sinônimo de utilização racional dos recursos, de forma a maximizar a probabilidade de atingir os resultados pré-determinados. É a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-importancia-do-principio-da-eficiencia-na-gestao-publica/56106
-