-
Gabarito: B 1- Os pronomes e os verbos ligados aos pronomes de tratamento devem estar na 3ª pessoa.
Vossa Excelência já terminou a audiência? (nesse fragmento se está dirigindo a pergunta à autoridade)
2- Quando apenas nos referimos a essas pessoas, sem que estejamos nos dirigindo a elas, o pronome "vossa" se transforma no possessivo "sua".Sua Excelência já terminou a audiência? (nesse fragmento não se está dirigindo a pergunta à autoridade, mas a uma terceira pessoa do discurso.)
Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/emprego-das-classes-pronome.html
-
haís Nicoleti
vosso país ou no meu, (...)
Assim, se Vossa Excelência decidir recusar a Battisti o status de refugiado e deixar, então, que ocorra o procedimento de extradição, ele irá, logo que voltar à Itália, direto para a prisão (...)."
Pouco usados no dia a dia, os pronomes de tratamento mais formais - os iniciados por "Vossa" ou "Sua" - tendem a causar confusão na hora da concordância tanto verbal como nominal.
Um pronome de tratamento como "Vossa Excelência" é empregado para homens e para mulheres e os adjetivos que a ele se referem devem concordar com a pessoa que ele designa. Assim: "Vossa Excelência foi muito generosa" (mulher) ou "Vossa Excelência foi muito generoso" (homem).
Do ponto de vista da concordância verbal, importa lembrar que todos os pronomes de tratamento pertencem à terceira pessoa gramatical, do singular ou do plural ("Vossa Senhoria fez boa viagem?", "Vossas Senhorias fizeram boa viagem?"). Consequentemente, os pronomes que se relacionam com essas formas também serão de terceira pessoa: "Vossa Excelência, tenho muito apreço pelo seu país!". Os pronomes possessivos "vosso" e "vossa" são da segunda pessoa do plural (vós), portanto não se empregam com as formas de tratamento em nenhuma situação.
Para facilitar o raciocínio, convém lembrar que o pronome "você" também é uma forma de tratamento (que um dia foi Vossa Mercê). Certamente ninguém emprega os pronomes "vosso" ou "vos" para se referir a "você": "Você trouxe seu casaco?". Todos os pronomes de tratamento podem mentalmente ser substituídos por "você", o que facilita o raciocínio na hora de escolher os pronomes e de conjugar os verbos.
Abaixo o fragmento corrigido:
em seu país ou no meu, (...)
Assim, se Vossa Excelência decidir recusar a Battisti o status de refugiado e deixar, então, que ocorra o procedime
Site uol educação
-
Só lembrar que o pronome de tratamento sempre se refere em 2ª pessoa e concorda em 3ª pessoa, por isso "eu converso com a pessoa como se estivesse falando dela (e não com ela)". Para resolver essa questão só reescrever tudo em 3° pessoa. Enfim, sempre que alguém achar "vosso" está errado ("a" e "d") ou qualquer concordância compatível com isso ("manifesteis").
-
PRONOME DE TRATAMENTO 3ª PESSOA.
-
CONCORDÂNCIA COM OS PRONOMES DE TRATAMENTO
Os pronomes de tratamento — todos eles! — concordam SEMPRE na terceira pessoa com o substantivo que integra a locução.
Exemplo: Vossa Excelência designará o próximo sindicante. [e não “designarás”].
Os pronomes possessivos que se referem aos pronomes de tratamento são SEMPRE os da terceira pessoa.
Exemplo: Vossa Excelência deverá encaminhar seu pedido de abertura de CPI amanhã. [e não “vosso pedido”].
Quando a palavra é dirigida à pessoa com quem se fala, usa-se VOSSA;
Quando a ela se faz referência, usa-se SUA.
Exemplos: Vossa Excelência. [se nos dirigimos diretamente à autoridade] Sua Excelência. [se nos referimos à autoridade]
Quanto ao adjetivo, a concordância é SEMPRE feita com o sexo da pessoa a que se refere, e NÃO com o substantivo que compõe a locução. Exemplos: Vossa Excelência está assoberbado hoje. [se for homem] Vossa Excelência está assoberbada hoje. [se for mulher] Observação: Todos os pronomes de tratamento são do GÊNERO FEMININO e da TERCEIRA PESSOA.
FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/4747090
-
Explicação boa que achei no YT.
-
A concordância em Pronomes de tratamento concordam SEMPRE na 3ª pessoa.
Gab: B
-
GABARITO: B
Embora os pronomes de tratamento se refiram à 2ª pessoa do discurso (a pessoa com quem se fala), os verbos e pronomes relacionados a eles devem ficar na 3ª pessoa (do singular ou do plural).
A) Informo a V. Sa. que vosso prazo está expirado. ERRADA.
CORREÇÃO: Informo a V. Sa. que seu prazo está expirado.
Em lugar do pronome possessivo vosso (segunda pessoa do plural) deve ser empregado o pronome possessivo seu (terceira pessoa do singular).
B) Requeiro a V. Exa. o seu parecer consubstanciado. CORRETA.
Nesse caso, está correto o emprego do pronome possessivo na terceira pessoa do singular.
C) Solicito a V. Exa. que manifesteis sobre a sentença. ERRADA.
CORREÇÃO: Solicito a V. Exa. que manifeste sobre a sentença.
Em lugar da segunda pessoa do plural do presente do subjuntivo (manifesteis) deve ser empregada a terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo (manifeste).
D) Encaminho o ofício a V. Sa. e aguardo vossas sugestões. ERRADA.
CORREÇÃO: Encaminho o ofício a V. Sa. e aguardo suas sugestões.
Em lugar do pronome possessivo vossas (segunda pessoa do plural) deve ser empregado o pronome possessivo suas (terceira pessoa do plural).
FONTE: Andrea Tec